Antes de tudo, perseveremos na verdade

 

(Walter de Lima Filho – Quinta – 03/01/2013)

Atos 2:42

Nós lemos que os primeiros cristãos “continuavam firmes”, isto é, “perseveravam”, eram “dedicados” ou “devotados” ao ensino que recebiam dos apóstolos. Nós devemos entender a perseverança dos primeiros cristãos, como uma “caminhada obstinada”, compromissada, firme e fiel às verdades do Evangelho que eles aprendiam dos apóstolos.

1. Perseverar na Verdade, tem sido um detalhe esquecido por nós cristãos.

Lucas disse: E todos continuavam firmesseguindo os ensinamentos dos apóstolos, (…) (At.2:42 NTLH)

Sempre ouço pregadores dizendo que nós precisamos ter o poder que a Igreja Primitiva demonstrou no primeiro século e concordo. No entanto, eu discordo do modo como o assunto é apresentado.

O poder dos primeiros cristãos dependia da “fé”, que eles demonstravam em perseverar nos ensinamentos dos apóstolos – a Verdade. Era a perseverança sobre as verdades do Evangelho, que norteava com ordem e vida as práticas espirituais dos primeiros cristãos. Essa atitude fazia com que Deus derramasse sobre eles o Seu poder.

2. Quando não nos apoiamos na Verdade, tudo o que fazemos não edifica a Igreja!

Paulo ensinou, (…) Que tudo seja feito para o crescimento espiritual da igreja. (1 Co.14:26 NTLH)

Saiba que quando não há uma caminhada firme sobre a “Verdade”, que foi ensinada por Jesus aos apóstolos, todas as práticas mencionadas no versículo 42, como “comunhão, o partir do pão e oração”, serão exercidas em um espírito egoísta e desordeiro. Sem uma fé verdadeira no verdadeiro Evangelho,

• A “Comunhão” se tornará em um encontro de “grupinhos” facciosos, cheios de fofoca e rebeldia e não em um amor fraternal onde todos procuram se integrar no Corpo de Cristo.

• “O partir do pão” se tornará em um encontro sem valor, um ritual onde o pão e o vinho, são vistos como elementos místicos e sabe-se lá para quê!

• As “orações” não passarão de pedidos interesseiros, pessoais e quase nunca serão feitas sobre o que Deus pede.

3. É na perseverança que a nossa fé é confirmada.

Em Antioquia da Síria, Paulo e Barnabé, (…) animavam os cristãos e lhes davam coragem para ficarem firmes na fé. E também ensinavam que era preciso passar por muitos sofrimentos para poder entrar no Reino de Deus. (At.14:22 NTLH)

A fé no livro dos Atos dos Apóstolos, não era um sofá confortável, no qual se podia repousar à espera de alguma bênção ou vitória. Ao crerem no Evangelho, aceitaram que o poder de Deus destronasse o “eu”, para seguirem firmemente a Verdade de Cristo. Desse modo, eles eram fortalecidos e capacitados, para “tomarem a sua cruz e seguirem” o Cordeiro aonde quer que Ele fosse.

Perseverar me dá a idéia de estar “sempre continuando” e é nessa firmeza de propósitos que os primeiros cristãos confirmaram a sua fé. Em um dia creram, foram batizados e se uniram à Igreja; mas, como eles poderiam saber que a sua conversão fora genuína? Só havia um meio: “Perseverando”!

Eles perseveraram contra séria oposição “mental e física”. A história daqueles cristãos é a história de uma fé sob o fogo! Hoje em dia, só nos é ensinado a perseverar até conseguir uma determinada bênção, um sonho ou o nosso desejo. Para se conseguir mais pessoas nas igrejas, depreciam-se as dificuldades. Entretanto, a paz mental e o sucesso terreno são enaltecidos. Este é o caminho para se aceitar a Cristo hoje! Lamento, mas isso não é a mensagem do Evangelho!

4. A base do Cristianismo é a Verdade de Deus em Cristo; jamais abra mão disso!

Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento. (Pv.23:23 NVI)

Tenta-se mostrar hoje em dia, que vale a pena seguir Jesus, pelo fato do cristianismo ser válido e respeitado por pessoas que estão no topo da sociedade, como milionários, artistas famosos e negociantes prósperos. Insinua-se que se alguém aceitar a Cristo poderá chegar lá também! O poder pregado hoje em dia, nada mais é do que a propagação da filosofia da igreja de Laodicéia. (cf. Ap.3:15-22) Laodicéia representa um período da igreja que revela algo:

• É uma igreja que mantém Jesus do lado de fora da sua vida.

• É uma igreja morna; ela não é fria e nem quente.

• É uma igreja que provoca náuseas no Senhor.

• É uma igreja que se orgulha do seu sucesso material.

• É uma igreja que não reconhece a sua cegueira, pobreza e nudez espiritual.

• É uma igreja que deve se arrepender da sua indiferença para com os seus compromissos com Deus e que permita a entrada de Jesus em sei seio.

• É uma igreja que é aconselhada a “comprar” ouro refinado, roupas brancas e colírio.

Nós podemos entender melhor o verbo “comprar”, usado por Jesus em Apocalipse 3, lendo Mateus 13:44. O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo. (Mt.13:44 NTLH)

A fé pode ser perdida facilmente, pelos encantos do sucesso, poder pessoal e prazeres terrenos. É por isso que a fé nunca é um fim, mas o começo de uma jornada perseverante. Ao vencedor nessa jornada Jesus diz: (…) Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. (Ap.3:21 NVI) Sabe o que significa isso? Poder!

Os primeiros cristãos, ao se converterem a Cristo, assim o fizeram com a plena compreensão de que se uniram a uma causa impopular, que poderia custar muitas coisas a eles. Eles sabiam que seriam membros de um grupo odiado. Ao lermos o Livro dos Atos, podemos ver o que aconteceu após o Pentecoste, onde muitos foram encarcerados

, perderam seus bens terrenos, alguns foram mortos sem serem julgados descentemente, enquanto outros foram espalhados pelo mundo romano.

Eu não digo isso para impressionar, mas porque Jesus alertou sobre isso: Todos odiarão vocês por serem meus seguidores, mas quem ficar firme até o fim será salvo. (Mc.13:13 NTLH) Basta você reparar nas leis que estão sendo preparadas, para nos privar de falar a Verdade Divina contra certos comportamentos e práticas imorais nos vários seguimento da sociedade. De onde vem tudo isso, se não do ódio que eles têm por Jesus e Seu Evangelho?

5. Concluindo.

Nós podemos escapar de tudo isso. É só usarmos o expediente de negarmos a fé verdadeira e andar de braços dados com o espírito do mundo. Porém, isso nós não faremos, pois Tiago ensinou que: (…) Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. (Tg.4:4 NTLH)

A Bíblia diz: Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. (Hb.10:23 NTLH) Antes de tudo, tenhamos coragem e fé para perseverarmos nos ensinamentos que Jesus nos deixou por meio dos Seus apóstolos e façamos as coisas do Seu do modo.

Sem a Verdade como base, tudo o que fizermos será vazio e sem vida! Antes das nossas atividades religiosas, nós devemos perseverar nos ensinamentos de Cristo para conhecê-los bem; então, experimentaremos o poder que vem de Deus!

Walter de Lima Filho