Restabelecendo o contato

Restabelecendo o contato (Jorge Cunha de Paula – 23.03.2014)

João 4:1-26

Nos dias de hoje, com as mídias sociais, estamos cada vez mais conectados virtualmente e mais distantes uns dos outros. Já não vemos os rostos e as expressões das pessoas, rimos por sinais “kkkkkk”, LOL, etc… Não olhamos, não tocamos o corpo e muito menos os corações das pessoas. Estamos nos desconectando uns dos outros.

Nossa vida com Deus está diferente, nossas orações são rápidas, mecânicas e de forma a não gastarmos tempo com Ele. Perdemos o hábito de meditar sobre o nosso dia, algo que era comum dias atrás e já não se dá a mesma importância. Hoje, antes de nos deitar, vemos o que foi postado, os e-mails, as correspondências, se existem contas, agendamos nos sítios dos bancos na internet e vamos dormir. Não meditamos no dia, não avaliamos nossas vidas e, dificilmente, reunimo-nos para traçar planos familiares, que dirá ajoelhar e orar.

Mesmo em família não nos abraçamos, não oramos uns pelos outros com imposição de mãos. Então vem a pergunta: como restaurar isso? Como mudar o jogo? Como não viver da forma como o “mundo” quer que vivamos? Creio que um começo possível está nesta passagem que Jesus nos deixou!

No capítulo 3 de João, Jesus foi visitado por Nicodemos e o atendeu. Falou a ele sobre o nascer de novo e muitos acham que, por ser um professor da Lei, Nicodemos quis fomentar uma discussão ao perguntar como era nascer de novo. Eu não acredito nisso, pois quando Jesus fala do nascer do Espirito, Nicodemos mostra-se totalmente perdido. Embora Ezequiel 11:19 e 36:25- 27 fale disso, ele mostra total desconhecimento.

icon biblia19Eu lhes darei um coração novo e uma nova mente. Tirarei deles o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração humano, obediente. (Ez 11:19 NTLH)

icon biblia25 Borrifarei água limpa sobre vocês e os purificarei de todos os seus ídolos e de todas as coisas nojentas que vocês têm feito. 26Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente. 27Porei o meu Espírito dentro de vocês e farei com que obedeçam às minhas leis e cumpram todos os mandamentos que lhes dei. (Ez 36:25-27 NTLH)

Jesus não o maltratou; antes, o ensinou e falou de Sua crucificação para salvação de todos que nEle crerem.

icon biblia1 Os fariseus ouviram dizer que Jesus estava ganhando mais discípulos e batizava mais pessoas do que João. 2 (De fato, não era Jesus quem batizava, e sim os seus discípulos.) 3 Quando Jesus ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou para a Galileia. (Jo 4:1-3 NTLH)

Jesus encontra João Batista e este fala coisas maravilhosas a respeito de Jesus, mas o povo começa a fazer comparações, a criar divisões, então começam a surgir os problemas. Então, isso chega aos fariseus, que começam a ver um problema maior que João Batista: imaginem dois ‘Joãos’? Jesus resolve voltar à Galiléia, mas diferentemente das práticas judaicas ele vai por Samaria.

icon biblia4No caminho, ele tinha de passar pela região da Samaria. (Jo 4:4 NTLH)

Por que era necessário que Jesus passasse por Samaria? Seria por causa das chuvas que transbordavam o rio Jordão, dificultando o caminho costumeiramente seguido pelos judeus que queriam ir até a Galileia? Acredito que não. Será que o Mestre apenas queria cortar caminho por Samaria para chegar à Galileia? Muito menos, visto que não era normal um judeu passar por Samaria, seja qual fosse a circunstância.

O que a Bíblia fala de Samaria? Quando Oséias conspirou contra o rei da Assíria (2 Reis 17:3-6), este sitiou Samaria, capital de Israel por três anos, e levou o povo preso, ficou na terra só os pobres. Depois enviou pessoas de outras nações para povoar o lugar.

icon biblia5 Então Salmaneser invadiu Israel e cercou a cidade de Samaria. No terceiro ano do cerco, 6 que era o nono ano do reinado de Oseias, o rei da Assíria conquistou a cidade de Samaria e levou os israelitas para a Assíria como prisioneiros […].

icon biblia24O rei da Assíria trouxe gente das cidades de Babilônia, Cutá, Iva, Hamate e Sefarvaim e os fez morar nas cidades de Samaria, em lugar dos israelitas que haviam sido levados como prisioneiros. Esses assírios tomaram posse daquelas cidades e ficaram morando ali. (2 Re 17:24 NTLH)

Misturaram-se com o povo de Israel que vivia ali e surgiram os samaritanos, com hábitos e crenças diferentes das que Deus tinha dado a eles. Eles se interessaram pelo judaísmo e o rei da Assíria enviou um sacerdote para ensiná-los, mas pelo que alguns autores dizem, eles só se interessaram pelo pentateuco, assim surgiu um judaísmo adulterado.

Na época de Esdras eles se tornaram inimigos e assim ficaram desde então (ED 3 e 4).

icon biblia5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou menos meio-dia quando Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto do poço. (Jo 4:5-6 NTLH)

Sicar = Siquém, hoje Ascar.

icon biblia18Assim, Jacó voltou da Mesopotâmia para Canaã; ele chegou são e salvo à cidade de Siquém e armou o seu acampamento ali perto. 19Por cem barras de prata comprou terras dos filhos de Hamor, o pai de Siquém, e nelas armou o seu acampamento. (Gn 33:18-19)

Ele estava cansado e sentou-se junto a um poço. Ele enviou os discípulos para terem contato, mesmo sem querer, com o povo enquanto esperava seu motivo de estar ali (v. 8).

Sem comunicação direta não estabelecemos contato.

icon biblia

7 Uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: — Por favor, me dê um pouco de água. (Jo 4:7 NTLH)

Precisamos ser diretos, dizer a verdade e nos fazermos confiáveis, não apenas parecer, mas ser. Tom Holladay em seu livro Princípios de Relacionamentos de Jesus nos mostra que falar a verdade é um dos ingredientes para isso, nos mostra quantas vezes Jesus usou a verdade para iniciar uma conversa. Estou com sede (mulher Samaritana), tens que nascer de novo (Nicodemos).

icon biblia9 A mulher respondeu: — O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede água? (Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos.) (Jo 4:9 NTLH)

Jesus com uma simples solicitação estava próximo de quebrar uma contenda que durava séculos!
Quando agimos em verdade, e de coração aberto, também podemos quebrar barreiras. As pessoas sempre indagarão nossas intenções, como reagiremos se não tivermos o coração limpo? Provavelmente de forma diferente de Jesus.

Só quando estamos dispostos a estabelecer uma conexão nos faremos confiáveis.
Jesus quebra o gelo, mostra-se sem preconceito e estabelece o contato. Isto te diz alguma coisa? Em tudo precisamos de estratégia, para nos aproximar, falar e mostrar nossas intenções.
Vamos, hipoteticamente, criar um diálogo (fictício).

“Querida eu não tenho sido um bom marido, chego sempre tarde, não te ajudo, fico na televisão enquanto você trabalha, não me envolvo com os filhos e não tenho sido um sacerdote em casa.”

“Querida, não tenho sido o provedor da casa, tenho gasto o dinheiro em meus projetos e deixado a casa você e os filhos largados à sorte”.

Ou a mulher:

“Querido, tenho gasto muito tempo no Face, fico muito tempo no salão de beleza e no shopping, gasto dinheiro que deveria ser usado em casa com meus desejos e nossa casa está uma bagunça”.

São exemplos, nada que aconteça, mas além da confissão o que podemos ver aí? Uma pessoa tentando fazer uma média, exaltando o óbvio. Acho que a resposta seria mais ou menos assim:

“Você quer perdão? Pra que? Semana que vem você estará fazendo a mesma coisa e na outra também, eu não aguento mais!”.

Isso aconteceu por não se ter estabelecido contato antes. Como assim? Se você tem uma necessidade, isso deve ser conhecido primeiro por Deus.

Nos exemplos o perdão e o reestabelecimento de vínculos parecem ser a principal necessidade.

Vamos ver o exemplo de Jesus:

A mulher oferece resistência a Jesus, querendo cair em contenda, mas Jesus sabia, tinha estratégia.
Aquela mulher e aquele povo precisavam de um encontro com Deus, eles sabiam do Messias.
icon biblia25 A mulher respondeu: — Eu sei que o Messias, chamado Cristo, tem de vir. E, quando ele vier, vai explicar tudo para nós. (Jo 4:25 NTLH)

Ela bem que tentou tomar conta da conversa…
icon biblia19 A mulher respondeu: — Agora eu sei que o senhor é um profeta! 20Os nossos antepassados adoravam a Deus neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde devemos adorá-lo. (Jo 4:19-20 NTLH)

… mas Jesus, conectado ao coração dela, entendeu bem sua necessidade. Jesus ofereceu a ela algo que ela precisava.

O que? Dignidade! O fato de ir sozinha buscar água mostrava que ela era desprezada pelo seu povo, o motivo era sua vida desregrada. Quando Jesus oferece água que não acabava ela vê a oportunidade de não ser mais confrontada com seu problema. Certo? Mas a realidade era outra, Jesus queria que eles O conhecessem e mudassem de vida.

Voltemos a nossa proposta. Tanto o homem quanto a mulher de nossas estórias querem ser perdoados, mas querem mudar?

Como a mulher, tendemos a tentar controlar a situação, dar desculpas e resistir ao perdão de
Deus, a já velha desculpa: “eu sou assim mesmo”.

Em tudo, tudo mesmo, temos que nos acertar primeiro com Deus.

Homem ou mulher, quando queremos vir para a verdade, isto é, viver debaixo da Poderosa Mão de Deus:

avaliar nossas vidas diariamente, esquecer as “redes sociais” e orar pedindo perdão!
pedir a ajuda de Deus para vermos sem ser facciosos.
Buscar, em oração, estratégias e as colocarmos em prática.
Com isso teremos a ajuda de Deus!
Assim, creio que os diálogos ficariam mais ou menos assim:

“Querida, tenho orado e descoberto que eu não tenho sido um bom marido, chego sempre tarde, não te ajudo, fico na televisão enquanto você trabalha, não me envolvo com os filhos e não tenho sido um sacerdote em casa, mas quero mudar, você pode orar comigo, me ajudar e me perdoar para que eu consiga ser tudo aquilo que Deus quer que eu seja para você e nossa família?”

“Querida, não tenho sido o provedor da casa, tenho gasto o dinheiro em meus projetos e deixado a casa você e os filhos largados à sorte, mas orando Deus tem me mostrado isso e não quero apenas seu perdão, eu quero mudar, me ajude, ande comigo”.

E a mulher:

“Querido, Deus tem me mostrado que tenho gasto muito tempo no Face, fico muito tempo no salão de beleza e no shopping, gasto dinheiro que deveria ser usado em casa com meus desejos e nossa casa está uma bagunça, mas eu quero mudar isso quero que nosso lar tenha a Benção de Deus e te peço que me perdoe”.

Assim se começa a estabelecer contato, com verdade e desejo declarado de mudança, mas sem Deus isso é muito mais difícil.

Em Samaria a mulher foi confrontada e viu que precisava mudar, pois sem timidez foi às pessoas e confirmou seu problema. Notem que ela diz que seu problema havia sido revelado e o Messias tinha tirado o peso dele.

icon biblia 29— Venham ver o homem que disse tudo o que eu tenho feito. Será que ele é o Messias? (Jo 4:29 NTLH)

Jesus ficou ali dois dias e, ao final, muitos foram salvos e já não estavam por causa do testemunho da mulher, mas pelo contato direto com Ele!

Assim é quando Deus nos perdoa o pecado: ele existe, mas se torna passado. Se não voltarmos a praticá-lo ele está lá, mas não nos afeta; é só uma lembrança, uma prática a ser evitada.

icon biblia 7 Ele livra da humilhação os pobres e tira da miséria os necessitados. (Sl 113:7 NTLH)

icon biblia 20b Mas, onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda. (Rm 5:20b NTLH)

Uma vez reestabelecido o contato temos que mantê-lo, pois esse sistema que se opõe aos princípios de Deus estará sempre tentando nos levar de volta.

Deus os abençoe!

Jorge Cunha de Paula