Apocalipse 19:11-16
Texto Bíblico:
& 11 Em seguida vi o céu aberto, e apareceu um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e combate com justiça. 12 Os seus olhos eram como chamas de fogo, e ele tinha muitas coroas na cabeça. Havia escrito nele um nome que ninguém conhece, a não ser ele mesmo. 13 A sua capa estava encharcada de sangue. Ele se chama “A Palavra de Deus”. 14 Os exércitos do céu o seguiam, montados em cavalos brancos e vestidos de linho branco e puro. 15 Da sua boca saía uma espada afiada, com a qual ele vencerá as nações. Ele as governará com uma barra de ferro e pisará as uvas no tanque do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 Na capa e na perna dele estava escrito este nome: “Rei dos reis e Senhor dos senhores.” (Ap.19:11-16 NTLH)
Depois das “Bodas do Cordeiro”, o fim do mundo atual acontecerá. Jesus não será mais mencionado como “Cordeiro”, mas como Guerreiro na batalha do Armagedom. Nessa batalha, os inimigos de Deus, Satanás, o Anticristo e o Falso Profeta convocarão as nações do mundo para guerrearem em contra o nosso Senhor. (cf. Ap.16:14)
Em seguida vi o céu aberto. (v.11)
Depois de ser batizado por João, o Céu se abriu sobre Jesus e o Espírito Santo desceu sobre Ele. O Céu se abriu para todos aqueles que creriam em Cristo. Portanto, o Céu se abriu para a vinda da graça e da bondade de Deus à humanidade disposta a abandonar o espírito do mundo.
& Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. (Mt.3:16 NTLH)
Agora, o Céu se abre, não para que a graça e a bondade de Deus pudessem alcançar os seres humanos, mas para acabar com o reinado da injustiça e da mentira que havia sido instalado sobre a Terra, pela trindade satânica.
Esta é uma triste cena, pois o Céu se abre não para abençoar a humanidade, mas para amaldiçoá-la, pois na sua rebeldia ao Criador, ousou guerrear contra Ele. Como nós devemos aproveitar esse tempo da Graça Divina sobre nós! Que nós sejamos cooperadores de Deus neste tempo, pois esse é o tempo para recebermos a Sua salvação, tanto do espírito deste mundo como do poder de Satanás.
Paulo disse:
& 1 Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus. 2 Pois ele diz: “Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação”. Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação! (2 Co.6:2 NTLH)
E apareceu um cavalo branco (v.11)
Certa vez, Jesus entrou em Jerusalém com uma atitude mansa e sentado sobre um jumentinho (cf. Lc.19:28-40), mas desta vez, Ele vem montado em um cavalo branco. Sobre esse cavalo, Jesus faz a sua entrada triunfal em um mundo dominado pelo Diabo e pelo pecado.
Na sua entrada em Jerusalém, quando montado em um jumentinho, Jesus foi rejeitado e crucificado, e chorou sobre a cidade. No entanto, na batalha do Armagedom, Ele vem para rejeitar a humanidade rebelde.
O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. (v.11)
O nome que Jesus recebe como “Fiel e Verdadeiro” contraria ao que Satanás foi, enquanto vivia no Céu. Ele foi infiel e falso e conduziu uma terça parte dos anjos a seguir a sua natureza corrupta. Na Terra, ele fez o mesmo e procurou conduzir a humanidade à prática da mentira e da maldade.
Jesus, por Sua vez, é “Fiel”, ou seja, comprometido com as Suas obrigações, obediente e digno de confiança. Ele é “Verdadeiro”, isto é, Jesus é o oposto de quem é falso ou imitador. Ele nunca foi hipócrita, mas viveu intensamente a essência da Verdade Divina.
É possível expulsar demônios, curar enfermos e anunciar a mensagem de Deus sem uma vida de fidelidade (obediência) e comunhão com a essência da Verdade Divina. (cf. Mt.7:21-23) Porém, somente aquele que é obediente à Palavra de Deus e verdadeiro, ou seja, aquele que procura viver com intenso prazer pela Verdade Divina é que realmente vence Satanás e seus demônios.
Ele julga e combate com justiça. (v.11)
Qual é a justificativa da humanidade em querer lutar contra Deus? Qual é a justificativa que nós temos em não obedecer a Deus? Eu encontro a resposta no espírito de orgulho, egoísmo, interesses pessoais e terrenos.
Quantas pessoas abandonam a fé em Cristo por raiva de Deus, pelo fato de Ele não lhes dar o que querem! Nós sabemos que Deus não existe para nos dar o que queremos, mas sim o que necessitamos. Deus não existe para ser nosso subserviente, mas a nós, que andávamos por caminhos errados, Ele ofereceu a eternidade, em Cristo.
N
o entanto, essa promessa ou oferecimento não encanta a alma humana, pois ela não quer reconhecer seus erros e o seu afastamento do Criador. Em vez de se humilhar perante Ele, o ser humano prefere lutar contra Deus, mesmo sabendo que será punido eternamente! Essa punição é um ato de justiça, pois todas as oportunidades para o verdadeiro arrependimento foram dadas, mas não foram aceitas.
Os seus olhos eram como chamas de fogo (v.12)
O sentido é que Jesus é capaz de penetrar e conhecer todos os atos de injustiça humana e, portanto, além de descobrir a mentira, Ele a consome.
E ele tinha muitas coroas na cabeça. (v.12, 14,15)
Os reis de todas as nações se levantarão contra Jesus, porém, Ele é o Rei dos reis e Senhor dos Senhores! Ele tem o domínio supremo em todas as ramificações da vida humana, ou seja, na política, literatura, comércio etc. Nenhuma autoridade assume qualquer poder sem a Sua permissão e tudo está sob o Seu controle!
Um dia, todos aqueles que foram e são investidos de alguma autoridade terão que enfrentar o “Rei dos reis e Senhor dos senhores” e, por fim, conhecerão Aquele cuja autoridade eterna pertence.
Os exércitos do Céu o seguiam, montados em cavalos brancos e vestidos de linho branco e puro. (v.14)
Jesus não virá com Seus anjos com armas carnais, mas será uma batalha entre a pureza e a impureza, entre os obedientes e os desobedientes, entre os que fazem a vontade de Deus e os rebeldes a Ele. Será um julgamento e uma condenação aos que não amam a Deus, aos que nunca quiseram ser fiéis a Ele e que só praticaram coisas más e que foram insolentes com o Criador.
& 14 Foi Enoque, da sétima geração a partir de Adão, quem há muito tempo profetizou isto a respeito deles: “Olhem! O Senhor virá com muitos milhares dos seus anjos 15 para julgar todos. Ele virá a fim de condenar todos os que não querem saber de Deus, por causa de todas as más ações que praticaram e por causa de todas as palavras terríveis que esses pecadores incrédulos disseram contra Deus!” (Jd.14,15 NTLH)