Tiago 1:2-4
Texto base:
2 Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. 3 Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. 4 Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! (Tg.1:2-4)
- O que Tiago está falando?
Que a vida está repleta de dificuldades, e o seu conselho é que devemos nos sentir felizes por isso! Por quê? As asperezas (dificuldades ou rudezas) que nos sobrevêm ao longo dos dias nos oferecem uma grande oportunidade de crescimento no SENHOR. Portanto, para crescermos em maturidade tanto espiritual, moral, como numa vida de fidelidade a Deus, nós não devemos (procurar) fugir dos problemas, mas que sejamos pacientes e perseverantes.
Quando a perseverança se torna uma parte do nosso caráter, nós estaremos mais preparados para enfrentar as diferentes circunstâncias que surgem no nosso caminho e nos sentiremos mais fortes, íntegros e com uma capacidade maior de enxergarmos a vida pela ótica de Deus.
- Onde está Deus na dor e nos sofrimentos pelos quais passamos?
Depare-se com uma pessoa tranquila, sem problemas graves, e verá que ela não demonstra nenhuma necessidade da Pessoa de Deus. Entretanto, quando você está diante de alguém desesperado, quase sem esperança, o que verá? Um coração ou uma mente fechada, trancada com ferrolhos, silenciosa, sozinha e deprimida. Necessitada de ajuda, essa pessoa grita: “Onde está Deus?”.
A intensidade da dor e do sofrimento traz uma sensação de abandono, a ideia de que ninguém é capaz de nos compreender nos absorve e a vontade de nos afastarmos das pessoas se torna muito forte. Esse desejo pela solidão se deve ao fato de nos sentirmos amedrontados e que (infantilmente) estamos tentando nos proteger de danos maiores.
A verdade é que quando estamos em meio a dores e sofrimentos, não devemos atravessar esses momentos sozinhos. Então, a primeira Pessoa que devemos procurar é Deus, pois a Sua presença nos faz crescer e nos dá a capacidade de superarmos tanto a dor como o sofrimento.
O salmista diz o seguinte:
7 “Quando estou cercado de perigos, tu me dás segurança. A tua força me protege do ódio dos meus inimigos; tu me salvas pelo teu poder.” 8 Tu cumprirás tudo o que me prometeste. O teu amor dura para sempre, ó SENHOR Deus. Não abandones o trabalho que começaste [Meu Deus, não fique distante e não abandone todo o Teu trabalho em minha vida]. (Sl.138:7,8 NTLH)
Toda pessoa fiel a Deus sabe que a dor e o sofrimento podem causar muitos traumas (perturbações duradouras na mente) e, por isso, ela crê que o SENHOR prometeu estar presente para sustentá-la, e é desse modo que é fortalecida para superar seus infortúnios.
- Que tipo de pessoa você tem se tornado ao passar pelas dores e sofrimentos?
Alguns se tornam melhores, enquanto outros, piores. Ao longo da minha vida, eu conheci muitas pessoas com grande sabedoria e elas sempre me disseram que sofreram muito. Por outro lado, conheci muitas pessoas amarguradas, rebeldes e que se tornaram apáticas às coisas de Deus, pelo fato de também sofrerem muito.
O sofrimento causa uma dor que pode nos conduzir tanto à maturidade e à sabedoria como ao desespero e à loucura! Portanto, você não se torna melhor ou pior pelo simples fato de estar atravessando um mau momento em sua vida, mas sim, como você o encara, ou o enfrenta.
Você não escolhe o tipo de adversidade que quer enfrentar e, se fosse assim, não escolheria nenhuma tristeza. No entanto, você, em meio às adversidades e tristezas, precisa escolher que caminho ou princípios deverá adotar. Então, você não escolhe o dia mal, mas escolhe o caminho ou modo sobre como irá enfrentá-lo.
O sábio diz:
Há caminhos [hábitos ou maneiras de pensar] que parecem certos [convenientes, agradáveis, honestos], mas podem acabar levando para a morte [ao estado de morte, ao afastamento de Deus]. (Pv.14:12 NTLH)
Você nunca conseguirá evitar a dor e o sofrimento nesta vida, especialmente, se for um cristão verdadeiro (v. Jo.16:33). Porém, em meio ao sofrimento, você precisará escolher a direção que dará à sua vida, isto é, a Deus ou a si mesmo. À solidão e à amargura ou à presença de Deus.
- Seja paciente, mas não deixe de ser perseverante.
A paciência é sempre passiva, nos ajuda a esperar pelo que ainda não temos e nos dá a predisposição para aguardarmos o melhor. No entanto, para que cresçamos, é necessário mais do que paciência ao enfrentarmos adversidades. É necessário que escolhamos as melhores atitudes e, para os cristãos verdadeiros, são os princípios e verdades divinas, contidas na vida de Jesus e no Seu Evangelho.
É necessário não desistirmos de sermos uma bênção ao próximo (como instrumentos nas mãos de Deus), a fim de que sejam abençoados pelo Pai Eterno. Portanto, é necessário que amemos! Esse comportamento traz alegria e nos ajuda a superarmos a nossa dor.
Na cruz, sofrendo com paciência todo o escárnio humano, Jesus poderia pedir ao Pai e Ele enviaria mais de 12 legiões de anjos, a fim de livrá-Lo dos Seus malfeitores (v. Mt.26:53). Porém, Ele mostrou perseverança na Sua missão e escolheu outro caminho. Ele procurou abençoar os seus inimigos. Veja:
Então Jesus disse: — Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem (não têm discernimento mental e espiritual a respeito de) o que estão fazendo. Em seguida, tirando a sorte com dados, os soldados repartiram entre si as roupas de Jesus. (Lc.23:34 NTLH)
Toda dor e todo sofrimento é traumático, e quando optamos por enfrentá-los sozinhos, podemos nos afastar das pessoas e até de Deus! Nós nos tornamos amargurados, abandonados e nos fazemos de vítimas. Todavia, quando temos prazer em Deus, não deixaremos de lamentar ou chorar nossas dores e, muitas vezes, nós ficaremos perplexos em meio às lutas, mas nunca desanimados. Pacientes, nós suportamos e aguardamos o melhor. Entretanto, perseverantes, procuramos praticar o que aprendemos de Jesus.
Então, crescendo em meio à luta na presença de Deus e com a Sua ajuda, nós somos fortalecidos na fé e estaremos prontos para enxergar a vida de acordo como Ele a vê. Aprendemos que a fé nos conduz à perseverança, a qual nos leva a agir com maturidade espiritual e a atitudes corretas, as quais agradam e engrandecem a Deus!
Que Deus nos abençoe!