wallpaper-cristao-hd-meditarei-Biblia_1366x768

Qual é o plano ou a vontade de Deus para a minha vida? Parte 21 – Que eu ame a Deus por quem Ele é

Marcos 12:28-30

Textos Bíblicos:

28 Um mestre da Lei que estava ali ouviu a discussão. Viu que Jesus tinha dado uma boa resposta e por isso perguntou: — Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? 29 Jesus respondeu: — É este: “Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 30 Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças. 31 E o segundo mais importante é este: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois. (Mc.12:28-31 NTLH)

O ser humano foi criado para ter satisfação em Deus e, sem Ele, nada pode satisfazê-lo! Quando as pessoas O rebaixam, nunca ficarão satisfeitas e felizes com nada. Tudo se transforma em um abismo profundo e escuro. Porém, quem procura conhecer a Deus para amá-Lo cada vez mais, encontrará refúgio e recursos para viver neste mundo, além do mais, a promessa da Vida Eterna!

1. Você quer entender as palavras de Jesus em Marcos 12:28-30?

28 Um mestre da Lei (um professor da religião judaica, teólogo fariseu) que estava ali ouviu a discussão. Viu que Jesus tinha dado uma boa resposta e por isso perguntou: — Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? 29 Jesus respondeu: — É este: “Escute (procure com atenção entender, perceba ou considere atentamente o sentido do que é dito), povo de Israel (povo escolhido e formado por Deus)! O Senhor (o Dono, o Proprietário, Aquele que tem todo o controle, o Soberano que deve ser tratado com respeito e reverência), nosso Deus, é o único  Senhor (não há outro Deus ou Dono, pois, os demais são meras invenções humanas ou crendices). 30 Ame (com alegria, satisfação, prazer, contentamento) o Senhor, seu Deus, com todo o coração (com todo vigor, com a mente, com a essência do seu ser), com toda a alma (seus sentimentos, desejos, afeições e aversões), com toda a mente (intelecto, entendimento, compreensão, pensamentos) e com todas as forças (habilidades e talentos naturais, vigor físico). (Mc.12:28-30 NTLH)

Uma das razões de Jesus ter vindo à Terra foi para tornar Deus conhecido, de maneira clara e ampla, a fim de que O amássemos por Quem Ele é. Portanto, se quisermos amar a Deus de verdade, nós precisamos conhecê-Lo conforme Jesus O revelou. Felipe, certa vez, perguntou a Jesus que lhe mostrasse o Pai e o SENHOR lhe respondeu que aquele que O observasse com atenção veria o Pai. (cf. Jo.14:8,9)

Quando estudamos as Escrituras Sagradas, nós aprendemos que antes da vinda de Jesus a este mundo, Deus despertava um sentimento de amor do Seu povo para Ele por meio da Sua Palavra, tanto escrita como pronunciada pelos Seus profetas. Tudo o que Deus inspirou para ser escrito e pregado no Velho Testamento apontava para Jesus (veja Lc.24:25-27).

Depois que Jesus veio ao mundo, Ele despertou nas pessoas o sentimento de amor por Deus, por meio da revelação de Quem Ele é. Por isso é que aprendemos que ninguém pode ir a Cristo sem a ação de Deus e ninguém pode ir a Deus sem que Jesus o conduza a Ele (veja Jo.6:44; 17:6,26).

Portanto, é impossível amarmos a Jesus se Deus não nos conduzir a Ele e, do mesmo modo, é impossível amarmos a Deus sem a condução e a instrução de Jesus sobre Deus, a fim de vivermos em comunhão com Ele.

2. Por quais motivos você diz que ama alguém realmente?

O verdadeiro amor nunca nasce só da paixão. Ele desperta o nosso interesse por determinada pessoa e cresce quando encontramos nela motivos elevados para a amarmos. Você vê na pessoa um estilo de vida com qualidades, caráter e propósitos elevados e estáveis, então, o amor encontra um fundamento firme e é sobre ele que se constrói um relacionamento sério.

O falso amor nasce do egoísmo, dos interesses pessoais e, portanto, não é amor, mas apenas um fogo que arde e que queima de modo passageiro. É uma paixão egoísta. As qualidades de vida do outro não importam quase nada, mas a satisfação e o prazer da carne os levam a “ficar” (uma relação distante de um compromisso sério)!

É impossível confiar em uma pessoa cuja índole (suas inclinações, propensões, tendências, intenções) seja instável. Deus não muda e nem varia nas Suas posições e caráter e, por isso, digno é de receber a nossa confiança e todo o nosso amor. Vejamos o que Tiago fala sobre isso:

Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão (projetaria trevas, em vez de luz). (Tg.1:17 NTLH)

O mesmo nós podemos dizer de Jesus:

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. (Hb.13:8 NTLH)

Caso não conheçamos nada sobre a Pessoa e o caráter de Deus, também não haverá nada em nossa mente, que nos desperte a amá-Lo honestamente. Há pessoa que dizem que amam a Deus, mas demonstram tal sentimento por suas próprias suposições. Por não conhecê-Lo por Quem Ele é, O aceitam com reservas. Jesus nos ensina que devemos amá-Lo por Quem Ele é e não o que Nele nos interessa!

3. Como Jesus queria que os Seus seguidores vissem a Deus?

Vou lhe dar uma breve lista sobre como Jesus procurou mostrar a Pessoa de Deus aos Seus discípulos e a nós. Jesus ensinou que Deus é Aquele que:

  • Criou do mundo (do Universo e a Terra propriamente). (Mc.13:19)
  • Criou os seres humanos. (Mt.19:4)
  • Sustenta e controla a Sua criação. (Mt.10:29,30)
  • Ensina e orienta aos Seus filhos. (Jo.5:19; 7:16)
  • É o Poder Supremo. (Mt.22:29)
  • Decide (por meio de Cristo) quem será aceito ou rejeitado. (Jo.3:36)
  • É cheio de compaixão (de acordo com a Parábola do Filho Pródigo). (Lc.15:20)
  • É amor. (Jo.3:16)
  • É uma Pessoa de natureza espiritual e não uma força plasmática. (Jo.4:24)
  • Supre as necessidades de Seus filhos, quando estes andam sob os Seus termos. (Mt.6:33)

Essa lista (muito breve) não representa todo o ensino de Jesus sobre Deus, mas apenas algumas das Suas características apresentadas pelo nosso Eterno Mestre e SENHOR. No entanto, ninguém pode amar a Deus sem conhecê-Lo, pois, não pode existir amor verdadeiro sem o conhecimento das bases do caráter, o qual revela os traços espirituais e morais de uma pessoa.

4. Como você demonstra o seu amor por Deus no cotidiano?

31 E o segundo mais importante é este: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Não existe outro mandamento mais importante (mais antigo, mais forte) do que esses dois. (Mc.12:31 NTLH)

Nós demonstramos o nosso amor por Deus quando damos, tanto a nós como aos outros, tudo o que aprendemos sobre Quem o Criador é. Alguns exemplos:

Ele criou a Terra e disse que tudo o que havia criado sobre ela era bom (vide Gn.1) e, então, lutemos para que o nosso planeta seja visto como algo bom ou “útil” para todos e que expressa a bondade e a glória de Deus. Não devemos contaminar a Terra com maldades como foi feito no tempo de Noé e também nos nossos dias. (vide Gn.6:11,12; Mt.24:12)

Deus criou o ser humano à Sua imagem e semelhança, então, lutemos para que todos creiam nessa verdade e passem a espelhá-Lo ou refleti-Lo nas ações do cotidiano (vide 1 Co.10:31). Deus é uma Pessoa, porém, de natureza espiritual, a qual nós iremos compreender amplamente na Eternidade.

Mesmo sendo de natureza espiritual Deus pensa, fala e expressa emoções, mas com santidade e justiça (vide Êx.6:2; Nm.22:9; Sl.139:16,17; Jr.29:11; Dt.1:37; Jz.2:18; 1 Re.3:10; Sl.78:40; Sf.3:17; Zc.1:2). Então, ensinamos que as pessoas devem reconhecê-Lo como Ser real e que deseja conviver com os Seus. (vide Jo.4:24; 14:16,17,26)

Deus está no controle de todas as coisas e até mesmo sobre as que nos acontecem, porém, Ele respeita e nos responsabiliza pelas nossas vontades (caprichos, desejos, arbítrios, escolhas, volições). (vide Dt.30:15; Zc.1:2-4) Portanto, o cristão ao sofrer o mal, não deve retribuí-lo na mesma medida. (vide Mt.5:38-42; Rm.12:17-21; 1 Pe.3:9-12; entenda a razão: Rm.8:28,29)

Concluindo:

Quando Jesus nos diz para amarmos a Deus “com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças”, Ele está nos dizendo que o Criador é o nosso maior “Tesouro”! Isso significa que podemos considerar muitas coisas como boas e úteis, mas elas nunca estarão acima de Deus – o nosso “Maior Tesouro”.

No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer (dar-me maior prazer, deleite, felicidade) na terra? (Sl.73:25 NTLH)

Com o aumento da maldade (o que foi previsto por Jesus e pelos apóstolos – Mt.24:12; 2 Tm.3:1-5) não permita que o seu amor por Deus se esfrie! Procure aprender cada vez mais sobre Ele, pois, só O amamos até o ponto que O conhecemos! Quando demonstramos o que aprendemos sobre Quem Ele é às pessoas, então, Deus, cada vez mais, tornar-se-á conhecido e amado! (vide Mt.5:13-16)

Que Deus seja o nosso maior Tesouro, Alegria e Felicidade neste mundo!

Que Deus nos abençoe!

Walter de Lima Filho