baixados (1)

Que o Deus de José seja o meu Deus!

Gênesis 50:20

É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente. (Gn.50:20 NTLH)

A fala de José exibe as razões de este verso existir na Bíblia. Vejamos quais são:

  • Filhos que desonram a educação sadia que recebem de seus pais (os irmãos de José);
  • O espírito da maldade agindo nas vidas daqueles que deveriam agir segundo a Palavra de Deus e da qual possuíam “conhecimento” (os irmãos de José);
  • A “permissão” de Deus para que a maldade e o cinismo, tanto da parte dos que Nele creem como do mundo, atinjam e aflijam os que O amam (os irmãos de José e os egípcios);
  • O comportamento dos que amam a Deus, diante das maldades que sofrem (Jacó e José);
  • A Verdade divina provocando um espírito de culpa e arrependimento por pecados cometidos (o Espírito de Deus e a educação bíblica nas vidas dos irmãos de José);
  • O espírito benevolente (de bondade, generosidade, graça) daquele que ama e confia em Deus; (José perdoando seus irmãos);
  • As influências malignas agindo para impedir que os planos de Deus não se realizassem no mundo por meio dos creem em Deus e dos que Nele não creem (Satanás, demônios e a natureza humana decaída);
  • José decidiu amar, confiar em Deus e esperar pela Sua ajuda (José e Deus);
  • Deus honra aquele que O ama e que vive pela fé, para que Ele (Deus) realize os Seus propósitos sobre a Terra (Deus, José e a salvação de muita gente).

O nosso texto base revela como é e como será a nossa vida em unidade com Deus neste mundo, através de Cristo. Jesus experimentou todos os itens da lista apresentada, e nós, caso confiemos e amemos a Deus, os experimentaremos também dentro de nossas famílias (Mateus 10:34-37), na Igreja (1 Coríntios 11:17-19) e no mundo (Mateus 18:7; João 15:18-21), pois o espírito do “Mal” é influente e ativo em todas essas áreas, especificamente, em momentos de fragilidade mental e emocional! (1 Pedro 5:8)

A Bíblia dá uma volumosa carga de ensinamentos e muitas mensagens de alertas aos filhos de Deus. Meditando sobre a vida de José, pensemos em algumas mensagens de alerta àqueles que amam e confiam em Deus:

1. A sua vitória sobre as pressões depende da sua unidade com Cristo e, por meio Dele, com Deus

32 “Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo.” 33 “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” (Jo.16:32,33 NTLH)

Foi Jesus Quem citou as palavras que lemos e, através delas, nós aprendemos que neste mundo enfrentaremos muitas pressões e sofrimentos, mas nenhuma situação adversa poderá nos afligir e destruir “por completo”. Portanto, nós vencemos o mundo e as suas pressões em unidade e amizade com Deus, por meio da nossa comunhão com Cristo. (João 14:27)

2. Cuide bem da sua fé e tome cuidado com as influências satânicas e mundanas

8 “Deus disse (cf. Isaías 29:13): Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. 9 A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem meus mandamentos.” (Mt.15:8 NTLH)

Fiquemos atentos, pois Satanás e seus agentes, tanto espirituais como humanos, não estão preocupados se “acreditamos ou não” em Deus, mas que “não O amemos nem nos preocupemos” com os Seus propósitos sobre a Terra. O espírito da “Malignidade” procura “influenciar e nos dirigir” a uma crença insana e fantasiosa, bem como a uma fé morta, inútil ou ineficaz para Deus devido à nossa má compreensão sobre a mensagem da cruz e da negação si mesmo (Mateus 10:38; Lucas 14:27). Em muitas ocasiões, nós podemos nos transformar em possíveis detratores e pretensos destruidores da Verdade divina. (João 7:19; 8:38-47)

3. Deus é Soberano, mas não sobre as suas escolhas

6 Então o SENHOR disse [a Caim]: — Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? 7 “Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.” (Gn.4:6,7 NTLH)

Deus é Soberano, mas Ele não exerce a Sua soberania sobre o coração humano! (Jeremias 17:9; Mateus 15:19) Deus deu leis, princípios e valores ao Seu povo, para que a Verdade, a grandeza e os propósitos divinos fossem expressos através da vida de Seus filhos (Êxodo 20:1-17; Mateus 22:34-40). Reafirmo: Deus Se torna o Deus do Seu povo e o abençoa quando este expressa a Sua Glória, em toda a sua abrangência neste mundo (Jeremias 11:1-5; Levítico 26:3-12; João 17:4,17; Mateus 5:16).

4. Decida amar e confiar em Deus, assim como esperar pela Sua ajuda. Enquanto isso, seja obediente a Ele

“Entregue os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece.” (Sl.55:22 NTLH)

O Deus do Velho Testamento, a quem José amava e confiava, é o mesmo Deus do Novo Testamento e as promessas que Ele fez aos que O obedecessem (Deuteronômio 28:1-14) são verdadeiras para nós. Portanto, quem O obedece, sofrerá pressões, aflições e rejeições, mas quem aprende a confiar e entregar os seus problemas a Ele terá a Sua ajuda.

Bendito é o SENHOR, que ouve as nossas súplicas, pois Ele é a nossa força e o nosso escudo. Que nós O amemos e confiemos Nele, pois Dele virá toda a ajuda de que precisamos. Por isso, o nosso coração é feliz e podemos cantar hinos que O engrandecem! (Salmos 28:6,7) Que o Deus de José seja o meu Deus!

Que Deus nos abençoe!

Walter de Lima Filho