Salmos 125:1,2
Eu sei que lutas e adversidades não lhes faltam, mas, mesmo entre tantos abalos, você pode construir uma vida transformada e estável, confiando ou tendo fé em Deus, “Aquele que é inabalável”, observando a Sua “Palavra” ou “Instruções” e sendo sustentado por Sua presença e Suas promessas eternas.
Texto base:
1 [Canção de peregrinos]. Aqueles que confiam em Deus, o SENHOR, são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme. 2 Como as montanhas estão em volta de Jerusalém, assim o SENHOR está ao redor do seu povo, agora e sempre. (Sl.125:1,2 NTLH)
O que nós aprendemos nesses dois versos?
- Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não pode ser abalado;
- Deus sempre está presente e ao redor dos que O amam, assim como as montanhas que rodeiam Jerusalém.
O monte Sião é o lugar que Deus ama, pois é nesse monte que Jerusalém, a cidade da paz, foi edificada. Dentro dela, em Sua honra, o Templo foi construído, para o qual os israelitas faziam suas peregrinações, a fim de ouvirem as Instruções do Eterno, ou os ensinamentos da Palavra de Deus e participarem das festas religiosas. Enquanto os peregrinos estavam a caminho para o Templo em Jerusalém, eles cantavam louvores e o Salmo 125 era um louvor cantado nos degraus do Templo, a fim de relembrar os períodos de peregrinação e a fé do povo em Deus.
Por que Deus compara os que confiam Nele ao monte Sião? Porque ele não pode ser abalado. Apesar de ser um lugar sujeito a terremotos, não foi à toa que Deus ordenou que o Templo fosse erigido naquele lugar, pois esse monte é uma “rocha” que representa Cristo e que, apesar dos abalos sísmicos, alegoricamente falando, Ele nunca é abalado!
O Templo foi destruído duas vezes e não por terremotos ou por qualquer poder destruidor proveniente da natureza, mas pelas mãos dos homens devido à indiferença do povo de Deus às Instruções divinas e aos seus terríveis pecados. A primeira destruição se deu no período de Nabucodonosor, o rei da Babilônia, por volta de 580 a.C. (vd. 2 Reis 25:1-21) A segunda se deu no ano 70 d.C., pelo general romano Tito. (vd. Lucas 21:5,6)
Que nós não nos tornemos indiferentes às instruções divinas, provenientes da Palavra de Deus, pois são elas que provocam em nós o surgimento da fé. Quando, “pela fé”, “confiamos” nos ensinamentos do SENHOR, nós recebemos a “Vida” com características eternas (inabaláveis), de santidade (vida dedicada aos planos divinos), pureza (mente podada pelas instruções divinas) e o desejo de viver tanto “em” Deus como “para” Ele. Jesus disse:
O Espírito de Deus é quem dá a vida [i.e. Ele traz luz para uma nova vida, onde só havia morte e escuridão – vd. Gênesis 1:1-4], mas o ser humano não pode fazer isso [i.e. “mas”, em relação a essa nova vida, por si, o ser humano é incapaz de fazer algo que se aproveite, pois ele é movido pelo orgulho, egoísmo e interesses pessoais]. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. (Jo.6:63 NTLH)
Portanto, Deus dá ao que Nele confia a Sua Palavra (Seus ensinamentos) e, quando aceita, Ele faz dessa pessoa a Sua morada e lhe dá a “Vida”. (vd. 1 Coríntios 3:16,17)
1. Atenda ao apelo do Espírito de Deus: “Confie no Eterno!”
Em qualquer lugar deste mundo, há os que confiam em Deus e os que não confiam Nele e as características como os resultados de ambos são evidentes. Os que não confiam vivem uma vida sem sentido, não entendem a razão de estarem neste mundo, tornam-se vazios, inseguros, abalados e destruídos.
Os que confiam em Deus sabem que são habitados por Ele e que o Eterno, que neles habita, não pode ser abalado e Lhes passa Suas instruções para que possam permanecer firmes diante dos “terremotos ou tempestades” que enfrentam ou irão enfrentar. Procure recordar o que Jesus falou sobre aquele que “ouve os Seus ensinamentos e constrói” a sua casa (vida) sobre a “Rocha”. (vd. Mateus 7:24-27)
Caso você leia a passagem bíblica sugerida anteriormente (Mateus 7:24-27), perceberá que o modo como alguém respondeu (fé ou confiança, incredulidade ou indiferença) ao que ouviu acerca dos ensinamentos divinos, determinou a sua estabilidade ou a destruição da sua vida (espiritual, moral e eterna).
2. Entenda o que significa confiar
Antes que eu explique esse verbo, é necessário que você entenda o seguinte:
- A Bíblia (VT e o NT) foi escrita por judeus que criam no Messias, em Cristo.
- A Bíblia foi escrita em hebraico e, quando em algumas de suas partes em aramaico e grego, a cultura predominante era a judia ou hebraica. ( Romanos 3:2)
- O Hebraico é o idioma que Deus deu ao ser humano e ele era falado até o surgimento da torre de Babel, quando, após aquela rebelião, surgiu o conjunto dos idiomas falado pelo grupo étnico semita, do qual o idioma Hebraico também é parte. Portanto, a história de Deus e a Sua realidade não morreram. A história de Abraão e o chamado divino à sua vida é um exemplo disto. Ele ouviu, creu e obedeceu!
- Então, quando lemos a Bíblia, não devemos ocidentalizá-la, mas nos despojar dos nossos conceitos e leis ocidentais, a fim de entendermos como são elevados os pensamentos e os caminhos de Deus.
Quando nós falamos sobre fé ou confiança, infelizmente, ocidentalizamos o termo e o tratamos como um esforço positivo que nos livrará de perdas, fará com que sejamos aceitos por Deus, e assim, alcançaremos tudo o que queremos.
No entanto, ter fé ou confiar é muito mais do que acreditar nas intenções das palavras de Deus. Ter fé ou confiar é uma batalha contra você mesmo, a fim de se tornar “um” com Deus. Ela expressa o desejo de sair do vazio, da solidão de romper a casca do orgulho próprio, do egoísmo e dos interesses pessoais para se oferecer a Deus em oferta sacrificial. Repito: o objetivo é se tornar um com o Eterno. Leia as palavras de Paulo:
Porém, quem se [i.e. por alguma condição] une [i.e. aquele que, em amor e concordância, firma-se profundamente] com o Senhor se torna, espiritualmente, uma só pessoa com ele [i.e. vive sob a gerência dos pensamentos e instruções divinos]. (1 Co.6:17 NTLH)
Aquele que confia em Deus, ainda que tudo ao seu redor se abale ou esteja ruindo, ele, pela razão de conhecer a Palavra de Deus (as instruções divinas para se ter a Vida) e Suas promessas, “decide permanecer” na “Palavra Daquele que é Inabalável (vd. Hebreus 13:8), em fidelidade e amor. Nós denominamos essa atitude como postura firme de fé.
- O exemplo de Raabe (vd. Josué 2; 6:17,22,25; Tiago 2:25; Hebreus 11:30,31; Mateus 1:5)
Foi pela fé que Raabe, a prostituta, não morreu com os que tinham desobedecido a Deus, pois ela havia recebido bem os espiões israelitas. (Hebreus 11:31 NTLH)
Ela vivia em Jericó e era uma prostituta. Raabe ouviu falar sobre Deus, o Seu grandioso poder e decidiu crer no Eterno. A crença de Raabe não significava nada, até que ela demonstrou a sua fé e confiança no SENHOR por meio de ações: Ela agiu contra a cultura espiritual e moral do seu povo e deu proteção aos que foram enviados por Josué, para espionar a cidade.
Raabe pediu proteção sobrenatural e foi atendida, e por quê? Ao demonstrar confiança, Raabe obedeceu a Deus e a sua fé a colocou em uma posição de “unidade” com Deus. Ela confiou nos Seus planos, pensamentos e caminhos e, por isso, alcançou misericórdia (vd. João 15:7). Raabe seguiu fielmente o conselho divino que recebeu: colocou na sua janela uma corda vermelha, permaneceu em casa com a família e, independente dos estrondos da queda das muralhas, a sua casa ficou intacta, pois ela obedeceu às instruções do Eterno!
Se Raabe, no momento dos abalos que derrubaram os muros de Jericó, saísse da sua casa e corresse pelas ruas, fatalmente morreria sob os escombros ou destroços. Entretanto, pelo fato de permanecer em casa com a sua família, segundo o conselho divino, ela salvou a si e a sua família.
Os soldados de Josué levaram tanto Raabe como a sua família para o meio dos israelitas e, entre eles, ela passou a viver uma nova vida. A destruição de Jericó representou a destruição da sua vida passada. Todavia, estando entre o povo de Deus e aprendendo as Suas instruções, ela aprenderia como viver para Ele.
3. Permaneça sempre confiante “Naquele que é Inabalável”
Eu não estou dizendo para você manter a sua crença em Deus ou continuar acreditando Nele, mas que você confie Nele por meio das Suas instruções, as quais estão na Palavra de Deus. Você não pode separar Deus de Sua Palavra, pois a Palavra que criou todas as coisas é o Próprio Deus, porque a Palavra é o Próprio Cristo e Jesus é Deus. (vd. Salmos 33:6,9; João 1:1-3; Colossenses 1:15,16)
Procure aprender a Palavra de Deus e como aplicá-la nas mais deferentes áreas da sua vida. Tome decisões sob os princípios de conduta que você aprende da Palavra de Deus, pois eles o conduzirão a uma vida espiritual e emocional estável. Procure ser agradável a todos, mas não viva para agradar pessoas, sujeitando-se aos seus desejos e pensamentos, mas submeta-se sempre aos de Deus, por meio de Cristo. (vd. João 5:19)
Lembre-se: confie e trabalhe por “Quem” é inabalável. Permaneça Nele e guarde no coração as Suas instruções. (vd. Salmos 119:11, 105) Quem ouve, guarda e permanece na Palavra de Deus viverá na dimensão sobrenatural de Deus. Verá milagres! Viverá pela ajuda Dele, sob a Sua Graça e promessas poderosas. Seja correto aos olhos “Daquele” que destruiu o seu passado e lhe ofereceu um futuro abençoado, cheio de uma esperança viva e eterna!
Quero terminar dizendo que diante de tudo que se abala e que ainda se abalará, seja confiante no “Inabalável”!
[…] sejamos agradecidos, pois já recebemos um Reino que não pode ser abalado. Sejamos agradecidos e adoremos a Deus de um modo que o agrade, com respeito e temor. (Hb.12:28 NTLH)
Que Deus nos abençoe!