Texto base:
Colossenses 3:2
Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. 2 Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. (Cl.3:1,2 NTLH)
PORTANTO, se [já] ressuscitastes com Cristo, buscai as [coisas] que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas [coisas que são] de cima, e não nas [que são] da terra; (Cl.3:1,2 ACF)
As palavras de Paulo, em essência, é que como cristãos que ressuscitaram com Cristo (que vivem uma nova vida em Cristo, ou recriados por Ele – cf. 2 Co.5:17), a vida dos cristãos deve ser governada por uma perspectiva celestial, e não terrena. Isso implica uma mudança radical de valores, prioridades e revela o Céu sobre Terra.
Paulo não está dizendo que tudo o que há neste mundo é ruim ou inútil, mas que os princípios e valores celestiais são desprezados por ele. Então, Paulo aconselha os cristãos a terem uma mentalidade celestial, a cultivarem pensamentos que correspondam à sua nova identidade em Cristo. Paulo os incentiva a buscarem ativamente as realidades celestiais, a desejarem aquilo que é do alto e direcionarem suas ações e ambições para essa esfera.
Reflita: quais são as realidades celestiais que Paulo nos incentiva a desejar e por que é crucial direcionar nossas ações e ambições para essa esfera? Como a busca ativa pelas “coisas do alto” se manifesta em nossa vida diária, influenciando nossos pensamentos e escolhas, sem que isso signifique desvalorizar o presente?
1. As “coisas lá do Alto”: o que são?
Embora seja verdade, em um sentido físico e literal, nem eu e você tenhamos visitado o “Céu”, o texto, por meio das palavras do apóstolo Paulo, informa-nos que o Céu é:
- Uma realidade espiritual do Reino de Deus. Isso inclui os valores, princípios e a justiça de Deus. São as qualidades divinas reveladas em Cristo e devem ser manifestas na vida do cristão por meio do amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio ( Gl.5:22-23).
- Reflita: considerando que a “realidade espiritual do Reino de Deus” abrange os valores, princípios e a justiça de Deus, como as qualidades divinas, como amor, alegria e paz, se manifestam na vida do cristão para refletir essa realidade?
- É o lugar onde Cristo é exaltado como o SENHOR. Cristo está “assentado à direita de Deus”. As coisas lá do Alto estão intrinsecamente ligadas à posição de Cristo, sendo o Cabeça da Igreja, é Dele que fluem todas as bênçãos e a autoridade divina ( Jo.17:1,2; Mt.28:18-20). Pensar nas coisas do Alto é pensar em Cristo, Sua glória, Seu senhorio e Seus propósitos para a humanidade.
- Reflita: considerando que as “coisas lá do Alto” estão ligadas à posição de Cristo e que é Dele que fluem todas as bênçãos e a autoridade divina, como pensar em Cristo, na Sua glória e senhorio influencia nosso entendimento e vivência sobre o tempo presente e os propósitos divinos para a humanidade?
- Uma perspectiva de fé. É viver com a consciência de que duradoura realidade e a nossa suficiência não estão nas coisas temporais e materiais deste mundo, mas naquelas que são eternas e invisíveis ( 2 Co.4:18; 3:5). É uma forma de viver que transcende as preocupações terrenas, focando no que é eterno.
- Reflita: como a perspectiva de fé no Céu nos ajuda a viver com a consciência de que a verdadeira e duradoura realidade e suficiência estão nas coisas eternas e invisíveis, transcendendo as preocupações terrenas?
- A herança ou o lar eterno dos cristãos. É a promessa de Jesus acerca da vida eterna, da ressurreição e da “comunhão plena” com Deus ( Jo.14:1-3; 12:26). Embora ainda não a tenhamos experimentado plenamente, a expectativa dessa herança deve moldar nossas vidas no presente (cf. Rm.12:2; 1 Ts.4:3).
- Reflita: como a promessa do Céu, nossa herança e lar eterno, com a expectativa da comunhão plena com Deus, deve moldar nossas vidas e influenciar nossas escolhas no presente?
2. Por qual razão devemos buscar as “coisas do Alto”?
Paulo nos dá alguns motivos claros para buscarmos as coisas do Alto:
- Sua nova vida em Cristo: se você “ressuscitou com Cristo” e sua vida está “escondida com Cristo em Deus” ( Cl.3:1-3), isso significa que sua maneira de pensar e seus objetivos devem combinar com essa nova realidade espiritual. Você não é mais só alguém da Terra, pois a sua verdadeira vida e seu lar estão no Céu (cf. Fp. 3:20).
- As coisas da Terra são passageiras: tudo neste mundo é temporário, envelhece e não traz alegria ou segurança que durem. Paulo nos avisa para não nos apegarmos a ideias e práticas vazias (às vaidades) que vêm “dos princípios básicos do mundo” ( Cl.2:8, 20).
- Formação de um caráter cristão: quando pensamos e buscamos as coisas do Alto, somos transformados. Nossos valores são moldados pelos valores de Deus, e nossas atitudes mostram o jeito de Cristo. Isso nos ajuda a deixar de lado os maus hábitos e pecados ( Cl.3:5-9) e a desenvolver boas qualidades (cf. Cl.3:12-14).
- Preparação para a volta de Cristo: em Colossenses 3:4, Paulo ensina o seguinte: “quando Cristo, que é a nossa vida verdadeira, vier novamente, então vocês brilharão com Ele e participarão de todas as suas glórias – esplendor e riquezas eternas“. Buscar as coisas do Alto é viver esperando por esse momento glorioso, mantendo-nos prontos e fiéis.
- Priorizar a vida eterna: no fim das contas, Paulo quer que os cristãos vivam de um jeito que combine com seu destino eterno. Focar nas coisas do Alto não significa ignorar as responsabilidades aqui na Terra, mas sim vivê-las com um ponto de vista e um propósito que vêm do Céu, que nos conduza para esse lugar eterno e aos braços do Pai.
Conclusão:
Paulo nos chama a mudarmos a nossa mente e nosso coração (mudemos nossa maneira de pensar, a fim de que nossa alma se contenha em suas paixões carnais e terrenas). Ele quer que nossa vida mostre que somos cidadãos do Céu, mesmo vivendo aqui na Terra. Assim, teremos um propósito divino e a esperança eterna. As “coisas do Alto” são, na verdade, a essência do Reino de Deus e a Pessoa de Cristo. São nelas que devemos focar nossa busca e nossos pensamentos.
Reflita: como você pode, no seu dia a dia, mudar sua mente e coração para que sua vida reflita que você é um cidadão do Céu, focando sua busca e pensamentos na Pessoa de Cristo e no Reino de Deus?
Que Deus nos abençoe!
………………………………………………………………………………….
NOSSA MISSÃO EM CRISTO:
Introdução
- Viva Com Uma Mentalidade de “Cidadão do Céu”. Diariamente, conduza sua vida com uma perspectiva celestial, não terrena. Isso significa que suas prioridades e valores devem mudar radicalmente, para refletir ao mundo tanto o Reino de Deus como a sua nova vida em Cristo.
- Busque Ativamente as Realidades Celestiais. Cultive pensamentos que combinem com sua nova identidade em Cristo. Deseje e direcione suas ações e ambições para as realidades celestiais, não para as coisas passageiras deste mundo.
1. As “coisas lá do Alto”: o que são?
- Creia na Realidade do Reino de Deus. No seu dia a dia, manifeste os valores e a justiça de Deus, por meio do amor, alegria e paz (amizade e cooperação com Deus) em suas interações.
- Tenha Jesus Como o SENHOR de Sua Vida. Ao longo do dia, pense em Cristo, reconhecendo Sua glória, senhorio e o propósito que Ele tem para sua vida e para a humanidade.
- Cultive Uma vida Pela Perspectiva da Fé. Viva com a consciência de que sua verdadeira suficiência e a realidade duradoura estão nas coisas eternas, não se apegando excessivamente ao que é apenas temporal.
- Viva Para Conquistar a Vida Eterna. Deixe a expectativa de sua herança e a comunhão plena com Deus moldarem suas decisões e ações no presente, vivendo com a esperança da vida eterna.
2. Por qual razão devemos buscar as “coisas do Alto”?
- Proteja Sua Nova Vida em Cristo. Lembre-se de que sua vida e seu verdadeiro lar estão no Céu. Deixe isso guiar suas escolhas e pensamentos em tudo o que fizer.
- Creia que As Coisas da Terra São Passageiras. Não coloque sua felicidade ou segurança em bens materiais ou em ideias que não duram; eles não trazem a alegria eterna.
- Submeta-se à Mão de Deus Para Que o Seu Caráter Cristão Seja Moldado. Busque pensar nas coisas do Alto para que seus valores se alinhem aos de Deus, ajudando você a abandonar maus hábitos e a desenvolver virtudes como amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão (humildade ou rendição a Deus) e domínio próprio.
- Prepare-se Para a Volta de Cristo. Lembre-se da promessa da volta de Cristo e viva de forma que demonstre sua fé e o desejo de brilhar com Ele em glória.
- Priorize a Vida Eterna, Prometida Por Jesus. Cumpra suas responsabilidades espirituais e morais aqui na Terra, mas sempre com a perspectiva de um propósito divino e na esperança da vida eterna, a fim de descansar nos braços do Pai.