O autoexame bíblico e os perigos de uma devoção seletiva nortearam as últimas instruções que recebemos do Senhor. Recordamos a grande importância de estarmos unidos a Deus para não criarmos expectativas erradas, que, na maioria das vezes, acabam em decepção. Diante do impossível, é Deus quem realiza o milagre, e não cabe a nós estabelecer o que devemos ou não executar. Um ego inflado nos leva na direção contrária do Senhor.
📚 A Esperança que não decepciona – Romanos 15:4
A Palavra de Deus é o que precisamos para não criarmos expectativas em pessoas ou coisas, mas no Autor do bem. As Escrituras ensinam, instruem, corrigem, transmitem preceitos divinos e doutrinas; é na Palavra que encontramos a esperança que conforta, consola e nos encoraja interiormente. Se não nos alimentarmos das coisas do Alto, enfraqueceremos. A realidade do Céu é a certeza sobrenatural em Deus e em Sua justiça, e, nela, encontramos descanso.
⚡ Nada é impossível para o nosso Deus – Êxodo 13:14
Deus é quem liberta e tem grande poder. Tudo o que fez, faz e fará é uma realidade — não se trata de um conto adaptado de um livro ou de histórias inventadas. O agir de Deus é uma realidade histórica e experiencial, porque Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Deus pode nos ajudar da mesma maneira impossível que conhecemos por meio da Palavra — não por nossa ação, mas pela d’Ele. É nesse momento de completa impotência e de reconhecimento de que é Ele quem age que devemos nos unir ao Senhor para recebermos Sua força e Seu poder.
🧭 Na contramão do chamado de Deus – Jonas 1:1-3
Mesmo amando a Deus, muitas vezes negamos Seu chamado por insegurança, dúvida ou por um coração endurecido. A obediência exige renúncia e submissão — algo que nossa natureza humana resiste, naturalmente. Ir na contramão do que Deus nos pede esfria o nosso coração, afastando-nos gradualmente Dele e também do próximo. Quando deixamos de obedecer, não apenas nos afastamos de Deus, mas também interrompemos o fluxo de graça que Ele deseja derramar através de nós.
🪞Você tem coragem de se enxergar corretamente? – Lucas 18:9-14
Jesus, ao contar a parábola do fariseu e do publicano, nos alerta sobre o perigo de uma autoimagem inflada, construída a partir da comparação com os outros. O fariseu se julgava justo por suas obras e desprezava o publicano, enquanto este, consciente de sua condição, apenas pedia misericórdia. Precisamos do Eterno para sermos libertos de nós mesmos, pois, aos olhos de Deus, não há sequer uma pessoa boa. Jesus Cristo é o Único que é Bom. Só por meio de Cristo conseguimos vencer a nossa natureza humana. Uma autoavaliação errada nos leva à morte espiritual e nos faz perder a eternidade.
🤝A fidelidade que Deus espera – 1 Reis 3:3
O nosso Deus é o Deus da graça, mas também da justiça. Ele nos chama não para uma “fidelidade parcial”, mas para uma fidelidade plena e honesta. Ao obedecermos a Deus, somos abençoados por Ele e, mesmo quando falhamos, conseguimos superar as dificuldades e vencê-las com Sua ajuda. “Exceto que” e “mas também” são expressões que muitas vezes utilizamos para justificar nossos sentimentos equivocados. Essas exceções acabam nos afastando cada vez mais de Deus.