Crônicas (14)

Da escuridão ao amanhecer de um novo tempo – A Luz divina brilha no endereço certo

Esta crônica foi elaborada por Walter de Lima Filho e baseada na meditação proferida na Comunidade Hebrom de São Paulo, a qual teve por título: “DA ESCURIDÃO DA MORTE PARA A LUZ DA VIDA”.

Hoje é 8 de dezembro de 2025. Há dias em que a vida parece um túnel escuro, não é mesmo? Crises financeiras apertam, a saúde vacila e as desilusões pessoais, familiares e profissionais pesam na alma. Olhamos para o lado e parece que estamos todos, de alguma forma, caminhando para o “fundo do poço”. Quem nunca sentiu aquele desespero frio, onde a esperança parece ter tirado férias? Nesses momentos, a insegurança nos abraça, e tomamos decisões no escuro, tateando em meio ao abandono e ao medo.

O profeta Isaías descreveu um lugar assim, a Galileia, uma terra marginalizada, habitada por um povo que vivia em “trevas” e na “região da sombra da morte”. A Galileia era uma região desvalorizada, cheia de ignorância sobre os caminhos de Deus e, por isso, repleta de pecados e práticas imorais. E O QUE ACONTECEU NESSA ESCURIDÃO PROFUNDA?

A GRANDE LUZ de Jesus Cristo raiou no endereço certo. Ela não brilhou em Roma, o centro do poder imperial, nem tampouco em Jerusalém, o centro religioso de Israel. A Luz raiou na Galileia, a região desprezada, envolta em escuridão e sem brilho algum. Isso é lindo e revelador.

O alvo ou o endereço de Deus para espargir Sua Luz é a escuridão que envolve sua alma – o seu coração.

A história da Galileia tem um recado direto para você: Não importa a escuridão que você esteja vivendo hoje – crise financeira, espiritual, emocional ou física. O propósito de Deus é que a Sua Luz, que é Jesus, chegue exatamente ao seu endereço – o seu coração, a sua alma. Ele é a nossa Única e Suficiente Esperança em meio às trevas. ELE NOS RESGATA DA ESCURIDÃO DA MORTE PARA A LUZ DA VIDA.

A “escuridão” que nos cerca não é a falta do brilho do Sol, mas ela representa a nossa condição espiritual, afastada de Deus. Ela é a ignorância que nos cega para a verdade e nos faz tomar decisões precipitadas e erradas. Ela é o desespero que nos paralisa. É a ausência de um discernimento que nos capacite a agir com sabedoria em meio às crises.

Mas a boa notícia é que Deus, em Seu amor imenso, estende essa Luz a todos. Ele nos oferece os recursos da Sua graça para que sejamos despertados, a fim de que consideremos e aceitemos o Seu chamado e a Sua ajuda. O Seu desejo é que nos voltemos para Ele e tenhamos vida, pois o SENHOR não tem prazer na perdição de ninguém, conforme está escrito em Ezequiel 18:23. É uma oferta universal – para todos – mas que requer a nossa aceitação.

Então, nós precisamos aceitar a Luz. Se não a aceitarmos, a terrível escuridão persistirá. Não podemos usar nossos problemas ou nosso passado como desculpa para ficarmos parados na penumbra. A nossa vontade, ou seja, a nossa escolha de responder com fé, é o fator decisivo para sairmos de onde estamos.

Você não é um caso perdido! A Luz divina não errou o endereço e chegou até você, dando-lhe a capacidade de entender a mensagem do Evangelho e de escolher Cristo. Use essa capacidade que lhe foi dada!

A Luz que Deus nos dá é, antes de tudo, o Seu chamado para respondermos ativamente a Ele.

A “Luz que brilhou” na Galileia não foi um simples piscar, mas foi uma oportunidade divina para um novo amanhecer, um novo tempo. Jesus, a Luz que brilhou na Galileia, não apenas iluminou o caminho dos desprezados, mas a eles, Se revelou como o próprio Caminho para Deus. Jesus traz salvação, direção, propósito e a força que precisamos para enfrentar os desafios atuais.

A luz de Cristo é a bússola mais fiel que existe. O salmista disse: “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho”, conforme está escrito no Salmo 119:105. A Bíblia não é uma luz distante, mas uma lâmpada para os nossos pés, um guia prático para cada passo que dermos.

  • Você está confuso sobre o presente ou o futuro? Pegue a Bíblia!
  • Você se encontra sob tormentos, crises ou desafios? Consulte a Palavra de Deus!

Sua fidelidade à prática da Palavra de Deus é o que mantém a sua “lâmpada” acesa, permitindo que você coopere diariamente com o Espírito Santo.

O apóstolo Paulo nos lembra: “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz”, conforme Efésios 5:8. A mudança de condição (das trevas para a luz) é um presente de Deus, mas o nosso caminhar, a nossa perseverança, depende da nossa ação firme e contínua.

Se você está em Cristo, não aja como se estivesse nas trevas. Sua vida deve ser um reflexo Dele, pois Jesus é a Fonte de esperança e ânimo, para si mesmo como para os que vivem ao seu redor. Compartilhe com eles a Luz que recebeu de Deus.

A Luz divina nos resgata da região sombria, assustadora e mortal.

O medo, a dor, o pecado e a sombra da morte são reais, mas não são eternos. Jesus, sim, é a nossa realidade eterna! A nossa esperança não está na nossa capacidade frágil de acender uma faísca, mas na “Grande Luz divina” que é Ele.

Não precisamos mais andar às cegas, tateando ou tropeçando. O caminho é claro – está iluminado por Cristo. O que nos falta é escolher olhar para Ele e dar o primeiro passo, mas em Sua direção.

  • Se você está aflito, busque a Luz, pois Ele é a nossa paz.
  • Se você cometeu erros, humilhe-se e arrependa-se, pois a Luz lhe traz o perdão.
  • Se você está desanimado, anime-se na Luz, pois Ele é a nossa força!

Que a Grande Luz que brilhou naquela Galileia, tão cheia de sombras, brilhe forte em sua vida hoje e para sempre, tirando você da escuridão e te guiando para a plenitude da vida!

Vamos orar?

Meu SENHOR amado: Tu és a Grande Luz que brilha sobre a minha escuridão. Reconheço que, muitas vezes, tenho vivido na região da sombra, paralisados pelo medo, pelo erro e pela ignorância. Perdoa-me por usar meu passado ou minhas crises como desculpa, para não caminhar em Tua direção.
Obrigado, Pai, porque a Tua Luz, Jesus Cristo, chegou a mim, à minha maior necessidade. Tu me deste a capacidade de enxergar e de escolher a vida.

Dá-me a força para aceitar essa Luz, a fim de tomar a decisão de sair das trevas e de viver de acordo com a Tua Palavra. Que a Tua Palavra seja a lâmpada constante para os meus pés, me guiando passo a passo.
Capacita-me a refletir a Tua Luz, sendo um sinal de esperança e ânimo para quem ainda tateia no escuro. Que a Tua paz e o Teu perdão sejam a minha força hoje. Em nome de Jesus, a Luz da Vida. Amém!

Meu irmão e minha irmã, a minha esperança é que esta crônica tenha oferecido a você ânimo e o desejo de renovar seu amor por Deus. Coopere com o Eterno, confie Nele, entregue-se seus caminhos ao SENHOR e tenha uma semana abençoada por Ele. Seu amigo e irmão Walter.

Walter de Lima Filho