O ano de 2025 ficou marcado pela riqueza e profundidade dos ensinamentos que recebemos aos domingos. A última pregação do ano, intitulada “Até aqui o Senhor Deus nos ajudou”, sintetiza nosso sentimento de gratidão por tudo o que o Senhor fez em nossas vidas e através delas. Ela também nos fortalece e revigora para os desafios que virão em 2026.
A base desta meditação está em 1 Samuel 7:12, quando o profeta Samuel declarou: “Até aqui o Senhor Deus nos ajudou”, dando àquele lugar o nome de Ebenézer. O povo de Israel, após 20 anos afastado do Senhor, abandonou os deuses falsos e se voltou para o Deus verdadeiro. Como resultado, o socorro do Senhor se manifestou no momento em que os israelitas seriam atacados pelos filisteus.
Deus não derrotou os filisteus enquanto Israel ainda escondia ídolos nos seus lares, mas esperou a resposta livre do povo ao Seu chamado. A ajuda divina é a manifestação da Sua Graça, que capacita o homem a se arrepender com sinceridade, culminando no socorro oportuno de Deus, quando, livremente, a alma humana se inclina a Ele.
“A voz poderosa do Senhor só ressoa com poder sobre o campo onde a vontade humana já se curvou em arrependimento.” — Walter de Lima Filho
Em 2026, tenhamos em mente que o mesmo Deus que nos ajudou no passado é o mesmo que está pronto para intervir a nosso favor no presente. Que esta verdade nos encoraje a sermos perseverantes e que não abandonemos o nosso relacionamento íntimo com o Criador, pois precisamos responder com fé — confiança e confiabilidade — à ação da Graça divina em nossas vidas.
Da escuridão da morte para a luz da vida
Na Bíblia, a escuridão representa a nossa condição espiritual e moral afastada de Deus. É a escuridão que nos leva ao pecado. É a escuridão da ignorância sobre Deus e Sua Palavra, que nos faz tomar decisões erradas. Essa escuridão impede que recebamos a capacidade divina para agirmos com bom discernimento em meio às crises e desafios pessoais.
Deus estende Sua Luz a todos, oferecendo-lhes os recursos da Sua Graça, para que sejamos despertados a considerar o Seu chamado, ajuda e presença, respondendo espontaneamente com fé. Porém, se não aceitarmos a Luz, a terrível e mortal escuridão persistirá.
A luz de Cristo nos anima, conforta e fortalece, pois garante que não estamos sozinhos em nossas lutas. Ela nos instrui, nos motiva a agir e a caminhar para fora da escuridão da ignorância de Deus, das consequências do pecado e da inatividade espiritual, a fim de vivermos uma vida correta e dedicada a Ele.
Jesus é a razão divina para o Natal e o presente de Deus
Deus não esperou que nos tornássemos verdadeiramente “bons” para nos oferecer Seu amor. O sacrifício de Cristo foi feito por todos. Ele abriu a porta para que “todo aquele que Nele crê” possa ser salvo.
O nascimento, a morte sacrificial e a ressurreição de Cristo nos enchem de consolo e de uma esperança viva. Cristo veio para ser a resposta e restaurar aqueles que perderam o sentido de suas vidas, que se encontram perdidos, desanimados e sem saída, a fim de lhes garantir uma vitória eterna.
Jesus é o SENHOR de tudo. No entanto, todas as coisas ainda não estão sob o Seu governo, mas somente a alma daqueles que O recebem e decidem andar sob a Sua autoridade, governo e instruções. Para estes, Jesus é a glória que o homem perdeu, desde que Ele esteja vivendo ativamente em suas vidas.
Conclusão
Que em 2026 possamos ser perseverantes e não desanimemos do nosso trabalho para o Senhor!