(Walter de Lima Filho – 09-10-2011)
Disponíveis para downloads em:
Isaías 41:9,10
A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras. A ansiedade é uma reação natural e necessária para a autopreservação. Não é um estado normal, mas é uma reação normal a qualquer distúrbio que nos ocorre. Nos seres humanos como nos animais, a ansiedade os prepara para fuga ou para a luta, pois estes são os meios de se preservarem.
Entretanto, a Palavra de Deus ensina que há um “espírito de incredulidade” na ansiedade e que infelizmente, nós chamamos de doença. Na ansiedade das paixões da juventude, o conselho de Deus é que fujamos. (cf. 2 Tm.2:22) Noutros casos, Ele pede que lutemos com o poder de Sua ajuda e promessas. (cf. Sl.55:22)
Ao longo dos anos, eu como mensageiro de Deus, me senti inútil e vazio e tive que lutar contra a incredulidade que me trazia tremenda ansiedade. Tive que confiar no que Deus diz: (…) a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. (Isaías 55:11 RA)
Quando nos sentimos fragilizados Jesus nos diz: (…) A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco. Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. (2 Coríntios 12:9 NTLH)
Quando temos que encarar a oposição, a Bíblia nos ensina: Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! (Romanos 8:31 NTLH) Quando não sei que direção tomar e começo a ficar aflito e pensando negativamente, recorro à promessa que diz:
(…) Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo. (Salmos 32:8 NTLH)
Outro dia olhei no espelho e disse a mim mesmo: “Walter, você está envelhecendo rápido!” Com o pensamento da chegada da velhice, começo a cismar que não poderei fazer muitas coisas pelo meu amado Senhor. Então, eu O escuto dizer: E, quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. (…). (Isaías 46:4 NTLH)
Se enumerarmos as situações da vida que nos afligem, elas serão tantas que não poderemos descrever. É triste lembrar, mas houve um tempo em minha vida, quando me disseram para tomar vários remédios de tarja preta. Os meus “amigos” eram aqueles comprimidos. Eu tinha comprimidos para tentar me fazer dormir, outros para me fazer encarar o dia, mas tudo o que eu sentia era um tremendo vazio! Pensar e crer em Deus? Mas como, se a minha fé era uma idéia, era uma simples história religiosa que chegou a mim pelos meus pais e parentes?
Eu precisava realmente de um “Amigo”, “Alguém” que falasse comigo, mesmo quando eu não estivesse falando com Ele. Uma “Pessoa” que realmente tinha o poder de me libertar dos sentimentos de medo que soterravam. Eu precisava “Daquele” que possuía algo que eu não possuía, vida! Eu ouvi sobre Jesus e eu ri, zombei, mas cedi. Eu aprendi a amá-lo até poder dizer: O meu coração está profundamente abatido, e por isso eu penso em Deus. (…) (Salmos 42:6 NTLH)
O espírito da incredulidade diz que você não consegue pensar ou buscar Deus, quando estiver abatido. Não acredite nas mentiras de Satanás. Ele é o pai da mentira! Ele quer que você viva dentro de um abismo e Um abismo chama outro abismo, (…) (Salmos 42:7 RA) Ele vai destruindo sua vida pouco a pouco, até que você pense que está doente. Mas sabe o que diz a Palavra de Deus? Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida. (Salmos 42:8 RA)
Infelizmente, nós nos esquecemos que somos seus eternos “bebês”, os quais, Ele quer cuidar, nos embalar com “canções” de ninar e estas se transformam em cânticos de exaltação ao Seu grande nome – Jesus! Jesus é o seu melhor amigo, o seu libertador. Se o Filho [Jesus] os libertar, vocês serão, de fato, livres. (João 8:36 NTLH) Dê um basta a esse espírito de incredulidade e volte a viver; mas, viva para honrar a Deus e por meio de Cristo, ser a melhor pessoa que puder ser.