(Walter de Lima Filho – 10-07-2011)
Disponíveis para downloads em:
Marcos 4:1-6,16,17
Na semana passada nós vimos que o “Semeador” lançou suas sementes que caíram à beira do caminho, um chão impenetrável que representa aqueles que são duros de coração. Nós vimos que a rigidez de alma impede que recebamos o melhor que Deus pode nos dar.
O segundo tipo de solo que Jesus revela em Sua parábola, é um pouco melhor que o anterior, pois ele oferece uma condição maior para que as sementes pudessem germinar. Ao penetrarem no solo, logo nasceram, mas quando veio o calor do sol, elas não suportaram, porque suas raízes eram superficiais e havia pouca terra. Mas o que tudo isso significa?
Essa analogia representa aqueles que recebem a visitação de Deus em suas vidas, que logo ficam alegres e festejam com um júbilo estonteante a possibilidade de suas orações serem rapidamente respondidas, de estarem livres de decepções, de relações sem desencontros, de trabalhos sem fracassos, da possibilidade de viverem num céu sem tempestades e pensam nunca mais se deparar com sérios problemas, como perdas e perseguições.
O que o “Semeador” promete, é que Ele nos dará força na nossa fraqueza, abrigo ou refrigério nos fracassos e coragem nos períodos de grande desespero. O próprio Jesus, o “Semeador”, passou por angústias, problemas, perdas, decepções, rejeição e o risco de morrer. Até os Seus ensinamentos fizeram com que as pessoas O abandonassem. Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais. (João 6:66 NTLH)
Por que abandonaram Jesus? Porque, de repente, muitos acharam não valer mais a pena segui-Lo, pois Suas metas pareciam loucuras e isso trouxe tormento às suas mentes. Jesus olhou para seus discípulos e lhes perguntou: (…) Será que vocês também querem ir embora? (João 6:67 NTLH) Então Pedro respondeu: (…) Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! (João 6:68 NTLH)
Quando as pessoas percebem que os ensinamentos de Jesus Cristo não são caminhos mágicos, elas submergem no medo. Este, por sua vez, intensifica a dor e a pessoa com o pavor de correr riscos, agarra-se em suas emoções e padece na sua insegurança. Nós sabemos que não é fácil suportar o calor dos problemas, mas é necessário! Entretanto, enfrentá-los é a atitude mais inteligente.
O sucesso de uma pessoa que vive pela fé em Cristo, é a coragem, a humildade, a simplicidade, a determinação e o desejo de aprender como agir diante dos abismos que estão diante dela. Ela busca soluções. Deus diz assim: (…) Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo. (Salmos 32:8 NTLH) Isso não poderoso?
No entanto, entenda que as pessoas que superam o calor das lutas, são as que têm raízes profundas. Elas são como plantas e em relação a isso, não é a planta mais bonita que prevalece, mas aquela que encontra nutrientes no solo em que está. Se a sua rotina está tranqüila, não se iluda, a tempestade virá! Amigos poderão ir embora, você poderá não ser suportado ou compreendido pelos seus, o trabalho poderá se transformará num tédio, pouco dinheiro e a confusão mental poderá surgir. O que fazer?
Enfrente o desespero! Retire as pedras ou os cascalhos do terreno da sua mente. Lute com o lixo mental tais como, pensamentos negativos, derrotistas e masoquistas. Aprenda a dizer como Paulo: Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. (Filipenses 4:13 NTLH) Ore e aja com uma atitude de fé: “Senhor, agora não como agir, mas eu vou prestar atenção à direção que o Tu me darás e sei que será o melhor caminho, o caminho da minha vitória!”
Perdedores se transtornam com “o calor do sol”; mas os vencedores, usam suas lágrimas para irrigar o solo do seu ser. Não tenha medo das tribulações que surgem; antes, tenha medo de não ter raízes e um solo profundo. Ofereça mais de si mesmo a Deus. Abra as janelas dos espaços tenebrosos de sua alma e permita que a luz de Jesus ilumine totalmente sua vida e você verá caminhos! (…) Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. (João 8:12 NTLH)