Skip to content Skip to footer

Não perca seu amor e fé em Deus

(Walter de Lima Filho – 18/09/2015)

Arquivos disponíveis para downloads em:

mp3pdfpps 

 

 1 Samuel 30:1-8  

Nós vivemos em um mundo, onde conviver com furtos é quase uma normalidade. O furto é diferente do roubo, pois este vem com ameaças. O roubo, difere do latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Essas coisas acontecem no mundo todo. Se você já sofreu um furto de algum bem, com o tempo você o repõe e quase nem pensa mais no assunto. Isso acontece no mundo material.  

Entretanto, no mundo espiritual, roubos também acontecem. Jesus disse:      O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; (…). (João 10:10 NTLH) O inimigo, Satanás, não se interessa a princípio, por coisas materiais. Ele está interessado em roubar a imagem de Deus que há em nós. Quando ele consegue fazer isso, nós perdemos a presença de Deus, a dignidade, o sentido e a missão da vida, o presente e futuro, a tranqüilidade e a sensatez. Ele procura fazer com que vivamos dentro da dimensão do medo, da solidão e da falta de esperança. Tudo ao redor começa a se desmoronar.  

A nossa sociedade está em pleno alvoroço, de pernas para o ar. As pessoas vivem sem sentido ético moral, promíscuas, sem rumo, mergulhadas na depravação, na depressão, agitação, sem espiritualidade, cheias de ódio e infelizes. O “egoísmo” tornou-se para elas um “deus”. As pessoas têm se afastado de Deus e com isso, Satanás rouba delas a imagem do Criador.      (…) disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio… (…). (Gênesis 1:26 RA)   

Quando Deus deu ao ser humano domínio, foi para governar, administrar de forma amorosa, ordeira e saudável toda a criação. Deus nunca pediu que o homem dominasse seu semelhante. Só Deus podia fazer isso, pois Ele é amor. (cf. 1 Jo.4:8) Mas o homem foi criado com a capacidade de dominar a si próprio, como vemos no conselho de Deus a Caim, antes de assassinar seu irmão Abel:      (…) O pecado (o que é errado, o que é mal) está escondido, pronto para atacar e destruir. Mas bem que você pode dominar o pecado! (Gênesis 4:6,7 BV)

 
Caim é a imagem do homem dos nossos dias. Revoltado, invejoso, rebelde às orientações de Deus, cheio de ódio e egoísta. Ele não atendeu à voz de Deus, não dominou a si mesmo e perdeu a imagem do Criador, tornando-se o primeiro assassino sobre a terra. Ele permitiu que o melhor de Deus em sua vida fosse roubado pelo inimigo de sua alma. Seu presente e futuro foram destruídos e pior, ele e seus descendentes se tornaram em agentes do mal. Como? Ignorando a sua pecaminosidade, vivendo em maldade, rejeitando Deus e Seus valores.

 
Satanás tem roubado das pessoas o amor a Deus e ao próximo; logo em seguida a fé em Cristo. Ele convence as pessoas dizendo: “Confie em si mesmo, você tem o direito de ser feliz, não dê ‘bola’ a ninguém, passe por cima dele se for o caso!” Quando alguém age dessa forma, não só destrói a si mesmo, como desestabiliza tudo e a todos ao redor.  

Repare o verso 6 do nosso texto bíblico inicial. Observe a diferença de comportamento entre os soldados e Davi. A resposta para eles estava no ódio, em um assassinato; mas, para Davi, a resposta estava em Deus. O Senhor o encheu de coragem! Ele não permitiu que o inimigo espiritual lhe roubasse o que de mais precioso possuía, o seu amor e a sua fé em Deus! Recobrou seu ânimo! No verso 8, Deus lhe diz o que fazer e lhe dá uma promessa. Ele honrou a Deus e foi vitorioso.  
Ele não agiu com base no egoísmo, no ódio e na vingança. Ele agiu com base na direção de Deus. Ele não permaneceu no desânimo, no pó, acreditando no que o Diabo sempre diz, que Deus é o causador de todos os nossos infortúnios. O Espírito de Deus diz que:      Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. (Romanos 8:37 NTLH)   

Deus não põe o mal dentro de você; pelo contrário, Ele o retira e enche seu espírito com o Seu Espírito, com amor e fé. As pessoas estão cada vez mais rebeldes e más. O mal sempre estará diante de nós para nos confrontar, pois aquele que domina o mundo é mal, mas João diz:      (…) o Espírito que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo. (1 João 4:4 NTLH) 

 
Talvez a sua luta tem sido grande e você tem perdido muito. Aja como Davi! É com amor e fé em Deus, que tudo pode mudar em sua vida. Vá à luta com as promessas que Ele lhe dá, persevere. Não desista, tenha esperança, levante a cabeça, recobre o teu ânimo em Deus para conquistar e vencer! Nele está a resposta às suas impossibilidades. Viva para honrar a Deus!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação