Skip to content Skip to footer

Por que eu devo congregar? – Parte III

(Walter de Lima Filho – Terça-feira 04/10/2011)

Arquivos dispníveis para downloads em:

 

mp3pdfpps

 

Hebreus 10:25

Jesus promete por duas vezes a Sua presença especial. (Mt.18:20; 28:20B) A primeira é de forma coletiva e a segunda, individual. Muitos conhecem a Sua presença de uma forma individual, mas tal conhecimento é insuficiente. Eles não conhecem a Sua presença mais abrangente; isto é, a coletiva, a que acontece quando a igreja se reúne em assembléia. Eu quero finalizar esta série tratando sobre “como” e “para que” nós devemos nos reunir.

Como devemos nos reunir? O princípio básico é reunir-se “em nome do Senhor”. Mas o que isto significa? É reunir-se sob a autoridade de Seu nome e centralizado Nele. (cf. Mt.18:20) Ao nos reunirmos, devemos ter um encontro com Deus, com a Sua autoridade no lugar que Ele nos conduz. As pessoas dizem: Se tal pessoa for, eu irei. A atração é a pessoa e não o Senhor. Eu gosto da pregação de tal pessoa. Ela é famosa! A atração não é a voz de Deus, mas a personalidade do pregador. Aquela banda é maravilhosa! A atração é o “show”, a “técnica”, a “música”. Aquela igreja é bonita e as pessoas se vestem bem! A atração é a aparência. (cf. Mc.13:1,2)

Em suma, se a nossa atração ao nos reunirmos são pessoas, um determinado pregador, uma banda com seu estilo musical, ou o prédio e o nível social e econômico de certa igreja, nós estaremos nos reunindo para a morte!

O que significa reunir-se “no nome do Senhor”? Significa que não nos reunimos com Ele fisicamente, mas pela presença do Espírito Santo que glorifica e exalta o Seu nome. (cf. Jo.16:13,14) O Espírito Santo é que protege o nome do Senhor e Ele exalta o Seu nome acima de qualquer outro nome. Aleluia!

Para que nós nos reunimos sob a autoridade do nome do Senhor? Para que todos os que são membros do Corpo, da Família Espiritual sejam edificados. Ao chegarmos à reunião deveríamos nos perguntar: “O que eu posso fazer para edificar uma outra pessoa? Como eu devo me “comportar”, que “palavras” eu direi, a fim de ajudar e não atrapalhar a reunião e a edificação de todos?”  

Qual é a razão desse questionamento? As pessoas, geralmente, pensam só em si mesmas; portanto, são individualistas. A reunião dos filhos de Deus tem por objetivo quebrar essa atitude individualista e provocar “relacionamentos edificantes” e não amizades. Amigos falam sobre qualquer coisa, mas irmãos celebram a presença, o conhecimento e a autoridade de Deus.

Eu já vi pessoas que abandonaram ou se entristeceram com as reuniões, porque nelas não eram cantados seus hinos favoritos. De fato, elas não entendem “o princípio da cruz”. Outras se levantam a qualquer momento, conversam, roncam, trocam receitas, zombam, fofocam e muitas outras coisas são feitas, porque o derramar da presença e autoridade de Deus não é a principal atração para elas.

O nosso comportamento, o nosso vestuário, o nosso falar ou o nosso silêncio, pode afetar os outros. Nós estamos diante de Jesus que disse:        (…) Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. (Mateus 28:18 RA) Se o nosso foco, ao nos reunirmos, não estiver na autoridade de Jesus, jamais experimentaremos a abrangente presença de Deus.

Que o Senhor abra os olhos de nossas almas para essas verdades, a fim de que possamos desfrutar de todas as bênçãos espirituais que Ele nos promete.             Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6:33 NTLH)

 

 

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação