Skip to content Skip to footer

Por que eu devo congregar? – Parte I

(Walter de Lima Filho – terç-FEIRA – 20/09/2011)

Arquivos disponíveis para downloads e:

mp3pdfpps

 

Hebreus 10:25

 

Quantos mandamentos nós encontramos neste verso? Repare que o termo reunião está no plural e isso significa, que na igreja havia várias reuniões. Que atitude nós devemos ter para com aqueles que não querem congregar? Por quê? Que “dia” é esse que está chegando?            (…) fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando. (Mateus 24:44 NTLH)

Portanto, a Palavra de Deus nos aconselha a não deixarmos de nos reunir. Por quê? Porque a graça de Deus para o homem é de dois tipos: pessoal e corporativa. Pessoal, porque você recebe a bondade divina individualmente e corporal, quando ela só pode ser recebida num ajuntamento.

Jesus ensinou sobre a oração individual e corporal. (cf. Mt.6:6; 18:19) O mesmo se dá ao aprendizado da Palavra de Deus. Ao praticar a sua devocional com a Palavra de Deus, você recebe alguma luz; mas, ao congregar você recebe um aumento da intensidade de luz. Então, devemos receber graça individual e corporativa. (cf. At.2:42)

Entretanto, entenda que a natureza do cristianismo é mais coletiva que individual. (cf. At.2:46,47) Por que eles eram estimados por todos? Porque o encontro coletivo destrói o espírito do individualismo. Em secreto, apresentamos a Deus nossas questões pessoais, mas em grupo, aprendemos como interagir com outras pessoas. Eles aprenderam a servir, a ajudar as pessoas que estavam enfrentando conflitos pessoais.

Enquanto Jesus estava na terra, frequentemente se reunia com Seus discípulos; apesar de que, em algumas ocasiões, Ele conversasse com eles individualmente. Ele se reunia com eles em barcos, casas, no alto das montanhas e até mesmo no cenáculo emprestado, na noite em que foi traído. Após a Sua ressurreição, Ele se encontrou com seus discípulos em lugares reclusos. No entanto, antes de morrer Ele pediu a eles que permanecessem juntos em Jerusalém, para receberem Dele a promessa do Pai, o revestimento do Espírito Santo. (cf. Lc.24:49; At.2:1-3)

Você concorda que a sociedade vive num espírito de egoísmo? O egoísmo perverte o individualismo, a capacidade do ser em analisar a si mesmo como integrante de um contexto maior. Assim, até as famílias se tornaram individualistas e vivem no espírito do egoísmo. Então entenda o significado da palavra “igreja”. O termo vem do grego ekklesia, mais precisamente “assembléia”. O termo é composto por duas palavras: “ek” (para fora de) e “klesis” (um chamamento). “Ekklesia” significa “uma assembléia dos chamados para fora”.  

O que isso quer dizer? Para fora do quê? Para fora do “mundo”. (cf. Jo.15:19) Mas o que é o mundo? O “mundo” é uma figura de linguagem que Jesus usou para assinalar um sistema ou filosofia de vida, contrária ao governo de Deus.        O mundo não pode ter ódio de vocês, mas tem ódio de mim porque eu afirmo que o que o mundo faz é mau. (João 7:7 NTLH)

Jesus nos chama para fora de um mundo egoísta, que despreza e odeia todo o projeto de Deus para a raça humana. (cf. Jo.3:19) Então, quando nos reunimos em “assembléia” como agora, nos ajuntamos para deliberar as coisas do Reino, que chegam a nós pelo Espírito de Deus e pela Palavra de Deus, a fim de sabermos como agirmos no mundo e com as pessoas que a ele pertencem.   Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. (João 17:18 NTLH)  

Em assembléia nós nos fortalecemos pela Palavra de Deus e comunhão sob o poder do Espírito. Depois vamos ao mundo realizar nossa missão no mesmo poder e unção do Espírito de Deus.

 

 

 

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação