SE PREFERIR, FAÇA DOWNLOAD:
(Mateus 1: 18-23)
Como a maioria das pessoas define a “celebração do Natal”? Árvores, luzes, compras, presentes, comida e encontros para diversão. Entretanto, como cristãos, a nossa observação sobre o Natal deveria ser, antes de tudo, sobre o nascimento de Jesus, Sua crucificação e ressurreição. Porém não deveríamos apenas pensar que esses fatos aconteceram na vida de nosso Senhor, mas nas razões Divinas para os mesmos. Por que Jesus nasceu, morreu na cruz e ressuscitou? Deus fez tudo isso, a fim de dar esperança eterna a todos os que crerem no Seu plano de amor e bondade.
A celebração do Natal é a história de como o próprio Deus veio à Terra e Se encarnou na Pessoa de Jesus, a fim de mostrar o Seu amor a uma humanidade afastada Dele. Nós sempre nos lembramos dessas coisas a cada ano, no período do Natal. Deus veio à Terra para que pudéssemos ter acesso ao Céu.
Uma vez que entendermos o sentido do Natal, a nossa atitude acerca desse feriado mudará. Em vez de somente focarmos exaustivamente sobre coisas externas, deveríamos refletir que o Natal refere-se a Jesus, que veio no oferecer o perdão dos nossos pecados e a esperança da vida eterna.
O que a Bíblia fala sobre Jesus?
O nascimento de Jesus foi um ato da graça Divina para estar entre os homens. (Mt.1:18-23; cf. Is.7:14)
& 18 O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. 19 José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. 20 Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse: – José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. 21 Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles. 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta [Isaías 7:14]: 23 “A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel.” (Emanuel quer dizer “Deus está conosco”) (Mt.1:18-23 NTLH)
O texto nos faz ver que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, ou seja, pelo próprio Deus. Isso se cumpriu no tempo estabelecido por Deus, a fim de que se cumprisse a profecia de Isaías 7:14. O nome “Emanuel” significa “Deus conosco” e isso quer dizer que toda a Divindade estava em Jesus, a fim de se manifestar aos homens.
U Aceite a presença de Deus na sua vida em Cristo, pois esse é o desejo do Seu coração!
Jesus não era um homem comum, mas era o próprio Deus encarnado. (Cl.2:9)
& Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus. (Cl.2:9 NTLH)
Jesus não era um homem comum, pois Nele toda divindade habitava completamente.
U Confie inteiramente em Jesus, pois Ele é o próprio Deus Todo-Poderoso!
Jesus veio para mostrar que uma vida afastada de Deus é a causa de não desfrutarmos da graça do Criador. (Is.59:1,2)
& 1 Vocês estão pensando que o SENHOR perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? 2 Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações. (Is.59:1,2)
O pecado separa o homem de Deus. Muitos dizem que, embora não sejam cristãos “assíduos”, não são inimigos de Deus, e que creem Nele! Esse pensamento é fruto de uma religião falsa e vazia.
U Examine a realidade da sua condição espiritual. Você está próximo ou longe de Deus?
Jesus veio para nos tornar amigos de Deus. (Rm.
5:10,11)
& 10 Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo. 11 E não somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus. (Rm.5:10,11 NTLH)
Nós éramos inimigos de Deus e, por meio da nossa fé ou fidelidade a Cristo, Deus nos tornou Seus amigos. Então, para sermos amigos de Deus precisamos ser fiéis, tanto à Pessoa de Cristo como aos princípios do Seu Evangelho.
U Procure ser fiel a Jesus e ao Seu Evangelho, a fim de ser amigo de Deus.
Jesus veio para elucidar sobre os resultados de uma vida de comunhão com Ele e longe Dele. (Rm.6:23)
& Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor. (Rm.6:23 NTLH)
U Esforce-se para viver em comunhão com Jesus, a fim de receber a vida eterna.
Jesus veio para trazer a proposta Divina de reconciliação. (Cl.1:19-22)
& 19 Pois é pela própria vontade de Deus que o Filho tem em si mesmo a natureza completa de Deus. 20 Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu. 21 Antes, vocês estavam longe de Deus e eram inimigos dele por causa das coisas más que vocês faziam e pensavam. 22 Mas agora, por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença para serem somente dele, não tendo mancha nem culpa. (Cl.1:19-22 NTLH)
Por meio da Sua morte na cruz, Jesus ofereceu a Si mesmo àqueles que creem Nele, a fim de se tornarem amigos de Deus, ou seja, o Criador está disposto a perdoar os que são fiéis a Cristo e lhes dar tanto a Sua presença como uma vida que lhe agrada.
U Aceite a proposta de reconciliação de Deus, viva e desfrute da Sua presença na sua vida.
Jesus veio para dar o Espírito Santo àqueles que creem no Seu Evangelho. (Ef.1:13,14)
& 13 A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. 14 O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória. (Ef.1:13,14 NTLH)
Quem ouve a mensagem do Evangelho de Cristo e nela crê, recebe uma marca Divina, isto é, a habitação do Espírito Santo. Essa marca é chamada na Bíblia de “selo”, indicando propriedade e que somente uma pessoa autorizada por Ele poderá abri-lo. Ninguém pode tirar o Espírito Santo de nossas vidas, mas caso voltemos a uma vida de afastamento de Deus, nós poderemos extingui-Lo de nossas vidas.
O Espírito Santo nos foi dado para nos guiar em toda Verdade Divina e nos assistir neste mundo cruel, incrédulo e malvado. Portanto, é necessário que tenhamos juízo, a fim de sermos submissos à direção do Espírito Santo, para recebermos todas as bênçãos de Deus, ou seja, as que nos são dadas aqui na Terra e as que nos pertencem no Céu.
Deus nos dá individualmente do Seu Espírito, porque Ele ama pessoas e não números. Ele dá de Si mesmo a cada indivíduo que crê no Seu plano em Cristo. Se o Espírito é o “selo” de Deus, isso significa que devemos empregar todo o esforço para mantê-Lo em nossas vidas e não permitir que qualquer outra pessoa o retire de nós.
U Celebre a presença do Espírito Santo na sua vida e viva de tal modo que O agrade.
U Encare a “Celebração do Natal” com seriedade.
Embora nós normalmente associemos celebrações felizes com o Natal, saibamos que ele é também um momento oportuno para reflexã
o séria sobre o nosso destino eterno.
Quando as pessoas são fortes, com boa saúde e prósperas, elas não dão muita importância para o dia de sua morte. Elas vão para onde querem e fazem o que querem, mas virá o dia em que cada ser humano deverá estar diante de Jesus, a fim de prestar contas de como e para quem viveu nesta vida.
A Bíblia nos mostra claramente a maneira de como devemos nos preparar para esse “dia”. O Natal deve nos fazer lembrar de que a Única Pessoa que pode perdoar os nossos pecados é Jesus Cristo, e isso, pela vontade de Deus.
Ele morreu em nosso lugar e a Sua ressurreição é uma prova de que Deus deu o Seu sacrifício como o pagamento completo por nossos pecados. Quando O celebramos mais do que as coisas externas, sabemos que Ele está presente e temos a oportunidade de sermos perdoados e alcançarmos uma vida de comunhão com Deus nesta vida e na eternidade.
Mesmo quando nossos corpos forem colocados numa sepultura, sabemos que estaremos imediatamente na presença de Deus, pois o apóstolo Paulo nos ensina que deixaremos este corpo para estarmos presentes com o Senhor! (cf.2 Co.5:6) Essa é a nossa maior esperança em Cristo: recebermos uma vida que nunca mais experimentará a morte.
Minha sugestão para quando você observar as coisas externas na “Celebração do Natal”:
Olhe para a “árvore” e lembre-se da cruz onde Jesus morreu. Olhe para “os presentes ao pé da árvore” e lembre-se no maior presente que Ele lhe ofereceu – a Vida Eterna. Essa vida já age dentro de cada um de nós pela ação do Espírito Santo, e pela obediência a Ele e à Palavra de Deus, nos prepara para a eternidade ao Seu lado.
Olhe para “as luzes piscando na árvore” e lembre-se de que Jesus é a Luz para este mundo e que agora ilumina os nossos corações com todos os pensamentos e planos de Deus. Olhe para “os alimentos colocados sobre a mesa” e lembre-se de como Jesus tem sustentado a sua vida, providenciando o necessário para que você se mantenha compromissado com Ele e com os valores do Reino de Deus, através do Espírito Santo e de Sua Palavra, que é a nossa verdadeira comida. (cf. Lc.4:4)
Olhe para “as pessoas ao seu redor” e lembre-se de como Jesus deseja conduzir a todos para o Seu Reino e, portanto, como a comunhão espiritual entre irmãos é importante. Quando “se assentar para comer” com outras pessoas, lembre-se da Grande Ceia do Cordeiro que acontecerá no Céu, para festejar o casamento eterno de Jesus com a Sua Igreja!
Com todas as distrações e as tradições de Natal, nós precisamos intencionalmente manter a Jesus como o nosso foco central. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:
- Abra a Bíblia no primeiro capítulo de Lucas e coloque-a ao lado dos presentes sob a árvore de Natal, para servir como um lembrete da história do nascimento de Jesus na hora de abrir os presentes.
- Dedique alguns momentos para recordar sobre como Deus o salvou do mundo.
- Em seguida, agradeça a Jesus e louve ao Senhor, tanto por quem Ele é e como pelo que Ele tem feito.
- Lembre-se de que tudo o que você tem é Dele, até mesmo sua próxima respiração.
- Seja agradecido a Jesus por tudo o que Ele tem feito a você durante todo o ano.
- Não se esqueça de agradecer a Jesus por tê-lo escolhido para ser eternamente Dele!
Feliz Natal a Todos! A Minha Esperança é Que Jesus Seja Sempre o Foco da Nossa Verdadeira Adoração!