Skip to content Skip to footer

SE PREFERIR, FAÇA DOWNLOAD:

mp3pdf 

 

(Salmos 25:8-15)

Como nós estamos vivendo? Cuidadosamente, intencionalmente ou automaticamente? É tão automático levantarmos todas as manhãs, irmos e fazermos o nosso trabalho, voltarmos para casa, assistirmos televisão à noite e cairmos na cama, sem nos preocuparmos com o envolvimento de Deus em nossas vidas, ao longo do dia que se passou.

Ignorarmos o fato sobre como Deus nos tem abençoado, guiado e protegido é uma maneira tola de viver. Nós precisamos considerar os benefícios de mantermos nossos olhos e ouvidos espirituais abertos, durante todo o dia.

Aqueles que estão cientes da presença de Deus, durante suas atividades diárias, desfrutam da tranquilidade de saber que Ele está sempre no controle e que trabalha para realizar Seus bons propósitos. As experiências que acontecem a cada dia com Ele devem nos ensinar a conhecê-Lo e a amá-Lo mais.

Quando aprendemos a ver as marcas de Deus em nossos dias, vamos tomando conhecimento do tamanho do Seu envolvimento em nossas vidas. Talvez, Ele tenha nos dado força em uma situação que estava além das nossas capacidades físicas e mentais, ou tenha nos aberto uma porta de oportunidades. Talvez, Ele tenha guiado nossas decisões ou ajudado para que déssemos uma resposta de modo piedoso e paciente a uma pessoa difícil.

Se os nossos ouvidos estão abertos às advertências e instruções do Senhor, procuraremos não repetir os mesmos erros que já cometemos. Mas aqueles que são surdos à Sua voz, continuarão manifestando os mesmos padrões de pensamento doentio, emoções negativas e atitudes tolas.

Como seria bom se terminássemos o dia refletindo sobre o envolvimento de Deus em nossas atividades! O Senhor está sempre conosco, para nos guardar e guiar no Seu caminho. Ele quer que O vejamos em tudo, entendamos a vida pela Sua perspectiva e que confiemos na Sua sabedoria e poder para enfrentarmos qualquer desafio.

Vamos ler novamente o nosso texto bíblico, observando que Davi está refletindo sobre a sua vida e nos cuidados de Deus para com ela. Vejamos:

&8 O SENHOR é justo e bom e por isso mostra aos pecadores o caminho que devem seguir. 9 Deus guia os humildes no caminho certo e lhes ensina a sua vontade. 10 Ele é fiel e com amor guia todos os que são fiéis à sua aliança e que obedecem aos seus mandamentos. 11 Ó SENHOR Deus, cumpre a tua promessa e perdoa os meus pecados, porque são muitos! 12 Aqueles que temem o SENHOR aprenderão com ele o caminho que devem seguir. 13 Eles sempre terão sucesso, e a Terra Prometida será dos seus filhos. 14 O SENHOR Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles. 15 Eu olho sempre para o SENHOR, pois ele me livra do perigo. (Sl.25:8-15 NTLH)

Eu gostaria de falar sobre quatro coisas que estão no nosso texto bíblico:

  • A oração de um homem de Deus, baseada no conhecimento que possuía do Senhor.
  • Cinco verdades que ele expõe sobre o caráter de Deus.
  • Uma promessa.
  • O seu testemunho pessoal.

No verso 11, Davi ora da seguinte maneira: “Ó SENHOR Deus, cumpre a tua promessa e perdoa os meus pecados, porque são muitos!

Havia muitas promessas para pedir, mas Davi pede pela promessa da misericórdia Divina, pois só Deus é capaz de perdoar os pecados dos pecadores. Davi reconhece a sua incapacidade espiritual, lamenta diante de Deus a sua fragilidade moral e demonstra um desejo fortíssimo de manter seu relacionamento com Deus.

Além do mais, Davi expõe o seu conhecimento acerca do caráter ou atributos Divinos. A sua exposição deve nos levar a verdades sobre Deus, nas quais devemos crer de todo o coração. Davi, nos versos que lemos, expõe o seu conhecimento e experiência com Deus da seguinte maneira:

  • Deus é justo, bom, e, com prazer, ensina aos pecadores o caminho que devem seguir. (8)
  • Deus guia os humildes no caminho certo e lhes ensina a Sua verdade. (9)
  • Deus é fiel, e, com amor, guia a todos os que são fiéis à Sua aliança e obedientes à Sua Palavra. (10)
  • Os que respeitam a Deus aprenderão com Ele o caminho que devem seguir. (12)
    • PROMESSA: Serão bem-sucedidos e alcançarão as Suas promessas. (13)
  • Deus é Amigo dos que O respeitam e lhes ensina as condições ou segredos da Sua aliança. (14)

No verso 15, Davi fala da sua fé no Senhor: “Eu olho sempre para o SENHOR, pois ele me livra do perigo.” Este verso não fala apenas da confiança de um homem em Deus, mas expressa o desejo de estar em constante comunhão com Ele.

Quando Davi fala sobre o livramento de Deus acerca dos perigos, seria importante saber que tais “perigos” também se encontram dentro de nossas almas, como: pensamentos e emoções erradas. Muitas vezes, não notamos o perigo de ouvir somente a nós mesmos, deixando de lado a Palavra de Deus.

Portanto, diante de tudo isso, eu lhes apresento um simples roteiro de ações que nos ajudarão a refletir não só sobre o texto, mas também em nossos momentos de oração.

  1. Que eu procure perceber o envolvimento de Deus nas minhas atividades diárias.
  2. Que eu seja humilde diante de Deus e busque sempre o Seu perdão para os meus pecados.
  3. Por causa da Sua justiça e bondade, que eu sinta prazer em ser ensinado por Ele a andar sempre no Seu caminho.
  4. Que eu seja humilde para aprender a Sua Verdade.
  5. Que eu seja fiel e obediente à Sua Palavra, a fim de desfrutar da Sua fidelidade e amor.
  6. Que o temor do Senhor jamais se afaste do meu coração, a fim de fazer a Sua vontade e desfrutar das Suas promessas eternas.
  7. Que eu respeite a Deus, a fim de desfrutar da Sua amizade e vir a conhecer as condições ou os segredos dos Seus planos.
  8. Que os meus olhos permaneçam sempre focados em Deus, pois assim obterei a Sua proteção.
Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação