Skip to content Skip to footer

Nem sempre entendemos os porquês!

 

 SE PREFERIR, FAÇA DOWNLOAD:

mp3pdfepubmobi

 

(1 Pedro 5:6-11)

Vamos ler o nosso texto bíblico:

& 6 Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. 7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. 8 Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. 9 Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos. 10 Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança. 11 A ele seja o poder para sempre! Amém! (1 Pe.5:6-10 NTLH)

Você já ficou triste com Deus? Algumas pessoas ficam muito tristes com Deus, por Ele permitir que adversidades lhes aconteçam. Enquanto isso, outros se alegram com Ele, pois sabem que está fazendo o melhor para suas vidas. Uma das reações mais comuns é esta: “Qual é o propósito de tudo isso? Por que Deus permite que essa adversidade atinja toda a minha família e a entes queridos?

Porém, há momentos em que Deus não responde às nossas perguntas e não conseguimos entender o que Ele está querendo nos ensinar. De que maneira nós devemos reagir às razões Divinas, ao permitir que passemos por situações difíceis e desesperadoras?

Antes de tudo, nós precisamos reconhecer cinco verdades:

·      Primeira: A perspectiva de Deus é completa, pois Ele conhece o passado, o presente e o futuro. Ele conhece cada detalhe de nossas vidas, sabe o que está acontecendo e o porquê da situação.

·        Segunda: Deus é justo, amoroso e bondoso. Tudo o que nos acontece é motivado por Seus atributos.

·        Terceira: Tanto os pensamentos como os caminhos de Deus são mais elevados do que os nossos. (cf. Is.55:8,9) Algumas coisas estão além da nossa compreensão momentânea, e então, devemos permitir que o Senhor tome o controle de toda a situação, até que compreendamos Suas razões.

·         Quarta: Deus é Digno de toda a nossa confiança, pois o Seu amor se renova a cada manhã. (cf. Lm. 3:22,23)

·         Quinta: Reagir de acordo com a Palavra de Deus é mais importante do que procurar entender as razões do sofrimento.

Como respondemos a cada dor, decepção e aflição que sofremos?

·     Será que estamos vendo as provas como um meio de Deus chamar a nossa atenção? Este deve ser o nosso primeiro pensamento, pois devemos focar toda a nossa atenção Nele.

·     Será que Deus está usando essa dificuldade para que aprendamos a depender Dele? Quando estamos limitados diante das adversidades, nós devemos aprender a confiar na graça do Senhor.

·    Será que é um ataque satânico? Há ocasiões em que Deus permite que Satanás nos ataque, pois precisamos aprender a confiar na nossa armadura espiritual. (cf. Ef.6:10-17)

·     Será que Deus está provando a nossa fé? De antemão, Deus conhece a nossa reação às adversidades, mas ela precisa ser fortalecida por meio de um compromisso contínuo com Cristo Jesus, o nosso Senhor.

Nós podemos perguntar a Deus sobre as razões das adversidades?

Claro que sim, pois é uma pergunta normal! Entretanto, Ele não se compromete em tempo algum responder às nossas perguntas, pois é a nossa reação à pressão que determinará se seremos ou não beneficiados na situação, ou se sofreremos em vão. Além do mais, há situações em que Deus contestará nossos anseios. O exemplo de Paulo nos mostra que o Senhor não atendeu ao seu pedido, para que ele ficasse livre do “espinho na carne”. (cf. 2 Co.12:7)

Quando não entendemos “os porquês” do nosso sofrimento, de que maneira nós devemos reagir?

1. Sejamos humildes a Deus, pois assim declaramos a nossa dependência da Sua mão forte. (v.6) &Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo.

2. Confiemos no cuidado de Deus por nós. (v.7) &Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.

3. Sejamos prudentes, a fim de não cairmos nas ciladas satânicas. (v.8) &Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.

4. Que nós resistamos ao Diabo e que, pela fé, mantenhamos a nossa comunhão com Cristo. (v.9) &Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos.

5. Confiemos no trabalho Divino para o aperfeiçoamento do nosso caráter, a fim de participarmos da Sua Eterna Glória. (v.10) &Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança.

Portanto, nós reconhecemos o poder de Deus e O louvamos quando:

·       Cremos que somos filhos de Deus e, portanto, sabemos que recebemos tanto os Seus cuidados como o Seu trabalho que nos aperfeiçoa na Pessoa de Cristo Jesus.

·         Cremos que Deus está sempre conosco e que nunca nos abandonará. (cf. Hb.13:5)

·         Cremos que Deus tem propósitos ao permitir que passemos por lutas e, portanto, sabemos que na vida de um verdadeiro filho de Deus nada acontece por acidente, ou por acaso. (cf. Rm.12:28)

·         Cremos que Deus nos abençoa quando temos prazer Nele, ainda que seja em meio às lutas. (cf. 1 Ts.5:18)

·         Cremos que Deus nos ajuda a sermos pessoas equilibradas e vigorosas sobre a base sólida, que é Jesus Cristo, a fim de nos conduzir à eternidade e desfrutarmos de toda a Sua Glória.

Pense:

·         Por que é tão difícil deixar de lado o desejo de conhecer a razão do nosso sofrimento? Será que esse desejo é uma evidência da nossa falta de fé em Cristo?

·       Diante das adversidades nós deveríamos focar toda a nossa atenção e pensamentos no Senhor. Será que nós temos reagido dessa maneira diante das dificuldades? O que nos tem impedido de termos nossos pensamentos no Senhor? O que nós devemos fazer para termos os nossos pensamentos voltados para Ele? Quais são os benefícios que nós podemos receber do nosso Pai Eterno, quando nossos pensamentos se voltam para Ele?

·         Que passagens bíblicas nós deveríamos guardar em nossos corações, quando passarmos por tempos difíceis?

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação