SE PREFERIR, FAÇA DOWNLOAD:
(Salmos 119:105)
&A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. (Sl.119:105 NTLH)
Em meio a tantas circunstâncias e pressões, a quem devemos recorrer, senão a Deus? Quando buscamos o Senhor em nossas orações, o Espírito Santo nos envia para a Palavra de Deus – a Bíblia. Esse é o caminho que o Espírito de Deus sempre escolhe para nós, ou seja, enviar-nos à Bíblia, pois ela é o fruto da Sua inspiração que revela tanto a mente do Pai como a nossa condição diante Dele e do mundo.
Infelizmente, a Igreja do nosso tempo não valoriza a Bíblia como deveria. No entanto, não é correto dizer que aqueles que desprezam a Palavra de Deus, não estão desprezando Aquele que a inspirou? Claro que estão! Eu não estou falando de termos um exemplar da Bíblia em nossas mãos, mas de ter os seus ensinamentos em nossos corações!
Muitos exaltam o poder de Deus e o buscam para suas vidas, freneticamente. Entretanto, o poder, sem direção e instrução, se torna dominação e conduz a alma humana ao fanatismo. O fanático não fundamenta a sua vida sobre o que aprende das Escrituras, mas sobre seus instintos e emoções. Ele não pondera e, portanto, não é sábio nem prudente. Por isso, nós deveríamos exaltar a Palavra de Deus, lendo-a constantemente e meditando nela todos os dias, por meio de devocionais e com a ajuda de pessoas mais experimentadas.
Afinal, o próprio salmista faz a seguinte declaração:
&96 Tenho visto que todas as coisas têm o seu limite, mas o teu mandamento se aplica a tudo. 97 Como eu amo a tua lei! Penso nela o dia todo. 98 O teu mandamento está sempre comigo e faz com que eu seja mais sábio do que os meus inimigos. (Sl.119:96-98 NTLH)
Se algo tem limites ou é limitado, significa que não é perfeito. Porém, a Palavra de Deus é perfeita e justa, pois não há limites para a sua aplicação. O salmista declara quatro coisas acerca da Palavra de Deus, que deveriam ser parte da nossa experiência com a Bíblia. Vejamos:
- Ele demonstra um grande amor por ela.
- Ele pensa nela o dia todo.
- Ele carrega em seu interior os mandamentos Divinos, a fim de obedecê-los.
- A sua obediência à Palavra de Deus faz com que ele seja um homem sábio, ou seja, consiga enxergar a vida com os olhos do Eterno.
O desejo de Deus é que aceitemos a Bíblia, não como um livro comum, mas como toda a revelação que foi dada por Ele aos homens que Nele creem. Em cada página, podemos observar a preocupação Divina com os Seus filhos, as Suas propostas, orientações sábias, Seus planos em Cristo, Suas promessas e o Seu poder para cumpri-las.
1. Deus quer que você entenda o propósito da Bíblia.
Por que Deus nos deu a Bíblia? Mencionarei algumas razões:
1.1. Para que conhecêssemos o Único Deus Verdadeiro.
Sem a Bíblia, nós teríamos conceitos errados sobre Deus, Jesus e o Espírito Santo. É por meio da Sua Palavra que aprendemos sobre os atributos, amor, graça e o poder de Deus.
1.2. Para nos mostrar o sentido da salvação que Ele nos oferece em Cristo.
A Bíblia revela a nossa condição moral e os planos de Deus para nos restaurar em Cristo. Então, ela revela a razão de Deus ter aceitado a carne (um corpo humano) sobre o Seu Espírito e de ter vindo à Terra na Pessoa de Jesus Cristo. Através dos Evangelhos e dos ensinos apostólicos é que conhecemos o caminho do perdão Divino a todos os que desejam se reconciliar com Ele.
1.3. Para que aprendêssemos o sentido da santificação.
Em todas as páginas da Bíblia, nós recebemos orientações sobre uma vida dedicada e obediente a Deus, a fim de nos submetermos à Sua vontade e aos Seus planos. Isso é santificação. Um exemplo para assimilarmos o qu
e é a santificação é a tesoura. Para que ela serve? Para cortar tecidos, linhas, barbantes e algumas outras coisas. Mas ela não serve para pescar um peixe, por exemplo. Para isso, nós precisamos de uma vara, linha, chumbo, boia e anzol. É dessas coisas que precisamos para pescar, e não da tesoura.
O servo de Deus serve para cumprir os Seus propósitos na Terra. Assim como a tesoura deve ser dedicada às mãos que pretende cortar alguma coisa, e o anzol dedicado às mãos do pescador, o filho de Deus deve ser dedicado às mãos e aos propósitos de Dele.
1.4. Para sermos orientados a agirmos na semelhança de Jesus, nas variadas situações.
A Bíblia nos ensina que a pessoa dedicada a Deus terá muitos problemas na Terra, assim como Jesus teve! Porém, ela nos ensina sobre como devemos agir à semelhança de Cristo em cada situação. A nossa reação revela se desejamos manifestar a glória de Deus ou os nossos interesses pessoais.
Por que nós devemos agir em conformidade a Jesus? Porque as atitudes de Jesus sempre agradaram a Deus! Então, cabe a todos nós entrarmos em um processo de aprendizado (discipulado), a fim de aprendermos sobre como podemos viver o Evangelho e praticar a Palavra de Deus na sociedade em que vivemos. Desse modo, não seremos apenas ouvintes, mas praticantes. (cf. Tg.1:22-24)
2. Deus quer que você confie na Bíblia e em Suas instruções.
O sentido da palavra “lâmpada” usada pelo salmista é expressar algo que “cintila”. Isso quer dizer que ela varia a sua tonalidade de brilho e de cor. Quando andamos segundo a vontade de Deus, temos o Seu brilho constante em nosso caminhar (passo a passo), mas ele se torna intermitente quando passamos a vacilar, ou seja, quando nos afastamos dela, o seu brilho se torna menos resplandecente.
A Palavra de Deus é comparada à luz de um candeeiro. Ele não é tão intenso em seu brilho, mas ilumina o lugar onde devemos colocar o nosso próximo passo.
Já o sentido da palavra “luz” é como o brilho do Sol, é a manifestação resplandecente da presença de Deus, em toda a Sua glória. A ideia é que na luz do Senhor nós temos felicidade.
Então, quando nós vamos à Palavra de Deus e a cavamos com interesse sincero, descobrimos uma luz cintilante como a de uma estrela no espaço ou de uma vela que cintila a sua luz, a fim de iluminar um passo de cada vez. À medida que avançamos e confiamos na luz cintilante da Bíblia, vamos percebendo como tudo vai se tornando cada vez mais claro ou resplandecente, por causa da presença de Deus. Então, uma vez que vamos adquirindo a Sua sabedoria, nós nos mantemos fielmente no Seu caminho e encontramos a felicidade!
Lembre-se sempre que o que é perfeito não pode estar sobre o que é limitado e nem a felicidade pode estar sobre o que é instável. Deus é perfeito porque é sempre estável. A Bíblia ensina que Jesus é o mesmo sempre! (cf. Hb.13:8) Então, a felicidade está em Jesus e só é feliz aquele que Nele está e O obedece.
Entretanto, esse versículo (Sl.119:105) não é uma ideia isolada como a de um provérbio. Observando os versículos anteriores é que podemos entender o nosso texto base. Eu gostaria que nós lêssemos os versos 101 ao 105 do Salmo 119:
& “101 Não tenho andado pelos caminhos da maldade, pois quero obedecer à tua palavra. 102 Não tenho deixado de cumprir as tuas ordens porque és tu que me ensinas. 103 Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel. 104 Por meio das tuas leis, consigo a sabedoria e assim detesto todos os caminhos da mentira. 105 A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho.”
Repare que ele descreve o modo como observa a Palavra de Deus na sua vida. Analisemos a sua atitude:
- A obediência à Palavra de Deus é a única maneira de não se andar no caminho da maldade. (119:101)
- O caminho da maldade significa andar de modo rebelde, desagradável a Deus. Em vez de escolher andar por esse caminho, ele escolhe ser obediente a Deus.
- A obediência à Palavra de Deus é a prova de que se está caminhando sob a instrução do Senhor Deus. (119:102)
- Acolher as instruções do Senhor faz com que aumentemos o nosso potencial, a nossa capacidade. Não traremos prejuízos às pessoas nem a nós mesmos. Além do mais, jamais ficaremos sob as opressões espirituais dos espíritos satânicos e enganadores.
- A instrução Divina nos leva a crer que aquilo que é impossível para nós é possível para Ele e, portanto, nos leva a experimentar o Seu poder, pois ao acolhermos os Seus ensinamentos, demonstramos que vivemos para a Sua glória.
- A Palavra de Deus traz abundância de vida ao ser humano e a sua eficácia é mais nutritiva e restauradora à alma, do que o mel. (119:103)
- A terra que os israelitas habitavam foi chamada por Deus de “a terra que manava leite e mel”, ou seja, uma terra boa e rica. ()
- & Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica… (Êx.3:8 NTLH)
- O mel era usado tanto para fins nutritivos () como para melhorar a saúde física. ()
- &João usava uma roupa feita de pêlos de camelo e um cinto de couro e comia gafanhotos e mel do mato.
- &Meu filho, coma mel, pois . Assim como o favo de mel é doce na sua língua.
- Por que a Palavra de Deus é mais eficiente do que o mel? Uma pessoa pode ter abundância de bens, alimentar-se bem e por meio medicinais manter uma boa saúde, mas a abundância de bens, o alimento e a saúde, não garantem um bom desenvolvimento da estrutura espiritual, moral e emocional. (Veja Hebreus 4:12)
- &Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.
- A instrução da Palavra de Deus dá sabedoria e faz com que os caminhos da mentira sejam detestados. (119:104)
- Por meio das propostas e instruções Divinas, o ser humano pode alcançar uma vida sábia e enxergar mais ao longe, ou seja, adquirir a capacidade de olhar para a vida com os olhos ou com a sabedoria de Deus. Ele odeia a mentira, porque ela é limitada, pois é como um passo no escuro e quando a luz cai sobre ela, desmorona!
- A sabedoria Divina sempre é acompanhada com a Sua presença gloriosa e, portanto, toda pessoa que vive em comunhão com o Pai, comunga com a Verdade, e assim, com toda a certeza odiará a trajetória da mentira, falsidade ou engano.
- A nossas decisões serão mais acertadas ou corretas.
- A Palavra de Deus é “lâmpada” para guiar aqueles que querem desfrutar da “luz” resplandecente da glória e presença Divina. (119:105)
- Há muitos que buscam a felicidade, mas o que encontram são apenas momentos de alegria, que logo desaparecem.
- Não pode haver felicidade na vida daquele que é instável, por mais que se esforce. Deus é estável e Nele está a felicidade, e esta na vida daqueles que se mantêm em comunhão com Ele e têm prazer Nele.
Portanto,
- Aprenda a ser obediente a Deus e abandone o caminho da maldade ou rebeldia.
- Viva sob a presença protetora de Deus, praticando Suas instruções.
- Alimente-se da Palavra de Deus constantemente e Ele lhe dará uma vida abundante em Cristo.
- Siga as instruções da Palavra de Deus e terá a sabedoria Divina, a fim de tomar decisões sábias e corretas.
- Ande sob a luz da Palavra de Deus e será uma pessoa abençoada e feliz.