SE PREFERIR, FAÇA DOWNLOAD:
(Mateus 24:12,13)
&12 “A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará;” 13 mas quem ficar firme até o fim será salvo. (Mt.24:12,13 NTLH)
Jesus está transmitindo uma verdade profética. Ele está dizendo que acreditemos em duas coisas, que servem como sinais da Sua volta, a fim de buscar a Sua Igreja:
- O aumento ou abundância da maldade ou pecado.
- O amor ou a boa vontade das pessoas se esfriará.
No entanto, Jesus faz uma advertência:
- Aquele que permanecer firme na sua caminhada sob a direção e orientações Divinas será salvo.
A maldade não é só vista nos atos violentos e criminosos que vimos ou assistimos pela TV. Ela tem uma causa e esta é a ignorância ou afastamento da Palavra de Deus. Uma vez que as pessoas não aprendem sobre todo o conselho Divino, facilmente pensarão que são capazes de analisarem a si mesmas, sem a exata compreensão da culpa e da inocência. Elas ditarão o que é moral e imoral para si próprias.
Quando lemos o contexto do nosso texto base, nós temos a tendência de indicarmos como sinais dos fins dos tempos os que se intitulam como vozes do Messias, guerras, fome, terremotos. (24:4-8)
No entanto, Jesus salientou que antes da Sua volta haveria muitas perseguições, martírios e ódio contra os Seus seguidores. Por esse motivo, muitos abandonariam a fé ou a crença em Jesus e no Seu Evangelho, seriam traidores da causa do Cristianismo e se encheriam de ódio. (24:9,10)
Jesus também falou que surgiriam falsos pregadores, que apareceriam para enganar as pessoas. Esses pregadores surgiriam para estabelecer o espírito do engano, tanto nos corações mundanos como nos que abandonaram a fé em Cristo. (24:11)
Por causa de uma pregação falsa, o aumento da maldade seria abundante e o amor se esfriaria do coração das pessoas, pois estão afastadas da Palavra de Deus. E como já vimos, Jesus fala da importância da perseverança, a fim de que a pessoa possa ser salva. (24:12,13)
Portanto, nós entendemos que a maldade ou pecado cresce na proporção em que nos afastamos de Deus e da Sua Palavra. Por isso, é importante analisarmos o aumento da maldade humana em três áreas: espiritual, pessoal e social.
1. Pecados na área espiritual.
1.1. Desonrar a Deus.
Por que eu devo honrar a Deus? Por que Ele nos criou à Sua imagem e semelhança, ou seja, nos criou para termos em nós a Sua essência ou natureza. É isso que nos torna diferentes dos animais, pois nós temos a consciência moral, os valores do que é certo e errado.
Nós não obedecemos a Deus pela motivação do medo, mas porque O amamos e confiamos no Seu caráter e nos Seus planos.
Entretanto, saiba que a honra sempre vem antes da obediência para que essa seja útil; portanto, uma pessoa que obedece a Deus, nem sempre poderá dizer que O está honrando! Jesus disse certa vez aos religiosos:
&8 “Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. 9 A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem meus mandamentos.” (Mt.15:8,9 NTLH)
Adoração aqui não é louvor, mas este faz parte da verdadeira adoração. O termo tem a ver com a submissão, com o reconhecimento de quem é o nosso Dono. Muitos ingressam na Igreja com sinceridade, mas com o passar do tempo fazem as coisas para si mesmos e não para que Deus manifeste a Sua glória e graça.
Vamos ler outra passagem que está em Lucas 18:10-14.
&10 – Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos.
Ambos estão na Casa de Deus e orando. Orar não faz parte da adoração? Claro que sim! Na sua oração, o fariseu simplesmente foi arrogante e se comparou com o publicano, ou cobrador de impostos. Tudo o que ele declarou fazer era correto, mas em nenhum momento ele honrou a Deus no seu íntimo. É fácil notar que ele, na sua oração, honra a si mesmo pelos seus feitos.
Já o cobrador de impostos é humilde, reconhece tanto a sua fragilidade moral como espiritual e submete a sua vida à graça Divina. Ele alcançou o seu propósito, que era o de restabelecer a sua comunhão com Deus.
Muitos dizem que fazem tantas coisas para Deus, mas na verdade, agem por orgulho espiritual. Outros não fazem nada! Tanto o que faz sem submissão e não para a glória de Deus como o que nada faz, erram! Ambos não glorificam ou não honram a Deus.
É um erro certas pessoas pensarem que por fazerem tantas coisas para Deus, estão em comunhão com Ele. Você se lembra do veredito que Jesus deu àqueles que se apresentarão a Ele no dia do julgamento?
&21 – Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. 22 Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” 23 Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!” (Mt.7:21-23 NTLH)
Qual é o sentido da declaração de Jesus “Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!”? O sentido é que fizeram todas aquelas coisas, mas com desprezo às Leis ou à Palavra de Deus. Mas isso é possível? Claro que sim! É possível usar o Nome Poderoso de Jesus sob o espírito do engano e da mentira. É possível dizer que estamos fazendo a obra de Deus, sem que a façamos para Ele, ou para a Sua glória!
Quero terminar por hoje, lendo a declaração de Jesus:
&15 Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. 16 Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu. (Mt.5:15,16 NTLH)
Nós existimos para honrar e santificar o Nome de Deus, através de Jesus Cristo que habita em nós e age através de nossas vidas, por meio do Espírito Santo.