FAÇA DOWNLOAD:
(2 Pedro 3:18)
&Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém! (2 Pedro 3:18 NTLH)
Quando um bebê nasce, a esperança dos pais é que ele cresça sadio, forte e inteligente, pois ele não terá apenas momentos agradáveis, mas terá que enfrentar grandes desafios e adversidades ao longo da vida.
O mesmo sentimento deve existir com relação à nossa vida cristã. Quando Deus nos salvou, por meio de Cristo, dos poderes do mal que controlam este mundo, isso foi só o início do nosso relacionamento com Ele, e o Seu desejo é que não fiquemos parados aí.
Após o “novo nascimento”, por meio da fé no Senhor, nós devemos continuar crescendo na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, o nosso Senhor, pois teremos momentos de grande prazer, mas também enfrentaremos muita luta na vida.
É pela graça de Deus que recebemos todas as bênçãos de Deus, tanto para este mundo como para a eternidade. É pela graça Divina que somos fortalecidos, a fim de resistirmos aos ataques do “Inimigo” contra a nossa fé, em Cristo.
Por causa de falsos ensinamentos que podem destruir a nossa comunhão com Deus, o apóstolo Pedro nos adverte a estarmos crescendo na graça e nos conhecimento de Jesus.
- Crescendo na graça. Pedro, de forma alguma está ensinando que devemos entender o crescimento na graça como a capacidade de obtermos somente bênçãos materiais, ou tudo aquilo que pode trazer alguma solução às nossas necessidades terrenas. A ideia apostólica é que nós devemos aprender cada vez mais como podemos estar sob a influência da bondade, misericórdia, poder, direção e orientação Divina.
- Crescendo no conhecimento. À medida que desfrutamos da influência do Senhor nas diferentes situações, nós devemos aprender sobre o Seu propósito ao permitir que passemos por uma determinada situação, e dentro desta, sobre o Seu caráter e o Seu modo de agir, a fim de que procedamos de acordo com a Sua vontade.
- A finalidade desse crescimento. Que nós reconheçamos e testemunhemos que Jesus Cristo é tanto o nosso Senhor (Dono, Soberano) como o nosso Salvador (Aquele que nos comprou do mundo e quer nos levar para a eternidade), a fim de que Ele receba toda glória e exaltação, para sempre!
Quando o apóstolo Pedro escreveu sua carta, ele a redigiu para os cristãos que estavam sob tremendo sofrimento e perseguição. Ele procurou mostrar que nenhum cristão verdadeiro está isento de adversidades, mas que elas podem nos ajudar a termos mais esperança eterna, sermos mais fortes e maduros em Cristo. Tudo depende da nossa atitude em relação à nossa submissão à graça Divina e ao conhecimento que adquirimos de Jesus Cristo, o nosso Senhor.
Portanto, o apóstolo Pedro ensina que o sofrimento e as adversidades não devem servir de empecilhos, para que o filho de Deus deixe de crescer em Cristo e na Sua graça, mesmo em meio a dores e sofrimentos.
Adversidades implicam em sofrimento e dor. Elas estão relacionadas a provas, dificuldades, problemas e decepções. Elas podem ser de natureza física, emocional ou espiritual, todavia, sempre produzem a dor. Diante das adversidades, podemos escolher duas atitudes: lamentarmos e vivermos cheios de queixas, ou crescermos em nosso relacionamento com Cristo. O nosso crescimento espiritual na adversidade depende de dois fatores:
1. Reconheça o propósito de Deus em meio à adversidade.
- Captar a nossa atenção.É fácil se esquecer de Deus quando tudo está bem, mas é na adversidade que devemos fixar a nossa atenção em Cristo e na Sua Palavra.
- Inibir o nosso orgulho.Quando estamos bem é fácil menosprezar outras pessoas, situações, e deixamos de servi-Lo, de acordo com os princípios do Reino de Deus. Então, Ele permite que a dor nos humilhe, a fim de quebrar o nosso orgulho e de que nós aprendamos a viver com um espírito de misericórdia e prudência.
- Mostrar a nossa fragilidade.Quando nos sentimos fortes e capazes de fazermos qualquer coisa, deixamos de depender da graça do Senhor, porém, Deus sabe como nos fragilizar por meio da aflição.
- Ensinar-nos a odiarmos a vida de pecados.Todo sofrimento neste mundo é um resultado do pecado e, quando sofremos, nós temos a oportunidade de recordarmos sobr
e esse grande mal, para que vivamos em humildade diante Daquele que é Santo!
- Mostrar a Sua fidelidade.É em meio a grandes adversidades que aprendemos a confiar no Senhor. A dor e o sofrimento nos guiam à Sua presença, em busca de ajuda. Quando O buscamos de todo o coração, descobriremos a Sua fidelidade.
- Capacitar-nos para que ajudemos outras pessoas.Quando somos fortalecidos por Deus em meio à aflição, somos capacitados a ajudar outras pessoas com a mesma ajuda que Ele nos deu. ()
- Mudar a trajetória de nossas vidas.Deus, às vezes, usa a dor e o sofrimento para corrigir nossos caminhos, a fim de que voltemos ao Seu “Caminho”.
2. Responda adequadamente diante da adversidade.
Paulo escreveu o seguinte:
&Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. (Romanos 8:28 NTLH)
A primeira atitude que devemos tomar não é a de fugir da situação adversa, mas devemos ir à Palavra de Deus e perguntarmos a nós mesmos o que estamos aprendendo com tudo o que estamos passando. Quando um pai vai disciplinar o seu filho é seu dever explicar as razões da disciplina, e então, ele aplica a correção.
Quando descobrimos que o objetivo da adversidade é para o nosso crescimento espiritual, devemos render a Deus a nossa vontade e confiarmos na Sua fidelidade.
3. Saiba que Deus usa as adversidades para o seu crescimento espiritual.
A adversidade é a maneira mais eficaz para que a nossa fé se fundamente e se comprometa cada vez mais com Deus. O apóstolo Pedro ensinou o seguinte:
&6 Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. 7 Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. (1 Pedro 1:6,7 NTLH)
Quando Pedro fala para termos alegria, ele se refere à salvação que está pronta para ser revelada, quando os verdadeiros cristãos forem retirados definitivamente desta Terra, a fim de que vivam com Deus na eternidade. Porém, enquanto estão neste mundo, haverá tristezas por algum tempo, por causa das adversidades que produzem dores e sofrimentos.
No entanto, Pedro afirma que essas aflições são necessárias, a fim de que a fé se revele como verdadeira.
4. A sua reação diante das adversidades podem revelar os seguintes aspectos:
- A sua perspectiva de Deus. Ele é digno de confiança?
- A sua perspectiva de si mesmo. Você crê que Deus o ama?
- Os seus pontos fracos e fortes. Quais áreas da sua vida precisam ser fortalecidas pela Palavra de Deus?
- A sua capacidade para resistir. Você se rende facilmente ou tem resistido com confiança em Cristo e na Sua Palavra?
- A sua confiança em Deus. Você crê que Deus está permitindo essa situação adversa, a fim de fortalecer a sua fé?
O nosso crescimento na graça do Senhor depende do modo como vemos as adversidades em nossas vidas. Nós podemos vê-las como obstáculos ou como uma grande oportunidade para crescermos em nosso relacionamento com Jesus.
Cada prova que passamos tem o propósito de crescermos tanto na graça como no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Que aprendamos a confiar nos Seus planos eternos e na Sua fidelidade!