Skip to content Skip to footer

Confiando em Deus na noite escura

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Salmos 30:1-12

Texto Bíblico:

& 1 Ó SENHOR Deus, eu te louvo porque me socorreste e não deixaste que os meus inimigos zombassem de mim.

2 Ó SENHOR, meu Deus, eu gritei pedindo ajuda, e tu me curaste,

3 tu me salvaste da morte. Eu estava entre aqueles que iam para o mundo dos mortos, mas tu me fizeste viver novamente.

4 Cantem louvor a Deus, o SENHOR, vocês, o seu povo fiel! Lembrem do que o Santo Deus tem feito e lhe dêem graças.

5 A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria.

6 Eu me senti seguro e pensei: “Nunca terei dificuldades.” 7 Ó SENHOR Deus, tu foste bom para mim e me protegeste como uma fortaleza nas montanhas. Depois tu te escondeste de mim, e eu fiquei com medo. 8 Ó SENHOR Deus, eu te chamei e pedi a tua ajuda.

9 Se eu morrer, que lucrarás com isso? Será que os mortos podem te louvar? Será que eles podem anunciar que és fiel?

10 Ó Deus, escuta-me e tem compaixão de mim! Ajuda-me, ó SENHOR Deus!

11 Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria.

12 “Por isso, não ficarei calado, mas cantarei louvores a ti. Ó SENHOR, tu és o meu Deus; eu te darei graças para sempre. (Salmos 30:1-12 NTLH)

Nestes últimos dias, eu fiquei muito chocado com casos de pedofilia em nosso país, e principalmente, como o do militar aposentado no Rio de Janeiro que, segundo as investigações, suspeita-se que praticava atos insanos com crianças de até 2 anos de idade!

Eu fico imaginando os sentimentos dos pais dessas crianças! Imagino as “noites escuras” que dominaram suas almas. Eu oro para que nessa circunstância de dor, aqueles que passaram por esses momentos cruéis se encontrem com a graça de Deus, a fim de serem curados e se levantarem para a vida.

A vida de hoje é assim: pela manhã, ouvimos as notícias e lamentamos muito com os acontecimentos terríveis que estão acontecendo em nosso país. Depois, nós nos encontramos com colegas e amigos e nos alegramos em meio às conversas. É uma mistura de tristeza e alegria, tudo ao mesmo tempo, e parece que o pior sempre acontecerá aos outros e nunca a nós.

No cristianismo, criou-se o hábito de que nenhum problema nos atingirá, porque cremos em Deus e que Ele sempre nos salvará de todos os perigos, doenças ou de qualquer mal. Isso é uma presunção pecaminosa! O que é a presunção?

  • É a opinião excessivamente boa acerca de nós mesmos, uma segurança ou confiança que temos em nós mesmos.
  • A presunção se torna mais excessiva, quando a demonstramos em público como uma expressão de vaidade pessoal, o que é muito perigoso.

O Salmo sobre o qual nós iremos meditar consiste no seguinte:

  • O louvor pessoal de Davi. (vs.1-3)
  • A chamada de Davi para o louvor corporativo. (vs.4,5)
  • A razão da disciplina de Deus a Davi. (vs.6,7)
  • A atitude de Davi diante da ira Divina. (vs.8-10)
  • A alegria de Davi por ter experimentado o poder de Deus e por ter se reencontrado com a verdadeira razão da sua vida neste mundo. (vs.11,12)

1. Aprenda louvar a Deus por tudo o que Ele faz na sua vida. (vs.1-3)

O verso 1 estabelece o contexto para todo o Salmo:

& 1 Ó SENHOR Deus, eu te louvo porque me socorreste e não deixaste que os meus inimigos zombassem de mim.

A preocupação de Davi é exaltar a Deus e, portanto, Deus sempre deve ser exaltado. Louvar significa erguer para cima, enlevar, colocar no mais alto plano e apresentar publicamente a pessoa exaltada. É isso o que Davi faz acerca da Pessoa Divina.

Seria como se estivéssemos andando por um deserto muito árido e encontrássemos um poço. Então, nós elaboraríamos um balde e o puxaríamos para cima com a água refrescante, que foi retirada de dentro do poço e a compartilharíamos com todos.

Davi mostra a todos que Deus tem o poder de socorrer os Seus e honrá-los diante dos seus adversários, desde que tomemos as atitudes corretas. Então:

# Creia que Deus pode socorrê-lo em seus momentos de escuridão e honrá-lo; entretanto, ande corretamente e tenha sede por Dele!

O verso 2 dá mais pistas sobre o que Davi estava enfrentando:

& 2 Ó SENHOR, meu Deus, eu gritei pedindo ajuda, e tu me curaste. 3 tu me salvaste da morte. Eu estava entre aqueles que iam para o mundo dos mortos, mas tu me fizeste viver novamente.

Davi estava muito doente e perto da morte. Os seus inimigos, presunçosamente, já o haviam sepultado em suas próprias mentes. Para eles, Davi já estava morto e descartado. Às vezes, nós falamos como se estivéssemos muito próximos da morte e com um “pé na cova”. Porém, nós só deixaremos este mundo quando Deus assim quiser e não quando pensamos que é o fim.

Deus é o “SENHOR” da sua vida, o seu Deus e, portanto, Ele é o “Dono” dos seus dias e é Quem determina o início, o fim de tudo, ou a restauração do nosso ser para a vida verdadeira. Portanto,

# Não diga que é o fim, quando Deus lhe dá a esperança para um recomeço, através do Seu trabalho de restauração!

2. Exalte a Deus e o Seu caráter, tanto individual como publicamente. (vs.4,5)

O que Deus faz a uma pessoa é uma grande notícia a todos os povos, porque as Suas ações revelam o Seu caráter ou atributos, ou seja, Quem Ele é.

& 4 Cantem louvor a Deus, o SENHOR, vocês, o seu povo fiel! Lembrem do que o Santo Deus tem feito e lhe dêem graças. 5 A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria.

Davi convoca aqueles que amam a Deus, para louvá-Lo com ele e pede que se lembre do que o Senhor tem feito e que sejam agradecidos de coração.

  • Em algum momento você tem chamado alguém ou algumas pessoas, para exaltar a Deus pelo que ele tem feito com gratidão sincera?
  • Como as pessoas saberão que Deus é na sua vida, se você não declara os Seus feitos?

Naturalmente, os que não amam obedecer a Deus (os que não são fiéis), pensarão que tudo se trata de uma grande bobagem, ou uma demonstração de orgulho espiritual, porém, não aceite os argumentos do “Inimigo”, mas preocupe-se em exaltar a Deus e compartilhe-O com os que são fiéis a Ele.

No verso 5, Davi fala de duas verdades.

  • A primeira se refere a Deus: “A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda.” A disciplina de Deus é igual à de nossos pais, pois, ainda que nos castigue, Ele o faz por amor e nunca estaremos fora da Sua graça ou bondade.
  • A segunda fala da nossa experiência de dor: “O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria.” A disciplina dói e ela pode ter um tempo de duração, no período da nossa escuridão, mas quando a reconhecemos que é para o nosso bem ou para a nossa correção, logo esse conhecimento traz luz para a nossa alma e nos alegramos Nele. Essa alegria nos faz levantar e faz com que tenhamos disposição para andarmos no verdadeiro sentido que Ele nos deu para a vida.

Então, chegamos ao ponto de entendermos as razões de Davi ter feito o que fez. Ele precisava dar esse lembrete ao povo e a si mesmo, pois havia caído no poço da presunção. Portanto,

# Motive as pessoas fiéis a louvarem a Deus juntamente com você, tanto pelos Seus feitos como pelo Seu caráter.

3. Cuidado com a presunção pecaminosa. (vs.6,7)

Davi havia pecado e endureceu o seu coração com a autoconfiança ou a presunção pecaminosa, que se baseava na sua prosperidade pessoal.

& 6 Eu me senti seguro e pensei: “Nunca terei dificuldades.” 7 Ó SENHOR Deus, tu foste bom para mim e me protegeste como uma fortaleza nas montanhas. Depois tu te escondeste de mim, e eu fiquei com medo.

Muitas pessoas se sentem muito abençoadas ou prósperas em Deus e a presunção de nenhum mal poderá lhes acontecer cresce dentro do coração enganoso. Jeremias disse o seguinte acerca do nosso coração:

& Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado. (Jeremias 17:9 NTLH)

A presunção nos alcança quando deixamos de respeitar a Deus e nos acomodamos sobre tudo o que Ele já nos proporcionou. Paramos de nos sentir gratos e de vivermos para a Sua glória, mediante a Sua graça e bondade. Ficamos apáticos e o nosso temor a Ele começa a secar.

A presunção faz com que os nossos elogios a Deus não sejam verdadeiros, pois presumimos que Ele sendo infalível, não deixará que nada de grave nos aconteça. Como esse pensamento em mente, nós deixamos de buscar a Sua vontade e Seus planos para nossas vidas neste mundo. Achamos que Deus abençoará tudo o que fazemos!

A presunção que resulta de uma fé falsa é uma assassina! Ela faz com que vivamos por meio de conceitos ou crenças pessoais e deixamos de viver para dar prazer a Deus.

Quando vivemos desse modo nós deixamos de experimentar a presença do Senhor e sem Ele, percebemos que diante de tudo o que possuímos, nós não temos nada! Estamos sem o presente e sem o futuro. Perdemos a esperança! É nesse momento que devemos nos voltar para Deus e pedirmos pela Sua misericórdia!

# Cuidado com a sua autoconfiança e, portanto, não seja presunçoso, mas ande em temor diante do seu Deus.

4. Confie na misericórdia de Deus, para que você retome o verdadeiro sentido da sua vida – viver para a Sua glória. (vs.8-10)

Davi revela sobre a sua atitude em relação a Deus: ele se coloca nas mãos Dele.

& 8 Ó SENHOR Deus, eu te chamei e pedi a tua ajuda. 9 Se eu morrer, que lucrarás com isso? Será que os mortos podem te louvar? Será que eles podem anunciar que és fiel? 10 Ó Deus, escuta-me e tem compaixão de mim! Ajuda-me, ó SENHOR Deus!

A coisa mais difícil nesta vida é confiar a si próprio a alguém que está bravo com você. Por que Davi confiou em Deus? Porque ele conhecia o Seu caráter misericordioso. Ele sabe que cometeu um grave erro e a sua presunção já se foi. Lembre-se que Davi não está escondendo a sua atitude errante de diante do povo. Ele se rebaixa, para que Deus cresça!

Davi não está dizendo que não merecia morrer, mas pede uma chance de viver para o Senhor, pois havia se religado ao verdadeiro sentido da sua vida, que era viver de um modo que demonstrasse a todos a misericórdia, a bondade e o poder de Deus.

A sua oração não é autocentrada, ou seja, voltada para o seu próprio eu. Ele não queria viver por viver. Ele queria voltar à vida para fazer de Deus o Supremo Ser da sua vida. Queria compor e cantar louvores de exaltação, testemunhar Sua graça, glória e majestade.

O que Davi pede é: “Livra-me da morte! Ajuda-me a ser novamente a pessoa que Te amava de todo o coração, pois quero que meus pulmões sejam usados para anunciar a Tua grandeza a todos, pois o pó não tem voz e não serve para esse propósito.

# Se Deus está lhe proporcionando um recomeço ou restauração, tenha o desejo de viver para o prazer Dele e confie na Sua misericórdia!

5. Seja uma extensão do poder, da bondade, do amor e da misericórdia Divina sobre a Terra. (vs.11,12)

Diante de todos, Davi declara a transformação que Deus fez na sua vida e sobre o seu futuro estilo de vida:

& 11 Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria. 12Por isso, não ficarei calado, mas cantarei louvores a ti. Ó SENHOR, tu és o meu Deus; eu te darei graças para sempre.”

Em todo este Salmo, Davi pede que o povo se associe a ele, à nova criatura que se tornou. Ele pede que o povo se associe com alguém que se mostrou fraco, irresponsável, que viveu em um período da sua vida somente para os seus interesses e que descobriu que esse não era o jeito certo de se viver.

Ele não somente pede que Deus tenha misericórdia dele, mas, nas entrelinhas, que o todo o povo tivesse o mesmo sentimento para com ele, pois esse é o papel do povo de Deus. Nós não devemos apenas honrar os fortes, mas também os fracos que estão se fortalecendo no Senhor.

O apóstolo Paulo nos diz:

& 12 Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. 13 Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros. 14 E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. 15 E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. 16Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração.” 17 E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai. (Colossenses 3:14-17 NTLH)

Em vez de se envenenar com a presunção, encha-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Aprenda a pedir perdão, a perdoar e a aceitar os que estão se reerguendo no Senhor de suas noites escuras. Permita que Cristo dirija sua vida, pelos Seus termos de paz que trazem edificação e unidade.

Além do mais, sejam agradecidos a Cristo por causa da Sua mensagem rica, viva e transformadora. Preocupe-se em aprender a ensinar, a instruir outras pessoas com a mesma sabedoria que Deus lhe tem dado em Cristo Jesus.

Lembre-se que depois da noite escura e aprendendo as grandes lições de Deus, Ele iluminará o seu coração com a “Luz Eterna” que é Jesus Cristo e surge um novo amanhecer, o recomeço com novas forças e propósitos.

Por isso, em Cristo, cante, louve e engrandeça a Deus com gratidão no coração. Com a ajuda da nova vida que Cristo dá, passe a viver para a glória de Deus e confie inteiramente Nele!

A minha esperança é que os que são fiéis a Deus em Cristo Jesus, parem de presumir e vivam mesmo nos dias escuros como o breu, tornando-se pessoas famintas e sedentas de fazerem a vontade do Senhor sobre a Terra, até a vinda da Eternidade!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação