FAÇA DOWNLOAD:
Mateus 22:34-40
Texto Bíblico:
& 34 Os fariseus se reuniram quando souberam que Jesus tinha feito os saduceus (facção religiosa judaica que não cria na ressurreição) calarem a boca. 35 E um deles, que era mestre da Lei, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, perguntou: 36 – Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?
37 Jesus respondeu: – “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” 38 Este é o maior mandamento e o mais importante.
39 E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”
40 Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos. (Mateus 22:34-40 NTLH)
Se você perguntar a uma pessoa se ela ama a Deus, a sua resposta mais provável será: “Sim, eu O amo!” No entanto, muitas delas estão equivocadas, quando dizem que amam ao Senhor, pois nenhuma de nossas palavras ou ações são realmente prova do nosso amor por Ele.
Nós temos a tendência de usarmos a palavra “amor” sem muita consciência do seu significado e atribuímos esse nosso sentimento, tanto aos nossos seres mais queridos como às nossas preferências mais triviais.
Quando os religiosos desafiaram a Jesus, a fim de que Ele dissesse sobre qual era o maior de todos os mandamentos, o Senhor respondeu o que lemos no nosso texto bíblico. Para Jesus, o espírito da adoração era e é mais importante do que o espírito religioso.
Amar a Deus com todo o coração, alma e pensamento, significa estar constantemente expressando a nossa submissão a Ele, no que se referem às emoções, pensamentos e ações.
1. Cinco conceitos errados sobre como amar a Deus:
- Reverenciar a Deus nem sempre significa que O amamos.
- Muitos respeitam a Pessoa de Deus, mas não dedicam suas vidas intensamente a Ele.
- Levar nossas necessidades a Deus nem sempre significa que O amamos.
- Nós podemos levar nossas preocupações a Deus, porém, sem nos interessarmos por Ele.
- Servir a Deus nem sempre significa que O amamos.
- Muitos se ocupam com inúmeros afazeres religiosos, mas não O obedecem no dia a dia e não servem ou ajudam o próximo.
- Ofertar nem sempre significa que O amamos.
- Muitos ofertam com a esperança de que Ele melhore a sua condição financeira e não cultivam um espírito de generosidade.
- Falar ou pregar sobre Deus nem sempre significa que O amamos.
- Muitos querem falar, ensinar e pregar sobre Deus, apenas por satisfação pessoal. Muitos pregam por interesses pessoais, cuja base é o orgulho, egoísmo e a ganância.
2. Por que há pessoas que não amam a Deus?
Muitos dizem que amam a Deus e rejeitam a Jesus Cristo. Ora, nós sabemos que o Pai e o Filho são a mesma Pessoa – o Único Deus! Se você rejeita “Um” como poderá dizer que ama o “Outro”? Então, muitos não amam a Deus,
- Porque não O conhecem.
- Porque se sentem incomodados com o Seu Juízo futuro.
- Porque a Sua santidade os incomoda.
- Porque não querem aceitar outro estilo de vida.
- Porque Deus condena sua conduta.
- Porque têm dificuldades para entender os propósitos Divinos para suas vidas.
3. Por que nós devemos amar verdadeiramente a Deus?
- Ele nos criou para nos amar. Viver sob Seu amor é a única razão para existirmos.
- Ele nos deu Jesus como nosso Salvador e Restaurador. É por meio de Jesus que nós aprendemos a conhecer o Pai de um modo mais íntimo e vencemos tanto o nosso orgulho como o nosso egoísmo.
- Ele nos tem dado muitas promessas. Por exemplo:
span>
- Não nos deixará nem nos desamparará. (Hebreus 13:5)
- Supre as nossas necessidades. (Filipenses 4:19)
- Ouve nossas orações. (Mateus 7:7)
- Perdoa nossos pecados. (1 João 1:9)
- A eternidade. (João 14:2,3)
Poderíamos citar muitas outras, porém essas cinco não são suficientes? Todavia, quando amamos a Deus, a nossa vida é transformada pelo próprio Espírito de Deus e pelos princípios da Sua Palavra (Bíblia).
A nossa vida de comunhão com Ele se torna um alvo e uma sede e fome de fazer a Sua vontade, a fim de O glorificarmos e abençoarmos o nosso próximo!
Reflita:
1. Quando outros observam a sua vida, eles podem ver que há algo especial e diferente em você? Será que tal diferença é notada porque a sua comunhão com o Senhor está mais íntima agora do que antes?
2. Você pode dizer que a sua satisfação e contentamento no Senhor são maiores do que a obtenção de popularidade e prosperidade neste mundo?
3. Você poderia afirmar que o seu amor por Deus tem crescido ultimamente? Você tem se preocupado em amar a Deus, a fim de viver para a Sua glória e cumprir Seus planos?