FAÇA DOWNLOAD:
1 Coríntios 10:31
Texto Bíblico:
& Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10:31 NTLH)
Na semana passada, nós meditamos acerca da resposta de Jesus aos líderes religiosos da Sua época, sobre qual era o maior de todos os mandamentos. Em resumo, Jesus disse que o maior é amar a Deus, e que o segundo, semelhante a esse, é amar o próximo.
O objetivo do Grande Mandamento é nos dar condições para lutarmos contra o nosso orgulho e egoísmo. O egoísmo impede de vermos além de nós mesmos, e assim deixamos de ver o próximo, por mais perto que ele esteja. Na verdade, o egoísmo é a fonte de todos os maus hábitos, assim como o amor é a fonte de todas as virtudes.
O Nosso Texto e o Seu contexto.
Uma das acusações que o Cristianismo recebe é a de que ele tira a liberdade das pessoas e as reprime (através de ameaças). Dizem os opositores que viver o Cristianismo é o mesmo que estar dentro de uma prisão e que nele se perde a liberdade para o desfrute da vida. O mundo julga o cristão como se fosse um verdadeiro tolo! No entanto, quem é de fato livre: o incrédulo ou o cristão verdadeiro?
Então, o mundo diz que:
- O Cristianismo tira a liberdade das pessoas.
- O Cristianismo reprime o ser humano.
- O Cristianismo é repleto de ameaças.
- O Cristianismo impede o ser humano de desfrutar a vida.
- O Cristianismo é uma prisão.
- O Cristianismo faz do cristão um tolo.
- O Cristianismo faz com que o cristão deixe de experimentar a liberdade.
O contexto do nosso texto fala da liberdade do cristão. O apóstolo Paulo procura explicar sobre como os cristãos deveriam agir, quando convidados para comer na casa de alguém e outra pessoa lhes dissesse que a carne servida havia sido oferecida aos ídolos. Eles deveriam comer ou não esse tipo de alimento?
1. Fazer todo o possível para edificar pessoas em Cristo glorifica a Deus. (v.23)
& Alguns dizem assim: “Podemos fazer tudo o que queremos.” Sim, mas nem tudo é bom. “Podemos fazer tudo o que queremos”, mas nem tudo é útil.
2. Procurar os interesses dos outros em primeiro lugar, glorifica a Deus. (v.24)
& Ninguém deve buscar os seus próprios interesses e sim os interesses dos outros.
3. Fazer uso, tanto da Palavra de Deus como da boa consciência, glorifica a Deus. (vs.25-27)
& 25 Vocês podem comer de tudo o que se vende no açougue, sem terem nenhuma dúvida de consciência. 26 Pois, como dizem as Escrituras Sagradas: “A terra e tudo o que nela existe pertencem ao Senhor.” 27 Se alguém que não é cristão convidá-los para comer, e vocês resolverem ir, comam o que for posto na frente de vocês e não façam perguntas por motivo de consciência.
4. Respeitar a consciência dos outros, dos mais fracos na fé, glorifica a Deus. (vs.28-30)
& 28 Mas, se alguém disser a vocês: “Esta comida foi oferecida aos ídolos”, neste caso não comam, por causa daquele que disse isso e também por motivo de consciência. 29 Não estou falando da sua própria consciência, mas da consciência do outro. Mas alguém pode perguntar: “Por que é que a minha liberdade deve ser diminuída pela consciência dos outros? 30 Se eu agradeço a Deus o alimento que como, por que é que sou criticado, se já o agradeci a Deus?”
NOTA: O apóstolo Paulo não está pedindo que respeitemos aqueles que torcem as Escrituras Sagradas e pregam doutrinas erradas, porém, aqueles que ainda estão crescendo na fé, e que, portanto, ainda são ainda espiritualmente fracos.
Muitas coisas nos são oferecidas pelas pessoas, como: oportunidades, prazeres, amizades etc. No entanto, o cristão que ama verdadeiramente a Deus deve ter sempre em mente, que ele vive para glorificar o Pai e tomar decisões corretas, a fim de produzir um impacto saudável neste mundo, através da sua vida.
O Que é Viver Para a Glória de Deus?
Quem ama verdadeiramente a Deus, tem o desejo de viver para a Sua glória. O que é viver para a glória de Deus?
- É permitir que Deus manifeste ou realize através da minha vida, toda a Sua bondade, amor, misericórdia, poder e graça, a fim de que outras pessoas venham conhecer a Deus e viver sob a Sua graça.
- Viver para a glória de Deus é fazer com que em cada situação, eu tenha como prioridade o desejo de promover, tanto a edificação espiritual como moral.
- Então, viver para a glória do Senhor deve ser o maior prazer do cristão que ama verdadeiramente a Deus.
Por Que Eu Devo Viver Para a Glória de Deus?
1. Porque em Cristo eu estou espiritualmente vivo. (Efésios 2:1-5)
& 1 Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. 2 Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus. 3 De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus. 4 Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, 5 que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. (Efésios 2:1-5 NTLH)
2. Porque eu quero viver de acordo com o chamado de Deus. (Efésios 4:1-3)
& 1 Por isso eu, que estou preso porque sirvo o Senhor Jesus Cristo, peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês. 2 Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. 3 Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá. (Efésios 4:1-3 NTLH)
3. Por que eu não quero ser contado entre aqueles que manifestam os sinais pecaminosos dos últimos dias. (2 Timóteo 3:1-5)
& 1 Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. 2 Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. 3 Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 4 “Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus;” 5 parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente! (2 Timóteo 3:1-5 NTLH)
4. Porque eu quero que as pessoas vejam Deus agindo através da minha vida e O glorifiquem! (Mateus 5:15,16)
& 15 Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. 16 Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu. (Mateus 5:15,16 NTLH)
Concluindo:
- Quem vive para a glória de Deus não é prisioneiro do orgulho, egoísmo e do poder do mal, que verdadeiramente aprisiona a humanidade no espírito do engano.
- Quem vive para a glória de Deus, vive sob a influência da vida elevada que somente Deus pode compartilhar.
- Quem vive para a glória de Deus, vive uma vida saudável, pois essa pessoa evita prejudicar outras.
- Quem vive para a glória de Deus é uma pessoa confiável e útil na sociedade em geral.
- Quem vive para a glória de Deus receberá tanta iluminação interior, que terá capacidade suficiente para ajudar outras pessoas a saírem da escuridão em que se encontram.
A minha esperança é que você entenda que viver para a glória de Deus não é uma tolice ou uma prisão, mas é viver com sabedoria e dignidade em Cristo Jesus.