FAÇA DOWNLOAD:
Deuteronômio 4:1-14
Texto Bíblico:
& 1 Depois Moisés disse ao povo de Israel: – Obedeçam a todas as leis e a todas as ordens que eu estou dando a vocês agora, para que vivam e tomem posse da terra que o SENHOR, o Deus dos nossos antepassados, vai dar a vocês. 2 Não acrescentem nada à lei que lhes estou dando, nem tirem dela uma só palavra. Guardem todos os mandamentos do SENHOR, nosso Deus. 3 Vocês mesmos viram o que o SENHOR fez perto do monte Peor, como matou todas as pessoas do nosso povo que ali adoraram o deus Baal.
4 Mas aqueles que continuaram fiéis a Deus, o SENHOR, ainda estão vivos.
5 – Como o SENHOR, meu Deus, me ordenou, eu lhes tenho ensinado as leis e os mandamentos que vocês deverão guardar na terra que vão invadir e que vai ser de vocês. 6 Portanto, obedeçam fielmente a todas essas leis, e assim os outros povos verão que vocês são sábios e inteligentes. Quando ouvirem falar dessas leis, eles dirão: “Como é sábio e inteligente o povo dessa grande nação!”
7 – Nenhuma outra grande nação tem um deus que fique tão perto do seu povo como o SENHOR, nosso Deus, fica perto de nós. Ele nos ouve todas as vezes que pedimos a sua ajuda. 8 E será que existe outra grande nação que tenha mandamentos e ensinamentos tão direitos como essa lei que estou lhes dando hoje?
9 Portanto, tenham cuidado e sejam fiéis para que nunca esqueçam as coisas que viram. E contem aos seus filhos e netos 10 o que aconteceu no monte Sinai naquele dia em que vocês estiveram na presença do SENHOR, nosso Deus, quando ele me disse: “Reúna esse povo na minha presença para que escutem o que vou dizer, a fim de que aprendam a temer-me a vida inteira e assim ensinem os seus filhos.” (Deuteronômio 4:1-10 NTLH)
Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia. Nele estão registrados os discursos que Moisés fez, quando o povo de Israel estava na terra de Moabe, antes de atravessar o rio Jordão e tomar posse de Canaã. Nesses discursos, Moisés se refere aos 40 anos de peregrinação pelo deserto. Ele manda que o povo obedeça a Deus, porque a desobediência traz como resultado o castigo. O povo de Israel deveria adorar e servir somente o Eterno, o Deus dos seus antepassados.
Constantemente, Deus nos conduz a novos desafios e lugares, onde nós temos que nos estabelecer. Deus pode, neste exato momento, estar abrindo uma porta de um novo trabalho, sensibilizando o seu coração para um relacionamento de namoro, noivado e casamento. Ele pode estar preparando o momento para a sua gravidez e o nascimento de um bebê. As hipóteses são muitas.
No Velho Testamento, o povo de Deus tinha como promessa a Terra Prometida (Canaã), e então, o Senhor fazia muitas promessas aos Seus filhos, para que fossem fiéis a Ele, a fim de que fossem prósperos na nova terra que lhes estava sendo oferecida.
No Novo Testamento, nós não temos promessas de uma terra física neste mundo, mas a eternidade. No entanto, Deus conduz o Seu povo a diferentes lugares e situações, a fim de que Seu nome seja conhecido e as pessoas que nos cercam, possam vir a conhecê-Lo e serem abençoadas por Ele.
Por exemplo: por que Deus nos trouxe a essa reunião? Eu creio que é para ouvi-Lo falar aos nossos corações, aprendermos sobre Suas leis, princípios e obedecermos a tudo o que ouvimos, pois assim, nós teremos toda a Sua ajuda e seremos abençoados por Ele, nos lugares ou situações aos quais, por Sua vontade, formos conduzidos.
1. Que eu obedeça a Deus, não distorça a Palavra do Senhor e guarde-a no meu coração, a fim de que eu desfrute tanto da vida como das Suas promessas. (1-4)
& 1 Depois Moisés disse ao povo de Israel: – Obedeçam a todas as leis e a todas as ordens que eu estou dando a vocês agora, para que vivam e tomem posse da terra que o SENHOR, o Deus dos nossos antepassados, vai dar a vocês. 2 Não acrescentem nada à lei que lhes estou dando, nem tirem dela uma só palavra. Guardem todos os mandamentos do SENHOR, n
osso Deus. 3 Vocês mesmos viram o que o SENHOR fez perto do monte Peor (cf. Números 25:1-5), como matou todas as pessoas do nosso povo que ali adoraram o deus Baal. 4 Mas aqueles que continuaram fiéis a Deus, o SENHOR, ainda estão vivos.
2. Eu devo crer que quando guardo a Palavra de Deus no meu coração, ela me capacitará a ter mais sabedoria e inteligência para lidar com a vida. (5,6)
& 5 – Como o SENHOR, meu Deus, me ordenou, eu lhes tenho ensinado as leis e os mandamentos que vocês deverão guardar na terra que vão invadir e que vai ser de vocês. 6 Portanto, obedeçam fielmente a todas essas leis, e assim os outros povos verão que vocês são sábios e inteligentes. Quando ouvirem falar dessas leis, eles dirão: “Como é sábio e inteligente o povo dessa grande nação!”
3. Quando ouço a Deus e O obedeço, desfruto sempre da Sua fidelidade e da Sua presença em minha vida. (7,8)
& 7 – Nenhuma outra grande nação tem um deus que fique tão perto do seu povo como o SENHOR, nosso Deus, fica perto de nós. Ele nos ouve todas as vezes que pedimos a sua ajuda. 8 E será que existe outra grande nação que tenha mandamentos e ensinamentos tão direitos como essa lei que estou lhes dando hoje?
4. Quando eu conto as minhas experiências com o Senhor aos meus descendentes, demonstro o meu desejo de que eles sejam fiéis e tementes a Deus, como tenho sido. (9,10)
& 9 Portanto, tenham cuidado e sejam fiéis para que nunca esqueçam as coisas que viram. E contem aos seus filhos e netos 10 o que aconteceu no monte Sinai naquele dia em que vocês estiveram na presença do SENHOR, nosso Deus, quando ele me disse: “Reúna esse povo na minha presença para que escutem o que vou dizer, a fim de que aprendam a temer-me a vida inteira e assim ensinem os seus filhos.”
O maior objetivo de nossas reuniões, diante do Deus Todo-Poderoso, deve ser o de aprender a ouvir Sua voz e Suas propostas de vida, a fim de O temermos e ensinarmos os nossos filhos a fazerem o mesmo.
A razão de sermos obedientes, respeitosos ou tementes e obedientes a Deus é sermos dedicados a Ele em todos os setores da vida. Além do mais, nós nos tornamos instrumentos para abençoar outras pessoas, a exemplo de Jesus:
& 7 Durante a sua vida aqui na terra, Cristo, em voz alta e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus, que o podia salvar da morte. E as suas orações foram atendidas porque ele era dedicado a Deus. 8 Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente. 9 E, depois de ser aperfeiçoado, ele se tornou a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem. (Hebreus 5:8-9 NTLH)