FAÇA DOWNLOAD:
Lucas 8:4-15
Texto Bíblico:
& 4 Uma grande multidão, vinda de várias cidades, veio ver Jesus. Quando todos estavam reunidos, ele contou esta parábola: 5 – Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. 6 Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. 7 Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. 8 Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente. E Jesus terminou, dizendo: – Quem quiser ouvir, que ouça!
9 Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola.
10 Jesus respondeu: – A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam.
11 – O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. 12 As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. 13 “As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo.” 14 As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. 15 “E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.” (Lucas 8:4-15 NTLH)
Introdução:
“Deus fala conosco”: uma grande verdade no Cristianismo na qual nós precisamos crer!
Uma das declarações mais importantes do Cristianismo é que “Deus fala conosco”! Em toda a Bíblia nós lemos que Deus falou e sempre falaria com o Seu povo. Entretanto, com quem Ele fala? Ele fala com aqueles que mantêm uma relação pessoal com a Sua Pessoa, pois sabemos que não há uma relação pessoal sem comunicação. Então, Deus nos tem escolhido para falar conosco!
Toda comunicação pode sofrer com mal-entendidos!
No entanto, a comunicação sempre sofre com mal-entendidos. Deixe-me dar um exemplo: Quantos maridos, ao ouvirem suas esposas (a), não as ouvem, ou (b) não as entendem! Se os homens têm problemas na comunicação com suas esposas, não teriam eles problemas na comunicação com Deus?
A minha luta na comunicação com Deus.
Algumas pessoas pensam que os pastores ou líderes sempre ouvem a Deus perfeitamente, mas isso é um grande engano! Eu, por exemplo, não tenho um telefone vermelho, através do qual, sou chamado por Deus para ouvi-Lo falar comigo. Ele não me manda e-mails, cartas, WhatsApp ou SMS!
- Há momentos em que Deus fala comigo e não tenho dúvidas da Sua voz e do que está dizendo. O mesmo acontece quando minha esposa fala comigo por telefone e quando a ouço, nem pergunto quem é, pois conheço a sua voz e a entendo perfeitamente.
- Há momentos em que Deus fala comigo, sei que é o Senhor, mas eu fico receoso com as ideias que Ele está procurando plantar em minha mente.
Cuidado!
Francamente, eu procuro ter muito cuidado com pessoas que sempre têm uma mensagem direta da parte de Deus, pois ao longo dos anos, eu já ouvi inúmeras inverdades e tolices de pessoas pouco comprometidas com os princípios e a missão que Jesus deu à Sua Igreja. Então, tome sempre muito cuidado com aqueles que se achegam até você, dizendo: “Deus me disse isso…”
Aceitemos uma caminha de novas atitudes e disciplina pessoal.
A partir de hoje, nós estamos iniciando uma caminhada que exige “novas atitudes e disciplina” em nossas vidas. Eu intitulei essa série de ensinamentos como: “QUE EU APRENDA A OUVIR A VOZ DE DEUS”. Como é importante que entendamos que Deus quer falar conosco e que precisamos estar constantemente em sintonia com Ele. “E Jesus terminou, dizendo: – Quem quiser ouvir, que ouça!” (8b)
Eu não pretendo correr com esse assunto, pois o considero de extrema importância e que exige muita meditação, atitude e disciplina da nossa parte. Então, nós iremos caminhar dentro dele com muita calma e zelo, a fim de não cometermos erros e deixarmos de glorificar a Deus, o nosso Senhor Eterno, que sempre fala conosco.
Nós não O vemos, mas Deus está aqui e nos fala!
Agora mesmo, este prédio está cheio de ondas de rádio e não as escutamos porque não estamos em sintonia com elas. Elas passam pelo nosso corpo! Há também ondas de televisão no ar e nem sequer as vemos, pois é preciso que tenhamos um receptor adequado e sintonizado, seja nas ondas de rádio ou televisão, a fim de captarmos o áudio e a imagem.
O mesmo ocorre com Deus, pois somos os Seus receptores e Ele está falando conosco neste momento. Porém, apesar de não O vermos, Ele está falando. O problema está na recepção, pois ela pode estar um tanto confusa ou fora de sintonia.
Quatro classes de atitudes mentais ao recebermos a mensagem de Deus. Leia o texto bíblico.
Jesus contou uma parábola em Lucas 8, na qual Ele fala sobre quatro classes de atitudes mentais, sobre quando recebemos a mensagem da parte de Deus. Isso é muito importante, pois quando nos sintonizamos com Deus, Ele pode dirigir nossas vidas, ajudar-nos, salvar-nos do poder do mal, dos equívocos e nos consolar em momentos que precisamos de muita coragem.
- O Semeador é Deus.
- A Semente é a Sua Palavra.
- O Solo é a minha mente.
Como eu posso ouvir Deus falar:
1. Cultive uma mente aberta.
Então, eu tenho que desejar ouvir a Deus, ter prazer Nele e ser desejoso por ouvir sempre a Sua voz. Além do mais, eu devo procurar ser receptivo. Eu não estou falando de uma voz audível, senão de uma impressão dentro da nossa mente, a qual nós sabemos que vem de Deus.
Muitos cometem o erro de terem uma “mente fechada” e, obviamente, não conseguirão se comunicar com Deus. Além do mais, eles falham ao pensar que isso nunca acontecerá com eles e que é algo demasiado místico ou fanatismo.
O primeiro tipo de solo ou classe mental é do tipo duro, fechado e estreito.
& Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. (5)
& As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. (12)
Em cada sítio ou fazenda há entre a lavoura um caminho, para que as pessoas possam andar por entre elas. Portanto,
- Esse caminho se endurece, devido ao tráfego das pessoas.
- Esse caminho não é fértil, pois se transformou em terra compactada – ele é muito duro e muito estreito.
Esse tipo de solo representa o coração endurecido, a mente fechada e estreita demais. A semente, que é a mensagem de Deus, quando cai nesse tipo de mente dura e fechada não brota, mas apenas descansa na superfície até que os pássaros venham e a devorem.
Em muitas ocasiões o nosso coração está totalmente endurecido, como esse tipo de caminho. Deus fala conosco, mas não Lhe damos atenção porque nossas mentes se fecharam para Ele e o nosso coração se endureceu, e isso, devido ao trânsito de muitas coisas dentro de nós.
O coração endurecido se deve a três causas, pelo menos:
- O Orgulho
- O Medo ou Timidez
- A Amargura
O Orgulho
O orgulho fecha a nossa mente, pois nos faz dizer que não precisamos de Deus em momento algum e que sabemos como resolver e corrigir as nossas dificuldades do jeito mais apropriado. Calculamos tudo, seguimos nossos pensamentos, impressões pessoais, e não oramos! Nós deixamos de pedir a Deus a Sua ajuda e direção.
O Medo ou Timidez
Às vezes, temos medo do que Deus possa nos pedir, pois Ele pode nos pedir algo que não desejamos realmente fazer. Ele também pode nos dizer algo muito duro ou impopular que nos leve a uma possível atitude de fanatismo. Temos medo de que Ele nos tire a liberdade de irmos para onde queremos e de participar de tudo o que gostamos. Por causa do medo, fechamos nossas mentes para Deus.
Quando fomos machucados e nos concentramos em demasia a essas memórias, nós causamos danos a nós mesmos e fechamos nossas mentes para Deus. Passamos a dizer coisas como:
- “Por que o Senhor permitiu tudo isso?”
- “Tu não és um Deus poderoso e amoroso? Então, por que eu estou passando por essa tristeza?”
Quando vivemos para nos aborrecer com a vida, nós nos cobriremos de dores na alma! Saiba que aqui não é o “Céu”, mas a Terra! Deus nos tem dado a liberdade de escolhermos o que é bom e o que é mal, o que correto ou incorreto.
Nem tudo o que acontece neste mundo é a vontade de Deus, mas são nossas escolhas e temos Dele essa liberdade de escolher o que queremos. O que nós decidimos fazer em meio às aflições, determinará se nos converteremos em pessoas boas ou amargas.
Quando nos amarguramos, nós nos apegamos às feridas e as dores se prolongam. Sabe o que fazemos? Nós nos fechamos, levantamos paredes ao nosso redor, para que ninguém se acerque por demais de nós. Começamos a culpar a Deus pelo que as pessoas nos fizeram. Fechamos nossas mentes e guardamos tanta dor que faz com as feridas somente se agravem.
As suas dores do passado podem ser muito grandes, mas permita-me lhe dizer duas coisas:
- Deus sofre com você, pois deseja lhe ajudar. No entanto, Ele não o eximiu das dores e sofrimentos neste mundo.
- Não fuja de Deus, mas corra até Ele! O Senhor tem o poder para curar suas emoções, seu corpo e o seu passado. Nunca permita que outra pessoa, experiência, método ou ritual, roube o seu relacionamento com Deus.
Saiba que uma vida amargurada se torna infrutífera e endurecida. Nada pode crescer ali! Uma vida amargurada é uma vida perdida e que pode se tornar em uma verdadeira desgraça.
Não é à toa que Deus considera o orgulho, o medo ou timidez e a amargura como atitudes imorais, pois elas nos roubam a oportunidade de sermos melhores e de fazermos a vontade de Deus, ou seja, aquilo que é útil tanto para os outros como para nós mesmos.
Além do mais, o próprio Senhor Jesus disse que esse tipo de pessoa está sempre sendo visitada pelo Diabo e pelos seus demônios também. Como essa pessoa pode ser realmente feliz? Ela só pode ser egoísta, tímida e amargurada.
Hoje, eu gostaria de terminar essa meditação, lendo as palavras de Tiago:
& Portanto, deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los. (Tiago 1:21 NTLH)