Skip to content Skip to footer

Que eu aprenda a ouvir a voz de Deus – Parte 2: Como eu posso ouvir quando Deus fala?

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Lucas 8:4-15

Texto Bíblico:

& 4 Uma grande multidão, vinda de várias cidades, veio ver Jesus. Quando todos estavam reunidos, ele contou esta parábola: 5 – Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. 6 Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. 7 Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. 8 Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente. E Jesus terminou, dizendo: – Quem quiser ouvir, que ouça!

 9 Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola.

 10 Jesus respondeu: – A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam.

 11 – O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. 12 As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. 13 “As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo.” 14 As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. 15 “E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.” (Lucas 8:4-15 NTLH)

Continuação:

2. Eu devo estabelecer um tempo diário para falar e ouvir a Deus. (6,13)

Falamos na semana passada sobre a importância de uma mente aberta, pois nós somos o povo que Deus escolheu para falar! Uma das verdades importantes do Cristianismo é que nós servimos ao Deus vivo e que fala ao Seu povo.

Controle a velocidade e aprenda a dedicar tempo para Deus.

Infelizmente, a característica evidente de nossos dias é uma vida agitada e acelerada. Nós criamos agenda para tudo, menos para Deus! Tristemente, damos a Ele as sobras do nosso tempo. Quando estamos com Deus, nós temos tanta pressa, devido à nossa agitação diante dos problemas, que nos assentamos por uns dois minutos e, como não ouvimos nada rapidamente, desistimos!

Jesus disse:

& Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. (Lucas 8:6 NTLH)

& “As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo.” (Lucas 8:13 NTLH)

Esse é um tipo de solo pouco profundo e sem umidade suficiente para manter a planta com vida. O Oriente Médio está assentado sobre um leito rochoso, composto por pedras de calcário, com cerca de 10 a 15 cm de terra vegetal acima dele. Isso significa que as plantas só podem crescer até 10 cm abaixo dele. Devido ao calor do verão, as plantas não têm raízes e morrem.

Esse tipo de solo representa as pessoas que demonstram uma emoção temporal para Deus e que não dura. Quantas pessoas saem daqui emocionadas pelo que Deus lhes falou, mas depois de uns dois dias, elas nem se lembram mais do que ouviram e do que Deus lhes pediu. Elas se emocionaram com a mensagem Divina, mas não a colocam em prática! Quando chega o calor das lutas ou das adversidades, nós ouvimos a mensagem, nos emocionamos, porém, reagimos superficialmente e impulsivamente, sem o
bservarmos os princípios que ouvimos.

Eu devo mudar minhas atitudes para com a Palavra de Deus!

Nós temos a tendência de esquecermos entre 90% e 95% do que ouvimos, em um prazo de 72 horas. Então, nós precisamos anotar e escrever o que Deus nos fala, pois, se esquecermos do que Ele nos disse, como praticaremos a Sua vontade?

Eu já fui a várias conferências de pastores, nas quais Deus sempre falou comigo sobre coisas que eu deveria mudar. Eu sempre procuro tomar notas do que aprendo. No entanto, eu me lembro das vezes em que perdi as notas. Quando as achei, percebi que não pratiquei nada do que Deus falou comigo naquelas conferências. Tive que aprender tudo de novo!

Eu posso ser motivado a me tornar um cristão, sem ser transformado pela Palavra de Deus!

Vamos ler novamente o verso 13:

& “As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo.” (Lucas 8:13 NTLH)

Elas ouvem e recebem a mensagem Divina com muita alegria! No entanto, elas não têm “RAÍZES”! Aquilo que não possui raízes significa que não tem base. O que pode ser construído sobre algo sem base ou fundamento? Nada! Se algo for construído, em tempo muito curto, ruirá, devido às intempéries.

Jesus disse:

&  46Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo? 47 Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela. 48Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída.” 49 Mas quem ouve a minha mensagem e não é obediente a ela é como o homem que construiu uma casa na terra, sem alicerce. Quando a água bateu contra aquela casa, ela caiu logo e ficou totalmente destruída [em ruínas]. (Lucas 6:46-49 NTLH)

Se eu perguntar sobre os “Dois Grandes Mandamentos” declarados por Jesus, você saberia responder? Claro que sim! Porém, se eu perguntar sobre os “Dez Mandamentos”, os quais são a base para a declaração de Jesus, você saberia citá-los de memória? Espero que sim! Eu preciso saber como devo construir a minha fé, a qual deve ser erguida sobre bases sólidas.

Se eu perguntasse sobre os grandes princípios que regem a vida cristã, ou seja, as “Bem-Aventuranças”, você as conheceria de memória? Como você poderia ter prazer no Reino de Deus sem essa base ou fundamento?

Que eu não seja um cristão sem experiências com Deus, por meio de Cristo.

Há muitas pessoas nas igrejas locais que têm sido cristãs por muitos anos! No entanto, como elas podem ser cristãs sem experiências com Deus, através de Jesus Cristo? Em todo o tempo elas têm que reaprender as lições básicas do Evangelho!

Essas pessoas não dedicam tempo para se aprofundarem nas coisas sagradas do Senhor. Por isso, você precisa de “diligência e disciplina”. Isso quer dizer que você precisa dedicar tempo e sentar-se com a sua Bíblia e anotações, a fim de repassar as lições aprendidas, crescer nelas e falar com Deus sobre elas.

Que o meu entusiasmo com Deus seja correspondente ao tamanho do meu compromisso com Cristo.

Há quanto tempo eu tenho pastoreado esse rebanho que pertence ao Senhor? Eu vi pessoas que iniciaram a sua caminhada com Cristo com grande entusiasmo! Quando se tornaram cristãs, se entusiasmaram, se motivaram e se encheram de alegria. Todavia, onde elas estão agora? Elas tiveram grande entusiasmo, mas isso não é suficiente para se viver a vida cristã!

A vida cristã requer compromisso e isso quer dizer que devo me assentar diariamente a sós com Deus, para repassar o que tenho aprendido com Ele. Eu devo fazer uma pergunta a mim mesmo: “Por que Deus me ensinará novas lições, se eu nem pratico as que eu suponho ter aprendido na semana passada?

Dedique tempo com Deus e diga a Ele, sabendo que não é a quantidade de tempo que trará resultado, mas a qualidade que você impõe sobre o mesmo. Exemplo:

  • < span style="font-size: 10pt; font-family: 'Times New Roman', serif;">Vou começar a dedicar 10 a 20 minutos do tempo que me dás!
  • Por que a minha vida está nesse marasmo? Nessa apatia e falta de coragem?
  • Está me faltando raízes mais profundas?
  • Como eu devo lidar com a minha carreira?
  • Que passo mais profundo devo dar no meu matrimônio?
  • Eu estou educando meus filhos segundo a Tua vontade?
  • Como eu posso falar às pessoas acerca da Tua graça e misericórdia?
  • Como eu posso ser mais comprometido com o Senhor e com a Tua vontade neste mundo?

Saiba que Deus não falará com você, a menos que baixe a velocidade do ritmo da sua vida!

A minha esperança é que você se recorde do que aprendeu na semana passada e guarde o que aprendeu hoje: (1) Cultive uma mente aberta e (2) dedique tempo para ouvir Deus falar com você!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação