Skip to content Skip to footer

Apocalipse 6 – O Cordeiro quebra os selos

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Apocalipse 6

A adoração descrita em Apocalipse 4 e 5 no Céu é uma preparação para a ira Divina, descrita em Apocalipse 6 a 19. Este capítulo serve como um sumário acerca de tudo o que ocorrerá sobre a Terra, sob o governo do anticristo, em um período de sete anos.

De acordo com Daniel 9:27, Deus dedica “sete anos” para Israel, período que começa com a assinatura de um acordo com o ditador mundial (o anticristo) e termina com a segunda fase da volta de Cristo a Terra (a primeira foi a do arrebatamento da Igreja) para julgar o mal e estabelecer seu Reino Milenar, quando Cristo reinará por mil anos sobre a Terra.

O que há de tão importante no meio do período de Tribulação? É a ocasião em que o anticristo rompe o acordo com Israel, deixando de ser seu protetor e se transformando em seu maior perseguidor. (cf. Daniel 9:27)

& “Esse rei [o anticristo] fará com muitos povos um acordo que durará sete anos [a Grande Tribulação]; mas, quando passar metade desse tempo [três anos e meio], ele acabará com os sacrifícios de animais e as ofertas de cereais no Templo. “O grande terror” será colocado no lugar mais alto do Templo e ali ficará até que aquele que fez isso seja destruído, conforme Deus resolveu.” (Daniel 9:27 NTLH)

No capítulo 6, João registra a abertura dos “seis primeiros selos”, e à medida que cada selo é aberto, cada um dos quatro seres viventes chama um cavaleiro e um cavalo. Em outras palavras, os acontecimentos na Terra ocorrem pela direção soberana de Deus. Ele está no controle de tudo!

1. O primeiro selo: a aparição do anticristo. (1,2)

& 1 Então vi o Cordeiro quebrar o primeiro dos sete selos e ouvi um dos quatro seres vivos dizer com voz forte como o barulho de um trovão: – Venha! 2 Olhei e vi um cavalo branco. O seu cavaleiro tinha um arco, e lhe deram uma coroa de rei. E ele saiu vencendo e conquistando. (Apocalipse 6:1,2 NTLH)

O futuro ditador mundial, o anticristo, começará sua carreira como um pacificador, e por isso, João o vê montado sobre “um cavalo branco”. Avançará de vitória em vitória até dominar o mundo inteiro. Satanás fará com ele se pareça com Cristo em quase tudo, pois precisa enganar, principalmente, os judeus.

Ele virá com um arco, porém, sem flechas! O anticristo virá trazendo uma falsa paz. Ele resolverá os problemas do mundo e será recebido como o Grande Libertador. Esta é a razão de lhe ser dada “uma coroa de rei”. Ele governará o mundo todo!

2. O segundo selo: guerra. (3,4)

& 3 Depois o Cordeiro quebrou o segundo selo. E ouvi o segundo ser vivo dizer: – Venha! 4 Aí saiu outro cavalo, que era vermelho. O seu cavaleiro recebeu o poder de trazer a guerra ao mundo a fim de que as pessoas matassem umas às outras. E ele recebeu uma grande espada. (Apocalipse 6:3,4 NTLH)

A conquista do anti­cristo começa em paz, mas logo ele troca o arco vazio pela espada. A cor vermelha é associada, com frequência, a terror e morte. Ele inicia uma carnificina desenfreada sobre a Terra. É a sua luta pelo poder absoluto, pois parece que ele começa a ser desmascarado. Não é assim que os ditadores sanguinários agem? Eles não dialogam, mas matam!

3. O terceiro selo: a fome. (5,6)

& 5 Então o Cordeiro quebrou o terceiro selo. E ouvi o terceiro ser vivo dizer: – Venha! Olhei e vi um cavalo preto. O seu cavaleiro tinha uma balança na mão. 6 “Ouvi o que parecia ser uma voz, que vinha do meio dos quatro seres vivos e dizia: – Meio quilo de trigo custa o que vocês ganham num dia inteiro de trabalho; e um quilo e meio de cevada custa a mesma coisa. E não misturem água no vinho, nem falsifiquem o azeite.” (Apocalipse 6:5,6 NTLH)

A cor preta é associada, com frequência, à fome. (cf. Jeremias 14:1,2) A fome e a guerra andam juntas. Uma escassez de alimentos sempre eleva os preços e força o governo a racionar o que se encontra disponível. Durante a Tribulação, um homem terá de trabalhar um dia inteiro só para garantir o alimento para si mesmo! Não haverá coisa alguma para a família! Enquanto isso, os ricos se satisfarão com azeite e vinho em abundância.

4. O quarto selo: morte. (7,8)

&  7 Depois o Cordeiro quebrou o quarto selo. E ouvi o quarto ser vivo dizer: – Venha! 8 Olhei e vi um cavalo amarelo. O seu cavaleiro se chamava Morte, e o mundo dos mortos o seguia. Estes receberam poder sobre a quarta parte da terra, para matar por meio de guerras, fome, doenças e animais selvagens. (Apocalipse 6:7,8 NTLH)

João vê o cavalo amarelo, o seu cavaleiro, que é chamado de “Morte”, e seus demônios, os quais os seguiam. Eles irão matar ¼ da população da Terra, por meio de guerras, fome, doenças e usando animais selvagens, costume esse que era usado pelos povos da antiguidade.

Os tiranos conquistadores sempre causam fome e mortandade no mundo. Certamente, isso não é uma novidade. Desde o povo aflito do império romano até as vítimas das guerras mais recentes, nós podemos reconhecer facilmente os primeiros sinais desses quatro cavaleiros tão temidos.

5. O quinto selo: a reação dos mártires no Céu. (9-11)

& 9 Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram. 10 Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?” 11 Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles. (Apocalipse 6:9-11 NTLH)

A pergunta é: Por que esses mártires foram mortos? (9) Eles não foram mortos por causa de mau procedimento, mas pelo compromisso com a Palavra de Deus e com o verdadeiro testemunho de verdadeiros discípulos de Cristo. Na Grande Tribulação, o martírio acontecerá a todos aqueles que não negarem a sua fé em Cristo Jesus como o Único Senhor e Salvador.

Eles fazem uma oração imprecatória (10), pedindo que o Senhor exerça a Sua justiça àqueles que os martirizaram. Perceba que eles não pedem para Deus amaldiçoar os Seus inimigos, mas que a Sua justiça fosse feita. Nós não devemos orar para amaldiçoar pessoas que nos perseguem, mas abençoá-las através das nossas orações. (cf. Romanos 12:14; Mateus 5:43-48)

Eles receberam vestes brancas e lhes foi pedido para que esperassem pela justiça Divina, pois outros ainda morreriam por causa do seu compromisso com Cristo Jesus. (11)

6. O sexto selo: a reação dos habitantes da Terra. (12-17)

& 12 Observei quando ele abriu o sexto selo. Houve um grande terremoto. O sol ficou escuro como tecido de crina negra, toda a lua tornou-se vermelha como sangue, 13 e as estrelas do céu caíram sobre a terra como figos verdes caem da figueira quando sacudidos por um vento forte. 14 O céu foi se recolhendo como se enrola um pergaminho, e todas as montanhas e ilhas foram removidas de seus lugares. 15 Então os reis da terra, os príncipes, os generais, os ricos, os poderosos – todos os homens, quer escravos, quer livres, esconderam-se em cavernas e entre as rochas das montanhas. 16 Eles gritavam às montanhas e às rochas: “Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro! 17 Pois chegou o grande dia da ira deles; e quem poderá suportar?” (Apocalipse 6:12-17 NTLH)

Enquanto no Céu o pedido é para que o Cordeiro exerça a Sua
justiça, os habitantes da Terra pedem por um esconderijo, a fim de fugirem da ira de Cristo.

A abertura do sexto selo produz cataclismos e catástrofes mundiais. A natureza toda será afetada: o Sol, a Lua e as estrelas, bem como os céus, as montanhas e as ilhas. Posição e riqueza não livrarão ninguém desse dia terrível.

João fala da ira do “Cordeiro” e não do “Leão”. Estamos tão acostumados a enfatizar a mansidão e ternura de Cristo (cf. Mateus 11:28-30), que nos esquecemos de Sua santidade e justiça. O mesmo Cristo que recebeu as criancinhas também expulsou os que exploravam os adores do templo.

As pessoas aqui mencionadas demonstram dureza de coração, pois se recusam a sujeitar-se à vontade de Deus. Elas preferem se esconder de Deus, cheias de medo (o que lembra Adão e Eva), do que correr na direção Dele, pela fé. Aquelas pessoas provam que o fato de se conhecer do julgamento Divino não muda o coração humano. Elas não apenas tentarão se esconder de Deus, mas também blasfemarão contra Ele. (veja Apocalipse 16:9, 11, 21)

Jesus disse:

& 36 Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 37 Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? 38 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos. (Marcos 8:36-38 NTLH)

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação