Skip to content Skip to footer

Que eu aprenda a ouvir a voz de Deus – Parte 4: Como eu posso ouvir quando Deus fala?

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

 Lucas 8:4-15

Texto Bíblico:

& 4 Uma grande multidão, vinda de várias cidades, veio ver Jesus. Quando todos estavam reunidos, ele contou esta parábola: 5 – Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. 6 Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. 7 Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. 8 Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente. E Jesus terminou, dizendo: – Quem quiser ouvir, que ouça!

 9 Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola.

 10 Jesus respondeu: – A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam.

 11 – O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. 12 As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. 13 “As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo.” 14 As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. 15 “E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.” (Lucas 8:4-15 NTLH)

Até agora, nós vimos três tipos de solo, os quais representam as diferentes maneiras sobre como as pessoas ouvem a Deus. Aprendemos que:

  • Eu devo procurar ter uma mente aberta e não fechada para a mensagem de Deus.
  • Eu devo dedicar tempo a sós e em silêncio para ouvir as impressões Divinas.
  • Eu devo aprender a eliminar as distrações da minha mente.

4. Que eu esteja disposto a cooperar com o que Deus me diz.

& 8 Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente. E Jesus terminou, dizendo: – Quem quiser ouvir, que ouça! (Lucas 8:8 NTLH)

& “E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.” (Lucas 8:15 NTLH)

Esse quarto tipo de solo representa o coração disposto. Essas pessoas não apenas ouvem a Palavra de Deus, mas a guardam, escrevem, escutam, pensam sobre ela e a repassam. O resultado é uma vida produtiva em Cristo.

Essas pessoas querem fazer com que suas vidas tenham importância. Elas se realizam em Deus e são por Ele satisfeitas. (cf. Mateus 5:6) Tiago nos diz o seguinte:

& 22 “Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.” 23 Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que o
lha no espelho e vê como é. 24 Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. 25 O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer. (Tiago 1:22-25 NTLH)

Ninguém cresce e agrada a Deus só pelo fato de ir a uma igreja, ou ainda, de se tornar membro dela. Deus espera que nos tornemos “discípulos de Cristo”. Essa é a proposta do Evangelho verdadeiro.

O Testemunho de Sara:

Deixe-me compartilhar com vocês como eu estou aprendendo a ouvir Deus falar. Devemos ter a atitude certa para ouvir a Deus.  Precisamos cultivar uma mente aberta para ouvir a voz de Deus. Levei muito tempo para aprender isso, pois a minha mente sempre se recordava dos danos que sofri ​​no meu passado.

       Na minha infância eu fui molestada sexualmente.  Eu cresci pensando que o único valor que tinha para dar aos outros era sexual.  Quando eu me tornei uma adolescente, o meu estilo de vida refletiu essa crença. Isso criou um profundo sentimento de culpa e sentimentos de inutilidade mim.  Mesmo após de eu ter dedicado minha vida a Cristo, eu ainda luto com esses sentimentos de inutilidade e culpa. 

        Eu sei que segundo a Bíblia, os meus pecados foram perdoados, mas sentia que Deus  estava descontente comigo.  Sempre que eu orava, sentia como se Deus me dissesse: “Quem é você para falar comigo?” Claro que se você acha que Deus se sente assim consigo, não será motivado a passar muito tempo com Ele e ouvi-Lo.  Eu pensei que tinha que ser perfeita, para que Deus me amasse e me aceitasse. Eu tenho levado o meu marido para estudos bíblicos na terça à noite e para a igreja aos domingos.  Mas eu ainda me sentia inútil.

         Deus lentamente começou a amolecer meu coração com amor e abrir minha mente fechada.  Eu descobri que ele me amava totalmente. Meu propósito de servi-Lo diariamente e fazer boas ações de acordo com o Evangelho, não era para ganhar o seu amor porque Ele já me amou.  Eu queria viver em resposta à Sua graça e não tentar encontrá-Lo.  Isso realmente me fez querer ouvir Deus falar.

Então eu tive que aprender a reservar um tempo para Deus em minha agenda.  Desde que eu não sou disciplinada por natureza, tentei todas as maneiras para me ajudar a desenvolver um hábito consistente, tanto para ouvir e falar com Deus.  Eu participo regularmente em vários estudos bíblicos e grupos pequenos.  Tenho estado envolvida em programas de estudo da Bíblia aqui em nossa igreja.  Como uma mãe ativa não tem sido fácil reservar um tempo para estudar a Bíblia, mas tenho procurado fazer isso dentro das minhas limitações.

Eu tenho aprendido que quando eu dou tempo para a Palavra de Deus, Ele me ajuda com as outras áreas da minha vida e agenda.  Eu mantenho meus olhos Nele e quando recebo Suas impressões, tanto o estresse, problemas, preocupações da vida como as distrações não me dominam. Por outro lado, quando olho apenas as minhas circunstâncias, então eu passo a ser tudo o que vejo.

Eu acho que algumas das minhas tentativas de ter um tempo para ouvir a Deus, são muito ousadas. Por exemplo: eu recentemente comecei a colocar o despertador no banheiro, e então, tenho que me levantar e entrar lá para desligá-lo quando o alarme toca.  Uma vez que já estou de pé, eu vou em frente e tenho o meu tempo reservado com Deus.  Eu não vou deixar de fazer o que é importante na minha vida, mas o meu desejo é fazer o que for necessário para ouvir a Deus.

        Tenho aprendido que manter uma mente aberta e dar tempo para Deus não é o suficiente.  Aprendi que se eu quero que Deus fale comigo, eu devo estar disposta a cooperar com o que Ele me diz. Isso nem sempre é fácil. Por exemplo: quando me casei com o Carlos, houve um problema entre a sua filha e eu.  Eu senti que a minha enteada me odiava. Ela estava ferida e, claro, a sua ira me machucava muito. Orei e orei muito, para que Deus mudasse a sua atitude. Mas nada aconteceu por anos. Comecei a me sentir um pouco decepcionada com Deus, por não para ver mudança alguma. Então, um dia Deus me disse no íntimo: “Sara, ela não é o única com problemas. Você tem que se desculpar.” Não era isso o que eu queria ouvir de Deus. Eu queria que Ele me dissesse o que eu gostaria de ouvir e aprendi que Deus sempre me diz a verdade, ainda que eu não goste! Finalmente, eu admiti que o que Deus falou era o correto e entendi que estava errada.  Eu disse a Deus que eu sabia o que tinha de fazer, mas Ele teria que me dar o desejo e a energia para fazer o que me havia pedido. A coisa mais surpreendente é que sempre que eu deixei meu orgulho de lado e pedi a Deus que me ajudasse a mudar o meu coração, Ele o fez.  Meu coração foi mudado.  Quando eu cooperei com Deus, embora tenha sido difícil superar as feridas, nós duas fomos curadas.  Minha enteada, agora com 28 anos, tem três filhos e eu sou uma avó e o nosso relacionamento é maravilhoso.

Ao longo dos anos, à medida que cresci na minha relação com Cristo, a Palavra de Deus se tornou o tesouro mais valioso que eu tenho.  Eu posso colocar a minha confiança na Palavra de Deus sem medo porque ela nunca muda e é verdadeira. Quando eu cometo um erro, ela me corrige.  Quando eu não tenho certeza sobre que o caminho eu devo seguir, a Palavra de Deus me dá a orientação.  Eu uso a Palavra de Deus todos os dias na minha vida.

Recentemente observei sobre a importância de memorizar a Palavra de Deus, de modo que eu a tenha em minha mente em qualquer momento.  Eu sei que Deus fala comigo quando
leio a Bíblia, mas quando eu tenho um versículo memorizado, Ele pode trazer à minha mente o que eu preciso
no momento exato.

Decidi, no entanto, que deveria haver uma maneira melhor de memorizar as Escrituras, do que repetir 400 vezes o mesmo versículo. Eu pensei que seria divertido e interessante memorizar a Palavra de Deus com os outros. Então, eu as mulheres do meu pequeno grupo, decidimos memorizar a cada semana de três a quatro versículos e até textos curtos da Bíblia. Os resultados têm sido impressionantes e elas me declararam, sobre como Deus tem falado a elas em vários momentos cruciais de suas vidas. Essa experiência tem sido maravilhosa! Nós temos obtido grandes vitórias, pois temos nos esforçado para fazermos o que Deus nos tem orientado.

Eu tenho percebido sobre o quanto Deus tem me usado para incentivar, unir e curar pessoas. Como sou grata a Jesus por viver intensamente em minha vida!

Imaginemos se as nossas mentes estivessem conectadas a um computador e nós as víssemos na tela do mesmo. Qual seria a nossa reação? Que classe de mente o “explorador espiritual” nos mostraria?

  • Uma tela em branco?
  • Uma mente fechada?
  • Uma mente superficial que se emociona na reunião e depois se esquece de tudo?
  • Uma mente distraída que deseja fazer o que é certo, mas que se prende às suas preocupações?
  • Uma mente disposta a seguir as orientações do Senhor?

Jesus disse algo muito duro, porém, verdadeiro:

&  21 – Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. 22 Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” 23 Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!” (Mateus 7:21-23 NTLH)

Quando vamos à presença de Deus e queremos que Ele fale conosco, nós devemos ter a disposição para obedecê-Lo.

Portanto, o que nós vamos fazer com tudo o que aprendemos nessas quatro semanas? Até quando alguns vão continuar tentando ser cristãos “solitários”? Você precisa participar de um grupo de crescimento, que pratica o evangelismo, discipulado e que fortalece a Igreja do Senhor Jesus. Comece a memorizar versículos da Bíblia durante a semana e tenha um tempo a sós com Deus, mesmo que seja de cinco a quinze minutos, diariamente. Repasse a outras pessoas o que tem aprendido. Faça algo com a disposição de discípulo de Cristo! A sua salvação é que está em jogo!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação