Skip to content Skip to footer

Apocalipse 8 – Os quatro primeiros selos são abertos


FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Apocalipse 8

O sétimo selo consiste em sete trombetas, quatro das quais são tocadas neste capítulo do Apocalipse.

1. Os eventos anteriores ao som da trombeta. (8:1-5)

Há um silêncio de trinta minutos nos Céu. (1)

& 1 Quando o Cordeiro quebrou o sétimo selo, houve silêncio no céu por mais ou menos meia hora.

O silêncio é uma “calmaria antes da tempestade”, pois os julgamentos mais intensos de Deus estão prestes a ser lançados sobre a Terra. É possível que os seres celestiais estivessem espantados com o que viram.

As orações dos santos. (2-4)

& 2 Então vi os sete anjos que estavam de pé diante de Deus, e eles receberam sete trombetas. 3 Outro anjo veio com um vaso de ouro no qual se queima incenso e ficou de pé ao lado do altar. Ele recebeu muito incenso para juntar com as orações de todo o povo de Deus e oferecê-lo no altar de ouro que está diante do trono. 4 E das mãos do anjo que estava diante de Deus subiu a fumaça do incenso queimado, junto com as orações do povo de Deus.

Durante os séculos, os cristãos verdadeiros oraram para que o Reino de Deus viesse sobre a Terra e que fosse feita a vontade de Deus. (cf. Mt. 6:10) Então, o anjo toma o incenso, que são as orações daqueles que foram dedicados a Deus, e o lança para dentro do altar de ouro.

A fumaça sobe junto com as orações. A fumaça do incenso, tanto no Tabernáculo e no Templo do Velho Testamento, subia como um aroma suave e representava a oração que agradava a Deus. Pense nas orações de Jesus e como Deus se agradava delas!

A prévia da punição Divina vindoura. (5)

5 Então o anjo pegou o vaso de incenso, o encheu com fogo do altar e jogou sobre a terra. Houve trovões, estrondos, relâmpagos e um terremoto. (Apocalipse 8:1-5 NTLH)

Deus dá início da Sua ira Divina contra todos que se rebelaram contra a Sua Verdade. Imaginemos a reação das pessoas diante de “trovões, estrondos, relâmpagos e um terremoto”, que surgem de repente!

2. Eventos durante o som da trombeta. (8:6-13)

A Preparação Para Tocar as Trombetas. (6)

& Em seguida os sete anjos que tinham as sete trombetas se prepararam para tocar. (Apocalipse 8:6 NTLH)

Para João, que era judeu, e que entendia o papel das trombetas na vida de Israel como nação, de acordo com Números 10, as trombetas eram usadas de três formas importantes:

  • Para reunir o povo. (cf. Nm.10:1-8);
  • Para avisar sobre guerras. (cf. Nm.10:9)
  • Para anunciar ocasiões especiais. (cf. Nm.10:10)

A Primeira Trombeta. (7)

& O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e foi lançada sobre a terra uma chuva de pedra e fogo, misturados com sangue. E foi destruída pelo fogo a terça parte da terra, das árvores e também de toda erva verde. (Apocalipse 8:7 NTLH)

O alvo desse julgamento é a vegetação em geral, as árvores e a relva, sendo que um terço de toda a flora será consumido pelo fogo. Pode-se imaginar como isso afetará não apenas o equilíbrio da natureza, mas também o suprimento de comida. O termo grego traduzido por “arvores” refere-se, normalmente, a “árvores frutíferas”, e a destruição das pastagens acabará com a produção de carne e leite.

A Segunda Trombeta. (8,9)

& 8 Depois o segundo anjo tocou a sua trombeta, e uma coisa que parecia uma grande montanha pegando fogo foi jogada no mar. A terça parte do mar virou sangue, 9 morreu a terça parte dos animais do mar, e foi destruída a terça parte de todos os navios e barcos. (Apocalipse 8:8,9 NTLH)

Convém observar que João não diz que uma montanha ardente é lançada do céu; antes, afirma que o objeto incandescente era ou se parecia a uma grande montanha.

O resultado é um julgamento triplo: um terço da água salgada transforma-se em sangue; um terço da vida marinha perece; e um terço das embarcações é destruído. Será uma catástrofe ecológica e econômica sem precedentes. Ao considerar que os oceanos ocupam cerca de três quartos da superfície da Terra, pode-se imaginar a extensão desse julgamento.

É difícil imaginar sobre quantos navios mercantes navegam pelos oceanos e mares da Terra. Naqueles dias, uma terça parte de todos os navios e barcos existentes será destruída. Imaginemos como os países sofrerão nas suas exportações e na sua economia!

A Terceira Trombeta. (10,11)

& 10 Então o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e uma grande estrela, queimando como uma tocha, caiu do céu sobre a terça parte dos rios e sobre as fontes de águas. 11 O nome dessa estrela é Amargura. A terça parte das águas se tornou amarga, e por isso muitas pessoas morreram ao beberem daquelas águas. (Apocalipse 8:10,11 NTLH)

Em seguida, a ira de Deus chega ao interior dos continentes e ela afeta rios e fontes (poços e nascentes dos rios), tornando toda essa água amarga como o absinto.

Deus sabe o número exato de estrelas e o nome de cada uma delas. É possível que essa estrela cadente, ao se aproximar da Terra, comece a se desintegrar e a cair em várias massas de água.

Se uma estrela inteira atingisse a Terra, o planeta seria destruído; assim, é preciso que essa estrela se desintegre ao entrar na atmosfera. Sem dúvida, esse acontecimento será um julgamento controlado por Deus, de modo que não se deve tentar limitá-lo pelo uso das leis conhecidas da ciência.

Se as pessoas que bebem dessas águas correm perigo de morte, o que será dos peixes e de outras criaturas que vivem nessas águas? E o que acontecerá com a vegetação próxima a esses rios? Se os ecologistas estão preocupados com as consequências mortais da poluição das águas nos dias de hoje, o que pensarão quando a terceira trombeta tocar?

A Quarta Trombeta. (12,13)

& 12 O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferido um terço do sol, um terço da lua e um terço das estrelas, de forma que um terço deles escureceu. Um terço do dia ficou sem luz, e também um terço da noite. 13 Enquanto eu olhava, ouvi uma águia que voava pelo meio do céu e dizia em alta voz: “Ai, ai, ai dos que habitam na terra, por causa do toque das trombetas que está prestes a ser dado pelos três outros anjos!” (Apocalipse 8:12,13 NTLH)

O julgamento das três primeiras trombetas afetará somente um terço da Terra e das águas, mas o quarto julgamento afetará o mundo todo. Isso porque atinge a fonte de vida e energia da Terra: o Sol. Com um terço de luz solar a menos, haverá um terço de energia disponível a menos para sustentar os sistemas vitais dos seres humanos e da natureza.

É possível imaginar as mudanças enormes de temperatura que ocorrerão e como afetarão a saúde humana e a produção de alimentos.

João ouve uma águia ou um ser parecido com ela. É possível que seja um anjo que Deus enviará com uma missão especial. Esse ser aparece com uma mensagem de três “Ais”! É como se o mensageiro gritasse: “se vocês acham que isso foi terrível, esperem, pois o pior ainda está por vir!

No começo da história humana, o céu e a Terra encontravam-se unidos, pois nossos primeiros antepassados honravam a Deus e obedeciam a Sua vontade. Satanás os tentou a olhar apenas para a Terra, levando-os a desobedecer a Deus; desde então, existe um grande abismo entre o céu e a Terra. Ao vir à Terra e morrer pelos pecados dos homens, Jesus criou e Se tornou a “Ponte Segura” sobre esse abismo.

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação