FAÇA DOWNLOAD:
Jó 33:14
Vamos continuar a série sobre “QUE EU APRENDA A OUVIR A VOZ DE DEUS”. Entretanto, o foco que eu pretendo dar é: “COMO DEUS FALA CONOSCO?”.
Quando falamos desse assunto, muitos tentam conduzir-nos para um lado místico e exagerado, algo fora do comum e extraordinário. Não é nada disso, pois Deus fala conosco a todo o momento.
Há alguns anos, os repórteres da revista Time editaram uma matéria que se intitulava: “Deus está Morto!”. No dia seguinte, vários outros repórteres foram à casa de Billy Graham, a fim de questioná-lo sobre a matéria. Eles perguntaram ao lendário pregador: “Deus está morto, Dr. Graham?” O homem de Deus lhes respondeu: “Vocês estão brincando? Eu acabei de falar com Ele!”
A Bíblia ensina que Deus nos criou com a capacidade de nos comunicarmos com o Criador, ou seja, de ouvi-Lo, escutá-Lo e falar com Ele. Isso não tem nada a ver com algo extraordinário, fora do comum e exageros. Deus fala conosco e pronto!
Jó disse:
& Deus fala de várias maneiras, porém nós não lhe damos atenção. (Jó 33:14 NTLH)
Jó está dizendo que o problema não está em Deus, mas na nossa percepção. Nós não desejamos estar sintonizados, e sem isso, como poderá haver tal comunicação? Deus deseja ter uma relação de comunicação conosco, deseja nos falar, pois Ele nos criou com a capacidade para ouvi-Lo. (Jó 33:15-17)
COMO DEUS FALOU COM O SEU POVO NO PASSADO?
No passado, quando as pessoas não possuíam a Bíblia como a temos hoje, Deus lhes falou de vários modos.
- Deus falou a Moisés através de um arbusto que queimava e não se consumia.
- Deus falou ao povo através de uma nuvem.
- Deus falou através dos Seus anjos.
- Deus falou através de uma coluna de fogo.
- Deus falou com Balaão através de uma jumenta.
Nós somos o povo do Novo Testamento e temos a Bíblia, toda revelação Divina e, portanto, eu pretendo compartilhar algumas maneiras, que através das quais, Deus fala conosco.
1. Deus fala conosco através da Bíblia.
Esta é a primeira maneira que Deus fala. Vamos ler 2 Timóteo 3:16,17.
& 16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações. (2 Timóteo 3:16,17 NTLH)
Encontremos neste texto duas verdades e a razão das mesmas:
- Primeira verdade: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus.”
- Segunda verdade: “É útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.”
- A razão dessas duas verdades: “E isso para que.”
Quando vamos à Bíblia, tenhamos três pensamentos em mente:
- Ela é confiável, pois é a inspiração do próprio Deus.
- Ela me ensina sobre o meu estado atual e a maneira certa de viver.
- Ela me prepara sobre como eu devo proceder em diferentes situações, à semelhança de Jesus.
Não existe mistério algum nisso tudo! É simples!
Não há livro mais confiável do que a Bíblia, pois os seus valores espirituais e morais são elevados! Nós podemos contar com ela, pois sempre nos guiará, corrigirá, confortará, ajudará e nos protegerá.
Gastemos mais tempo com a Palavra de Deus!
Entretanto, se não a buscarmos diariamente, como Deus falará conosco? Por isso, é importante que dediquemos de 5 a 15 minutos por dia – não importa a quantidade de tempo – para falarmos com Deus em oração e desejar que Ele nos fale, através da Sua Palavra inspirada. Caso não estejamos fazendo isso diariamente, nós perderemos a grande oportunidade de ouvi-Lo falar!
Alguém diz: “Deus nunca fala comigo!” Essa pessoa lê a Bíblia diariamente? É por meio dela que Deus deseja falar. Desculpe-me pela comparação, mas a Bíblia é o “telefone” Divino. Se você está desconectado dele, jamais se comunicará com Deus.
Vamos supor que o Presidente da República queira falar com você às quatro da madrugada! Você não se levantaria e iria? “Alguém” mais importante do que ele deseja se encontrar com você, sem que saia da sua casa! Ele deseja ter um tempo com você na sua mesa, com uma xícara de café, no seu quintal, sentado no seu sofá ou em qualquer lugar confortável. Ele está esperando!
O Criador do Universo deseja ter um tempo de conversação com você todos os dias; por isso, você precisa ir à Palavra de Deus regularmente, pois essa é a primeira maneira que Ele fala conosco. Quando lemos a Bíblia ocasionalmente, nós perdemos muito do que Deus quer nos dizer.
A Bíblia é o “Manual de Deus”, por onde recebemos todas as Suas orientações.
Se você utiliza uma Bíblia com uma linguagem antiga, com inúmeras palavras estranhas ao seu vocabulário, ela pode intimidar. Porém, ela é o “Manual Divino” para a sua vida!
Há pessoas que compram um aparelho, que vem acompanhado de um manual, para ensinar toda a operação do mesmo. Muitos não querem ter a paciência de lê-lo e saem apertando botões, usando de qualquer modo! O resultado é a frustração e o desânimo, não é verdade? Outros, preguiçosamente, pegam o manual e o entrega a terceiros, a fim de que leiam e lhes explique acerca dos procedimentos.
É justamente isso o que muitos fazem com a Bíblia! Muitos de nós nos encontramos estressados, porque não sabemos o a Bíblia diz e sobre como devemos agir.
Como nós devemos ler a Bíblia?
Alguns querem começar por Gênesis e seguir adiante. Eu não proponho isso: se você quer ler a Bíblia, eu sugiro que adquira uma versão moderna como a NVI ou NTLH (Nova Versão Internacional ou a Nova Tradução da Linguagem de Hoje). Há as Bíblias de estudos nessas traduções e que nos ajudam a entendermos várias passagens.
É muito importante que tenhamos tempo com a Bíblia, para depois aprendermos sobre como estudá-la mais a fundo. Às pessoas que estão interessadas em começar a ler a Bíblia, eu sugiro que comecem lendo o evangelho de Marcos e o livro de Tiago, pois este explica de modo prático, sobre como ingressar na vida cristã.
Como nós podemos meditar na Palavra de Deus?
Uma das maneiras que eu gosto de meditar na Bíblia é praticando o modo devocional. Leio a passagem e começo a perguntar:
- Quantos personagens estão envolvidos e o que eles estão fazendo?
- Há uma verdade para acreditar?
- Há verbos no tempo imperativo e no subjuntivo?
- Há um mandamento para obedecer?
- Há um exemplo a ser seguido ou rejeitado?
- Há uma oração feita por alguém no texto?
- Há algo para agradecer a Deus?
- Há um pecado que eu devo confessar a Deus?
- Há algum erro que eu devo evitar?
- Há uma promessa clara para o povo de Deus?
- Há alguma advertência ou conselho Divino?
- O que eu devo aprender do texto bíblico?
- Construa planos de ações, baseando-se no que aprendeu.
Um exemplo no livro de Tiago: você está estressado e enfrentando um momento de aflição. O que Tiago nos diz?
& 2 Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. 3 Pois vocês sabem que, quando a
sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. 4 Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! (Tiago 1:2,3 NTLH)
Façamos perguntas ao texto bíblico:
- Quantas pessoas estão envolvidas no texto? Deus, Tiago e a Igreja.
- O texto é um conselho à Igreja, não é?
- Quantos verbos estão no imperativo? (v.2) E no subjuntivo, algo que exprime uma condição? (v.4)
- Há verdades explícitas? (v.3)
- Como eu devo proceder a respeito do que aprendi com Deus?
Façamos um plano de ação sobre o que lemos e aprendemos:
- Em meio às aflições, que eu busque uma vida feliz ou abençoada por Deus. Por quê? Em meio às aflições é possível ser feliz ou abençoado por Deus!
- Que eu creia: A fé vence as provações e produz perseverança. Então, que eu seja uma pessoa de fé para vencer as provações, e que eu seja perseverante.
- Que a minha perseverança produza em mim maturidade e atitudes corretas.
Você pode aplicar o que vimos em qualquer texto bíblico e Deus falará com você!
Quando desprezamos a Bíblia, menosprezamos a Jesus!
Que jamais desprezemos a Palavra de Deus, pois, se agirmos desse modo, estaremos menosprezando Aquele que é a Palavra Viva de Deus, ou seja, Jesus!
& 1 Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. 2 Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. 3 Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. 4 A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. 5 A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la. (João 1:1-5 NTLH)
A minha esperança é que através dessas meditações, nós aprendamos a ouvir a voz de Deus sem os exageros praticados por muitos. Que sejamos sóbrios, responsáveis e respeitemos ao Senhor em todos os nossos caminhos. Que nós amemos a Palavra de Deus, pois, é através dela que encontramos toda revelação Divina para nós, por meio de Jesus Cristo.