FAÇA DOWNLOAD:
Na semana passada, nós meditamos dentro do tema “Como Deus fala conosco?”, e vimos que Ele nos fala por meio da Sua Palavra. No entanto, nós precisamos considerar o fato de que Ele fala por meio de vários agentes.
2. Deus fala por meio de ministros capacitados.
Alguma vez, você esteve numa reunião da igreja e comentou que o pregador sabia tudo da sua vida? Você fez alguma declaração do tipo: “Quem contou a ele sobre a minha vida?” Na verdade, Deus estava falando com você, diretamente ao seu coração. Por quê? Porque você precisava daquela palavra Divina.
Leiamos as palavras do apóstolo Paulo:
& 12 Nós os animamos e aconselhamos para que vocês vivessem de uma maneira que agrade a Deus, que os chama para terem parte no seu Reino e na sua glória. 11 E existe outra razão pela qual sempre damos graças a Deus. Quando levamos a vocês a mensagem de Deus, vocês a ouviram e aceitaram. Não a aceitaram como uma mensagem que vem de pessoas, mas como a mensagem que vem de Deus, o que, de fato, ela é. Pois Deus está agindo em vocês, os que crêem. (1 Tessalonicenses 2:13 NTLH)
Neste capítulo 2, o apóstolo Paulo fala sobre o seu ministério. Ele fala o quanto ele animou e aconselhou aqueles irmãos a viverem de um modo que agradasse a Deus. Deus espera que todo ministro se preocupe em ter a mesma atitude de Paulo, pois, Ele deseja compartilhar a Sua glória com todos aqueles que vivem de um modo que O agrade.
Então, o apóstolo Paulo agradece a todos pelo modo como foi recebido, ou seja, como instrumentos de Deus. Os Tessalonicenses ouviram e aceitaram a mensagem como vinda de Deus e não de homens.
Nós precisamos entender duas coisas: vocês estão ouvindo a Deus que fala através da minha vida. Então, eu tenho que crer que falo a mensagem de Deus pela Sua inspiração e vocês tem que ouvi-la como vinda Dele.
A Bíblia diz que Deus nos dá pastores e mestres dotados por Ele, para nos comunicar a Sua mensagem. Portanto, Deus fala através dessas pessoas diretamente ao coração do Seu povo. Todos os que estão aqui nesta noite, receberam uma palavra de Deus, e esta irá direto para o coração.
Deus está usando a minha vida para falar com vocês, e eu não tenho a menor dúvida disso. Eu estou sendo orgulhoso ou arrogante? Claro que não! Apesar de não ser digno, eu não tenho a menor dúvida disso.
Há uma coisa que eu preciso lhe dizer: Deus fala através de você também! Muitas vezes, você sequer desconfia, mas está sendo usado por Deus para aconselhar, ajudar, fortalecer ou dar uma direção à outra pessoa. Então, depois da conversa, você diz: “Como eu pude falar essas coisas?“. Você falou pela inspiração Divina, pois Deus tem o poder para colocar ideias e pensamentos na sua mente, sem que você esteja pensando neles. Deus enche sua mente com a Sua Palavra e ela flui pelos seus lábios de repente, mas com consciência e responsabilidade.
O apóstolo Paulo nos fala o seguinte:
& (…) quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. (1 Coríntios 2:13 NTLH)
O apóstolo Paulo não está dizendo aqui que ele se afasta da leitura e da meditação nas Escrituras Sagradas e do seu estudo particular nelas. Mas ele está dizendo que quando pronuncia a Palavra de Deus às pessoas, sabe que está fazendo isso pela inspiração Divina e não pela sabedoria humana.
Paulo sabe que as pessoas espirituais não só receberão a mensagem Divina, como também a entenderão. Todos nós precisamos ouvir constantemente a mensagem de Deus para o nosso coração, pois, quanto mais a ouvimos mais Deus fala conosco.
Ouvir a mensagem de Deus uma vez por semana é muito pouco, ou seja, insuficiente. Vamos imaginar que você passe uma semana inteira em jejum, e depois, no sétimo dia, você resolva comer um boi inteiro. Qual seria o resultado? Você teria uma indigestão severa.
Nós colocamos no site os áudios dos ensinamentos, a fim de serem baixados para o seu celular ou para o “pen drive”, a fim de poderem ser ouvidos em diferentes lugares. Nós temos o hábito de ouvir notícias e ficamos sempre atualizados com o dia de ontem. Porém, quando ouvimos mais os ensinamentos da Palavra de Deus, nós nos atualizamos sobre o dia de amanhã, isto é, sobre o futuro.
Então, não deixe de ouvir notícias, mas se esforce para ouvir os ensinamentos da Palavra de Deus, pois Ele deseja falar ao seu coração, diretamente.
3. Deus fala através de impressões.
Deus insere em nossas mentes ideias, pensamentos e palavras. Nós chamamos isso de inspiração Divina, pois, foi desse modo que a Bíblia foi escrita. Jesus disse:
& Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês. (João 14:26 NTLH)
Jesus ensina aos Seus discípulos que o Espírito Santo os “lembraria” de tudo o que Ele havia dito e ensinado. Isso quer dizer que os ensinamentos de Jesus viriam à mente deles em todos os momentos. Isso significa que os discípulos de Cristo recebem impressões, pensamentos e a intuição necessária para pensarem e agirem de modo correto em diferentes situações.
Algumas vezes, você recebe ideias brilhantes e que não são suas. Elas simplesmente surgem! Elas procedem de Deus, no que se refere a negócios, família e relacionamentos. Deus está sempre cuidando da sua vida e interessado no bom desenvolvimento da mesma.
Eu não posso deixar de dizer que há muita confusão sobre como recebemos as impressões de Deus. Em um estudo futuro, eu pretendo compartilhar com vocês sobre como nós podemos provar essas impressões, ou seja, se elas são de Deus ou não.
Neste momento, saiba que há dois extremos sobre como recebemos as impressões Divinas: o modo lógico e o místico.
- A pessoa lógica não aceita o fato de que Deus fala à mente das pessoas. Ele diz que é impossível que Deus fale ou transmita uma ideia a quem quer que seja. Ele diz que Deus fala somente através da Bíblia e nunca através de impressões.
- A pessoa que é mística pensa que qualquer sentimento ou impressão interior é a voz de Deus, e por isso, comente muitos erros.
Ambos os extremos cometem erros. Porém, a verdade existe e, apesar das falsificações, há ministros verdadeiros e os falsos. Nós devemos sempre nos lembrar de que Satanás é o pai da mentira e que ele falsifica o que é verdadeiro. Ele faz isso para desviar as pessoas da Verdade Divina.
No Livro de Jó, encontramos a seguinte declaração:
& Deus fala de várias maneiras, porém nós não lhe damos atenção. (Jó 33:14 NTLH)
Nós já aprendemos anteriormente que o problema não está em Deus, mas em nós, por não Lhe darmos atenção.
Além do mais, quando nós lemos o contexto das palavras de Jó, aprendemos que Deus fala conosco, mesmo quando estamos dormindo! Por que ele faz isso? Porque esse é um momento quando estamos relaxados, sem distrações e sem defesas contra Ele. Então, Deus nos fala através de sonhos e visões.
Nós deveríamos criar o hábito de antes de irmos para a cama, fazermos perguntas corretas a Deus: “Deus, o que queres que eu faça dentro desta situação? Que passo eu devo dar em relação à minha família, negócios, amizades etc.?” Ao longo do tempo você perceberá a direção Divina na sua mente e passará a tomar decisões corretas.
O importante é fazer perguntas corretas a Deus e dar a Ele a oportunidade de respondê-las. Os cientistas dizem que quando estamos sonhando, nossas mentes estão reorganizando as informações que obtivemos durante o dia, ou seja, ações, cenários e sons. Nós não podemos confundir essas coisas com a Palavra de Deus que é lançada em nossas mentes, durante o sono.
Saiba que Satanás pode falar também, ou seja, sussurrar aos nossos ouvidos enquanto estamos dormindo. Ele pode colocar ideias e pensamentos em nossas mentes o tempo todo. Por isso é importante que aprendamos a discernir a voz de Deus, coisa que aprenderemos logo em breve.
Nunca tome uma decisão diante de uma primeira impressão, pois ela precisa ser provada. Saiba que Deus nunca contradiz o que Ele fala ou já declarou na Bíblia, que é a sua Palavra revelada.
Não se engane: agir contra as Escrituras Sagradas é uma tentativa de enganar a Deus. Tudo que está escrito na Bíblia é para o nosso benefício e, quando agimos segundo ela, agradamos a Deus e somos abençoados por Ele.
4. Deus fala através da dor.
Não é em todo momento de dor que Deus está falando conosco. Porém, há momentos em que Deus utiliza a nossa dor ou sofrimentos, para que reduzamos a velocidade, a fim de que Ele consiga a nossa atenção.
O livro de Provérbios nos diz o seguinte:
& A pessoa sábia diz palavras de sabedoria, mas aquela que não tem juízo precisa ser castigada. (Provérbios 10:13 NTLH)
Nós podemos aprender grandes lições nos momentos em que sofremos. Porém, há sofrimentos que surgem em nossas vidas como uma disciplina Divina. Há pessoas que nunca aprenderiam a viver uma vida mais elevada, justa e correta se não fossem disciplinadas severamente por Deus.
Há muitas pessoas que estão preocupadas somente com o trabalho, negócios, o lazer, e se esquecem do propósito de suas vidas neste mundo. Elas se transformam em pessoas egoístas, preocupando-se apenas consigo mesmas. Elas enchem as suas agendas com tantas atividades e não dão tempo para Deus. Deixam de ouvir Sua voz e cometem muitos erros.
Vamos ler o que o salmista aprendeu:
& 67 Antes de me castigares, eu andava errado, mas agora obedeço à tua palavra. 68 “Ó Deus, tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus mandamentos.” 71 Foi bom que eu tivesse sido castigado, pois assim aprendi os teus mandamentos. 72 A tua lei vale muito mais para mim do que toda a riqueza do mundo. (Salmos 119:67,68,71,72 NTLH)
Nas palavras do salmista, nós percebemos que quando Deus fala conosco há uma mudança. Quando você ouvir Deus falar ao seu coração, este se transformará e mudará. No entanto, para que essa mudança ocorra é necessário um poder superior a si mesmo.
Esse poder que nos supera só pode ser conseguido através de um relacionamento com Jesus Cristo. Ele disse:
& 4 Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. 5 – Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. (João 15:4,5 NTLH)
Jesus usa a figura de um ramo que está unido a uma planta, a fim de ensinar que ele só pode dar frutos por meio dessa união. Da mesma forma, nós podemos frutificar ou termos nossas vidas transformadas quando estamos unidos com Ele.
Jesus deixa claro que na vida com Deus, sem Ele (Jesus), nada pode ser feito! Ele é a videira e nós os ramos. Se quisermos nos tornar pessoas melhores e frutificarmos neste mundo, o que nos impede de estarmos unidos com Cristo? Eu creio que a única resposta se encontre no nosso orgulho e egoísmo.
Deus quer ajudá-lo a superar suas crises e eu não tenho a menor dúvida sobre isso. Entretanto, é necessário que você confie e entregue a sua vida nas mãos do Senhor. Saiba que você está diante de grandes decisões e que elas poderão alterar o rumo de suas vidas, tanto para melhor como para pior.
A minha esperança acerca desta meditação é que pensemos seriamente sobre o rumo que daremos às nossas vidas. Quanto mais dependermos da orientação Divina, mais abençoados seremos! Saiba que todo o êxito nesta vida consiste em conhecermos a vontade de Deus e tê-Lo no centro de nossas vidas.
Se você deseja ter uma vida impactante e eficaz, esteja sintonizado com Deus, vá aprendendo a ouvir Sua voz e faça o que Ele pede para ser feito.
O que eu compartilhei com vocês na semana passada e no dia de hoje são as quatro maneiras mais comuns, que Deus utiliza para falar conosco. Eu sei que Ele pode usar outros modos para Se comunicar com a gente, mas preocupe-se com esses quatro modos que compartilhei com vocês, ou seja, Deus fala conosco por meio,
- Da Sua Palavra;
- De Seus ministros capacitados;
- De impressões;
- Da dor.
Eu espero que você tenha se identificado com algumas dessas coisas apresentadas. Se hoje você ouviu a voz de Deus, chamando-o para estar mais perto Dele, não endureça o seu coração. Que Deus o abençoe!