Skip to content Skip to footer

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Efésios 4:21-25

É muito comum em cada início de ano sonharmos com mudanças econômicas e sociais. Por que sonhamos com coisas melhores? As razões desses sonhos estão no passado não tão distante. Nós olhamos para os nossos sofrimentos, perdas, tristezas e não queremos passar mais pelas mesmas situações. Então, nós buscamos a Deus para pedir o melhor para as nossas vidas neste mundo.

O que significa desejar ao próximo o Feliz Ano Novo? Na mente de muitos, o sentido é: “Que você consiga obter todos os seus desejos pessoais! De fato, nós queremos que as pessoas vivam bem e que consigam alcançar seus objetivos pessoais. Eu não vejo nenhum mal nisso.

No entanto, o problema não está no desejo por uma vida melhor, mas na “falta de propósitos” para a mesma. Por que eu desejo tanto o que quero? Eu desejo ter boa saúde e prosperidade financeira? Todavia, por qual razão eu desejo essas coisas e tantas outras? Deve existir algum propósito pessoal, que pode estar baseado no orgulho, no egoísmo e no medo.

  • Eu estou tentando mostrar às pessoas algum valor pessoal pelas coisas que consigo?
  • Eu estou satisfazendo a mim mesmo pelas coisas que consegui?
  • Eu tenho medo de não ser feliz neste mundo, caso não consiga obter o que quero?

Esse comportamento demonstra uma confusão ou inquietação interior e o livro de Provérbios nos ensina algo:

& É melhor ser pobre e temer a Deus, o SENHOR, do que ser rico e infeliz. (Pv.15:16 NTLH)

Então, é possível uma pessoa alcançar o que quer, mas sem a benção de Deus só existirá infelicidade. Isso significa que a pessoa nunca se sentirá satisfeita e realizada com tudo o que já conseguiu alcançar. Ela sempre desejará alcançar mais e mais. Sem uma mudança interior é impossível desfrutar com toda satisfação o que conseguimos neste mundo.

Como cristãos, nós sabemos que se buscarmos os caminhos de Deus, ou seja, o estilo de vida que Ele planejou, seremos muito abençoados. Jesus ensinou que quando buscamos o Reino de Deus e a vida que O agrada, coisas serão acrescentadas. (cf. Mt.6:33) Essas coisas vêm no tempo certo, a fim de que não se transformem em acúmulos que desorganizam nossas vidas.

Todos nós esperamos neste Novo Ano mudanças, e o mesmo desejo está no coração de Deus em relação a todos nós. Nós queremos que a vida mude em relação a nós, mas estamos dispostos a mudarmos relação a Ele? Eu quase posso afirmar que há muitos em nosso meio que estão cansados do modo como estão vivendo e que querem mudar!

Vamos ler o nosso texto bíblico.

Nosso Texto Bíblico:

& 21 Com certeza vocês ouviram falar dele e, como seus seguidores, aprenderam a verdade que está em Jesus. 22 Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. 23 É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. 24 Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. (Ef.4:21-25 NTLH)

O nosso texto em outras palavras:

Se realmente vocês ouviram Sua voz e aprenderam de Jesus as verdades relacionadas a Ele, então, não sigam mais a velha natureza má – o “eu”, que era companheiro nos seus caminhos longe da presença de Deus – completamente apodrecida, cheia de imoralidade e engano. É necessário que as suas atitudes e os seus pensamentos estejam constantemente mudando para melhor. Seja uma pessoa nova e diferente, santa e boa em Cristo Jesus. Se vista com essa nova natureza.

Toda pessoa que vai a Deus, por meio de Cristo, está disposta a aprender a Sua Verdade. Ela quer aprender a lidar com as diferentes situações da vida, por meio da vida de Cristo que nela habita. Essa pessoa não tentará mudar o seu “velho eu”, mas o desprezará po
r amor a Cristo.

É impossível mudar uma natureza e, portanto, é impossível mudar a nossa velha natureza humana. Somente “em Cristo” é que conseguimos pensar segundo os pensamentos de Deus. Da mesma forma, ou seja, somente em Cristo é que conseguimos andar nos caminhos de Deus.

É desse modo que conseguimos nos tornar pessoas diferentes, dedicadas ao Senhor e ser úteis neste mundo. Nós somos chamados para seguirmos a Jesus e a rejeitarmos os hábitos dos pagãos. Vamos ler os versos 17 ao 19:

& 17 Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor, 18 e a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos. 19 “Eles perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes.” (Ef.4:17-19 NTLH)

Por que Paulo nos pede que rejeitemos os hábitos pagãos?

  • Eles constroem seus pensamentos sem propósitos eternos.
  • Eles vivem no estado de ignorância acerca de Deus.
  • Essa ignorância é resultado da sua teimosia e eles, portanto, não participam ou experimentam a vida Divina.
  • Sem essa vida do alto, eles não têm a noção do que é moral e amoral.
  • Sem o poder da vida de Cristo, eles não têm controle sobre si e perseveram em caminhos indecentes.

É impossível que uma pessoa que não rejeite os hábitos de vida dos pagãos seja abençoada por Deus, em Cristo Jesus.

Conheça e aceite a Verdade, a fim de que ocorram mudanças na sua vida.

O segredo da mudança pessoal não está somente na força de vontade. O segredo está em conhecer e enfrentar a Verdade sobre si mesmo, ou seja, no que se refere à sua própria natureza e desejos pessoais.

Cuidado com as mentiras que se escondem por trás das suas decisões.

Por que é necessário conhecer a Verdade, antes de qualquer mudança em sua vida? Porque por trás de cada hábito autodestrutivo em sua vida pode haver uma mentira. Se você estiver “endividado até a cabeça”, é porque acreditou em algumas mentiras, como: “Eu posso gastar, porque eu sei que vou conseguir pagar!

A Bíblia nos ensina a sermos prudentes e a buscarmos a Deus antes de qualquer decisão!

Não confunda a prudência com o sentimento de medo.

Eu ouço pessoas dizendo que se não houver coragem não se consegue nada nesta vida e que os medrosos nunca alcançam patamares maiores. Deus realmente ensina isso? Ele fala sobre termos coragem, mas nunca de uma forma imprudente.

A nossa coragem nunca deve proceder do espírito de ganância, mas da nossa humildade, e esta significa dependência total dos conselhos e direção de Deus.

Vejamos: Você está iniciando um relacionamento e Deus lhe dá uma impressão interior negativa com relação a essa amizade. O que você deve fazer? Rejeitar, pelo menos por hora, esse relacionamento, pois ele será danoso à sua vida.

No entanto, alguém pode pensar que deve prosseguir com o relacionamento não aprovado por Deus, pois pensa ser ridículo tomar tal atitude. Na verdade, essa pessoa procura apenas seus próprios interesses e o resultado será a perda da sua felicidade ou satisfação.

O medo de perder o que lhe interessa pode afastá-lo de Deus, mas a prudência faz com que você permaneça sob Seus cuidados e ande nos Seus caminhos.

A prudência sempre nos leva a consultar o Senhor, nossos pensamentos e decisões, pois tudo que pensamos e decidimos deve basear-se na Sua Verdade.

A Verdade o faz voltar para a vida e permanecer no caminho de Deus.

A Bíblia ensina que a mudança pessoal começa com a Verdade. É a Verdade que o torna livre! O que é a Verdade? Jesus é a Verdade, porque Ele sempre dirá a verdade. Sua palavra é a Verdade. A Bíblia é a Sua Palavra, e isso significa que a Bíblia é a verdade (2 Timóteo 3:16-17).

O que você ouve na TV ou lê em livros nem sempre o ajudará, porque nem sempre é a Verdade. Porém, o que Deus diz será sempre a Verdade. A Palavra de Deus lhe mostrará como voltar para a vida, para a qual você foi criado para viver, e, em seguida, mostra como permanecer no caminho de Deus.

Construa a sua vida sobre o fundamento da Verdade.

Como é importante ter um tempo de meditação diária da Palavra de Deus! Toda mudança exige o conhecimento da Ver
dade Divina. Se você construir sua vida sobre uma base cheia de mentiras, equívocos e meias verdades, nenhuma mudança ocorrerá em sua vida. No entanto, quando você enfrentar a verdade e responder a ela com sinceridade, começará a ver mudanças e as bênçãos de Deus.

Reflita sobre isso:

Por quem você está acreditando que tomar tal comportamento?

Como você poderia mudar a sua rotina ou se programar, a fim de gastar mais tempo com a Palavra de Deus todos os dias?

Por que, às vezes, parece mais fácil acreditarmos nas mentiras, tanto sobre nós mesmos como das circunstâncias, em vez de enfrentarmos a Verdade Divina?

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação