FAÇA DOWNLOAD:
Provérbios 15:13,14
Nosso texto bíblico:
& 13 A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida. 14 Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com a sua própria ignorância. (Pv.15:13,14 NTLH)
A palavra “tristeza”, no nosso texto base, significa abatimento de alma que é causado pela ansiedade. A pessoa se sente abatida e o sentido é “açoitada, golpeada e ferida”. A pessoa sábia procura compreender os desígnios de Deus e o trabalho da Sua providência, mas o tolo se sente satisfeito com a sua ignorância sobre as propostas Divinas e constrói a sua vida sobre a sua própria força, tornando-se cada vez mais ansioso e doente.
O termo “ansiedade” tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros.
Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e ela pode se tornar prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. Os transtornos de ansiedade são sintomas relacionados ao funcionamento do corpo e às experiências de vida.
A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sente imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples, como usar o elevador, tomar uma determinada condução (avião, ônibus, trem, táxi, o próprio veículo etc.), ir a um lugar específico, por causa do desconforto que sentem.
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:
- Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar);
- Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
- Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
- Medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
- Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
- Medo da rejeição;
- Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;
- Pavor depois de uma situação muito difícil.
A ansiedade tem atormentado a vida de muitas pessoas. Elas roem as unhas, antecipam os problemas, sofrem pelo que vão comer e vestir, se descontentam com o trabalho e a moradia, preocupam-se com as doenças, falecimento de entes queridos e vai por aí!
Muitos especialistas dizem que o sentimento de ansiedade é o grande mal do nosso tempo, pois ela atinge pessoas de todos os tipos e faixas etárias. A ansiedade tem o poder de nos tornar parecidos a um vulcão prestes a entrar em erupção.
Uma das causas principais da ansiedade é o medo: Muitas pessoas ficam ansiosas só de pensarem em ficarem doentes e de morrerem em breve. Além do mais, sofrem com o medo de ficarem solitárias, de perderem o emprego e alguns de seus bens materiais.
Aceite a ajuda de Deus para vencer o medo.
O medo é um sentimento que precisa ser vencido com a ajuda de Deus:
& “Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.” (2 Tm.1:7 NTLH)
Medo é o que não falta em nossa sociedade: é o medo de não casar, de casar e de divorciar, o medo da vida e da morte, da solidão e das pessoas, o medo do hoje e do amanhã, o medo do conhecido e medo do desconhecido etc.
Por que Deus deseja nos ajudar a combater a ansiedade excessiva?
A ansiedade produz efeitos tanto físicos como espirituais.
Efeitos físicos.
Mais da metade das doenças que as pessoas sofrem nos dias atuais são de efeitos psicossomáticos. Além do mais, as pessoas estão buscando alívio ou paz em calmantes e soníferos.
Efeitos espirituais. A ansiedade nos afasta de Deus, pois onde a ansiedade começa termina a fé. A ansiedade é o útero onde a incredulidade nasce. A ansiedade pode nos levar a vários pensamentos errados sobre a vida, devido ao medo que ela gera em nosso íntimo. Vejamos algumas questões:
1. O bem estar físico deve ser o nosso objetivo máximo na vida?
Nós não devemos seguir a filosofia que a sociedade tenta nos impor, que é a de nos levar ao nível dos animais, onde o bem estar físico é o único objetivo da vida.
2. Estar isento das responsabilidades da vida nos livrará da ansiedade?
Nós nunca devemos permanecer esperando as provisões de Deus, de braços cruzados, como gente preguiçosa. A formiga trabalha e os pássaros também! Portanto, os homens devem trabalhar duramente, sem se esquecerem que é do suor de seus rostos que conseguirão o pão diário, pois não foi isso o que Deus exigiu de Adão, após ter pecado? (cf. Gn.3:19)
3. A ausência de sofrimentos nos livra da ansiedade?
Repare a formiga. Ela trabalha arduamente, mas pode ser devorada por pássaros e insetos maiores. Os pássaros, que trabalham tanto, também podem ser caçados por aves de rapina, por animais e pelo próprio homem. Embora sejamos abençoados por Deus, não estamos livres de aflições nas diferentes áreas de nossas vidas.
4. Tratar o futuro com desprezo significa que estamos livres da ansiedade?
A Bíblia, ao nos ensinar que devemos aprender com o trabalho prudente das formigas, assim como com o dos pássaros, não nos propõe que vivamos sob extrema tensão, mas que tomemos cuidado com a preocupação aflitiva.
Todos nós estamos sujeitos a ficarmos ansiosos por alguma razão e, portanto, nenhum de nós estará livre dela! O apóstolo Paulo nos diz o seguinte:
& 6 Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. 7 E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. (Fp.4:6,7 NTLH)
Quando Paulo diz “não se preocupem”, ele está se referindo à ansiedade aflitiva. A palavra que ele usa traz consigo a ideia de “cortar aos pedaços”. Portanto, a sua proposta é que nós não devemos nos retaliar psicologicamente sobre o que está no futuro. Então, ele nos ensina que devemos buscar a Deus para pedirmos o que nos é necessário, mas sempre com um coração agradecido.
O adjetivo “agradecido”, usado por Paulo, tem um sentido de “ter prazer em Deus em ser aceitável e generoso como Ele”. Sempre que vamos a Deus, nós devemos ter em mente a consciência de que precisamos ser aceitos por Ele. Então, tanto Deus como os Seus princípios devem ser a nossa maior prioridade, pois, agindo de modo contrário, nós estaremos expressando apenas interesses pessoais e perderemos toda a ajuda que vem da vida verdadeira. (cf. Mt.10:39)
No verso 7, Paulo fala sobre “a paz de Deus”. O que essa expressão significa? O sentido é: Quando vivemos em unidade com Jesus Cristo, nós queremos expressar o mesmo relacionamento que Ele possuía com Deus. Jesus sempre observou e acatou viver sob os princípios do Reino de Deus. Então, não existia animosidade entre Deus e Cristo, mas uma profunda harmonia.
Portanto, quando temos paz com Deus ou vivemos sob o poder dessa paz, nós podemos dizer que não existe animosidade ou qualquer tipo de conflito entre nós e o Eterno. Desse modo, todo o nosso ser interior como a nossa mente serão guardados, ou seja, protegidos de uma invasão inimiga. Naturalmente, nós seremos protegidos tanto da influência satânica como dos desejos egoístas da alma.
A minha esperança é que desfrutemos de todos os recursos da graça que Deus nos dá em Cristo Jesus, que nos ensinou a confiarmos em Deus. No Seu tempo, Ele não Se deixou dominar pela ansiedade ou aflição, mas confiou nas promessas do Pai para a Sua vida. Ele foi humilhado, desonrado, açoitado e morto na cruz, porém, no tempo de Deus, foi exaltado, levantando-se dos mortos e ressuscitado está, a fim de fortalecer e salvar todos os que se dispõem a ter comunhão com Deus e a confiar Nele.
Que nós nunca nos esqueçamos das palavras do apóstolo Pedro:
& 6 Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. 7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. (1 Pe.5:6,7 NTLH)