FAÇA DOWNLOAD:
Apocalipse 12:7-9
Texto Bíblico:
& 7 Depois houve guerra no céu. Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão, que combateu junto com os seus anjos. 8 Mas o dragão foi vencido, e por isso ele e os seus anjos não puderam mais ficar no céu. 9 O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva [seduz, induz] todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele.
1. Houve uma guerra no Céu. (vs. 7-9)
& 7 Depois houve guerra no céu. Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão, que combateu junto com os seus anjos. 8 Mas o dragão foi vencido, e por isso ele e os seus anjos não puderam mais ficar no céu. 9 O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva [seduz, induz] todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele.
Quando estudamos a Bíblia, nós aprendemos que o pecado não teve seu início sobre a Terra, mas no Céu. Um anjo, ou seja, um “querubim” (da classe de seres angélicos envolvidos em adorar e louvar a Deus) cheio de orgulho ousou usurpar o lugar de Deus. Ele e mais uma terça parte dos anjos foram expulsos da presença de Deus, mas de acordo com o que lemos no Livro de Jó, Satanás ainda podia comparecer perante Deus, a fim de acusar Seus filhos de não serem fiéis ao Todo-Poderoso. (cf. Jó 1:6,7)
Nessa batalha Celestial um Arcanjo chamado Miguel, juntamente com os seus comandados, é destacado por Deus para enfrentar Satanás e suas hostes. O nome Miguel significa “quem é como Deus”. Nesse texto isso é de suma importância, pois Como já sabemos Satanás tentou ser semelhante a Deus, quando ainda vivia no Céu. Há uma referência no livro de Isaías que esclarece o que estou dizendo:
& “Subirei acima das nuvens mais altas e serei como o Deus Altíssimo.” (Is.14:14 NTLH)
Estas foram as palavras de Satanás quando ousou obter o trono de Deus. A sua presença no Céu nos leva a pensar que ele não desistiu do seu plano original: ser como Deus.
Quando nos voltamos para o livro do Gênesis, nós percebemos que Satanás induziu Eva a pensar como ele ousou pensar no Céu:
& 1 A cobra era o animal mais esperto que o SENHOR Deus havia feito. Ela perguntou à mulher: – É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim? 2 A mulher respondeu: – Podemos comer as frutas de qualquer árvore, 3 menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos. 4 Mas a cobra afirmou: – Vocês não morrerão coisa nenhuma! 5 Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal. (Gn.3:1-5 NTLH)
O que significa sermos parecidos com Deus? Quando nos tornamos autossuficientes, senhores de nós mesmos, quando decidimos pelo nosso próprio parecer o que é bom e o que é mal para o nosso bem-estar. O que é isso, se não a busca pelos interesses pessoais? Nós sabemos o que Jesus ensinou sobre isso:
& “Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira.” (Mt.10:39 NTLH)
Buscar os interesses pessoais foi o desejo de Satanás no Céu, e agora ele tenta nos seduzir a fazermos o mesmo aqui na Terra. O resultado dos seus desejos é que ele foi lançado fora da presença de Deus e o mesmo se dará com todos aqueles que andarem no seu princípio de vida.
No entanto, outro fator pode estar envolvido nessa batalha cósmica. A igreja está no Céu e, segundo a Bíblia, os cristãos comparecerão perante o tribunal de Cristo, onde suas obras serão avaliadas, a fim de que cada um receba o seu
galardão (prêmio) com base nesse julgamento Divino. (cf. Rm.14:10-12; 1 Co.3:10-15; 2 Co.5:10,11)
Parece provável que Satanás se apresentará nessa ocasião para acusar os filhos de Deus, apontando suas falhas. Com toda a certeza, ele tentará seduzir os seres Celestiais de que Deus não é justo!
Nessa batalha, ele é finalmente expulso do Céu e, desse modo, nunca mais poderá acusar qualquer filho de Deus. Literalmente, o verso 9 ficaria assim:
& E foi lançado fora o grande dragão (a antiga serpente), (aquela que está) sendo chamada de o Diabo e o Satanás, aquela [que está] seduzindo e fazendo extraviar todo o mundo. Ele foi lançado (expulso) para dentro da Terra e os seus anjos foram lançados com ele.
Satanás, a partir daquele momento, nunca mais poderá entrar na presença de Deus para acusar os filhos do Altíssimo, conforme nós já vimos. Porém, por que eu repito este pensamento? Não sei explicar a constituição de um ser angelical, mas quando ele peca, não pode mais receber o perdão Divino.
No entanto, o ser humano foi criado de maneira diferente, pois quando ele se arrepende de seus erros ainda pode receber o perdão e aceitação Divina, por meio da Graça de Jesus Cristo.
Uma coisa é certa: todo aquele que vive em pecado perde a presença de Deus, porém, ele tem a oportunidade de voltar a ter comunhão com o Pai, por meio de Cristo.
Então, há uma grande diferença entre nós, Satanás e seus anjos ou demônios, hoje em dia: Eles podem ir à presença de Deus não para desfrutá-La, mas para nos acusar; ao contrário, ainda que afastados de Deus, nós temos a chance, pela graça de Cristo, de voltarmos a desfrutar de toda a bondade, misericórdia e poder do nosso Senhor, o Eterno.
Satanás foi expulso pelo próprio Deus da Sua presença, mas quando escolhemos o caminho do pecado ou da autossuficiência, nós mesmos nos excluímos da presença de Deus. Portanto, só há um meio de retornarmos aos Seus braços: confiarmos e sermos comprometidos com os mesmos propósitos que Deus deu a Jesus Cristo.
A minha esperança é que sejamos humildes e paremos de escolher o que é bom e mal, o que é correto ou incorreto, segundo os nossos próprios interesses. Que com a ajuda do Espírito Santo, nós possamos vencer o nosso orgulho e egoísmo, a fim de estarmos sempre na presença de Deus e fazermos a Sua vontade sobre a Terra!
Além do mais, que nós tenhamos em mente o princípio que não deve faltar em nenhuma oração do cristão verdadeiro:
& 9 Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. 10 Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!” (Mt.6:9,10 NTLH)