FAÇA DOWNLOAD:
Apocalipse 12:10-12
Texto Bíblico:
& 10 Então ouvi uma voz forte no céu, que dizia: – Agora chegou a salvação de Deus! Agora Deus mostrou o seu poder como rei! Agora o Messias que ele escolheu mostrou a sua autoridade! Pois o acusador dos nossos irmãos, que estava diante de Deus para acusá-los dia e noite, foi jogado fora do céu. 11 Os nossos irmãos o derrotaram por meio do sangue do Cordeiro e da mensagem que anunciaram. Eles estavam prontos para dar a sua vida e morrer. 12 Portanto, ó céu e todos vocês que vivem nele, alegrem-se! Mas ai da terra e do mar! Pois o Diabo desceu até vocês e ele está muito furioso porque sabe que tem somente um pouco mais de tempo para agir. (Ap.12:10-12 NTLH)
1. Deus faz chegar a Sua salvação. (v.10)
& 10 Então ouvi uma voz forte no céu, que dizia: – Agora chegou a salvação de Deus! Agora Deus mostrou o seu poder como rei! Agora o Messias que ele escolheu mostrou a sua autoridade! Pois o acusador dos nossos irmãos, que estava diante de Deus para acusá-los dia e noite, foi jogado fora do céu. (Ap.12:10 NTLH)
Mais uma vez, João ouve uma voz forte no Céu. Por três vezes, a voz menciona o advérbio “agora”, o que quer dizer que aquele era o momento exato para Deus mostrar a Sua salvação, Seu governo e a autoridade do Messias.
Deus permitirá que Satanás reine absoluto no período da Grande Tribulação, porém, em um determinado momento, o Senhor mostrará o Seu poder tanto ao “Inimigo” (Satanás) como aos seus seguidores. De uma vez por todas, Satanás é lançado fora dos Céus para a Terra (i.e. jogado para baixo) e ele nunca mais poderá comparecer perante Deus, para acusar os seguidores de Cristo.
De modo prático, como podemos extrair lições espirituais deste verso, acerca “do processo” da salvação Divina?
& Então ouvi uma voz forte no céu, que dizia: – Agora chegou a salvação de Deus!
Toda pessoa só consegue se achegar a Cristo, por meio do chamado Divino, ou seja, de uma voz forte que vem do Céu. Então, Deus diz no íntimo daquela pessoa que aquele é o momento de receber a Sua salvação. Ninguém consegue por decisão própria se aproximar de Cristo, a não ser pelo chamado Divino.
Jesus disse:
& Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que me enviou, e eu os ressuscitarei no último dia. (Jo.6:44 NTLH)
Se você crê em Cristo, alegre-se pelo privilégio de ter crido Nele, pelo “chamado” do Pai. Todavia, muitos que estão na igreja não têm uma fé verdadeira, pois buscam a Jesus apenas por motivos pessoais ou interesseiros. Eles permanecem entre os salvos, porém, sem a salvação!
Eles gostam da mensagem, sentem-se animados por ela, mas não conseguem crer como deveriam. Eles não aceitam uma vida de compromisso e de responsabilidades para com o Evangelho do Senhor. A razão disso é que eles nunca ouviram “uma voz forte do céu” em seu íntimo, chamando-os a se submeterem ao governo Divino como Jesus sempre o fez.
Eles não querem agir à semelhança de Jesus, mas agem segundo os seus próprios conceitos e desejos. Eles não têm o interesse em conhecer os planos e a vontade de Deus para uma verdadeira vida de fé ou fidelidade. Eles se alimentam teórica e racionalmente do Evangelho, mas impedem que suas almas se sujeitem a ele.
A salvação que Deus nos dá “neste momento” (agora) é a libertação do poder de Satanás e da atração que temos pelo mundo. Porém, se formos perseverantes, essa salvação se completará na eternidade, quando receberemos a “salvação eterna”. Então, não queremos mais viver por meio de princípios mundanos, pois a chegada da
salvação Divina em nosso interior expulsou de nossas vidas, “o poder” da influência satânica “que nos dominava”.
Leiamos as palavras de Paulo aos cristãos de Éfeso:
& 1 Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. 2 Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus. 3 De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus. 4 Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, 5 que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. (Ef.2:1-5 NTLH)
O processo da verdadeira salvação tem mais um princípio:
& Agora Deus mostrou o seu poder como rei!
Quando verdadeiramente somos salvos da influência satânica e do mundanismo, isso se deve ao fato de termos experimentado o poder de Deus e de tê-Lo aceitado como Rei e Senhor, ou seja, como Aquele a Quem demos o direito de governar ou dirigir nossas vidas neste mundo. Então, passamos a buscar em primeiro lugar o Seu Reino e o estilo de vida que O agradasse. (cf. Mt.6:33)
No entanto, o processo da salvação apresenta mais um princípio:
& Agora o Messias que ele escolheu mostrou a sua autoridade!
Quando lemos os Evangelhos percebemos a autoridade de Jesus sobre a matéria física e a natureza, sobre a criação e as enfermidades, sobre a morte e os demônios, mas pouca ênfase se dá acerca da Sua autoridade sobre a Igreja. Sobre isso, podemos ler em Mateus o seguinte:
& 18 Então Jesus chegou perto deles e disse: – Deus me deu todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 20 e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. (Mt.28:18-20 NTLH)
Repare no verso 19 a conjunção “portanto”, a qual conclui a ideia anterior que trata da autoridade de Jesus, tanto no Céu como na Terra. (v.18) Então, por causa da autoridade que Jesus recebeu do Pai, nós reconhecemos que devemos nos comprometer com a missão que Cristo nos deu nos versos seguintes. (vs.19,20)
Portanto, na verdadeira salvação, estão incluídos os seguintes processos:
- O chamado Divino.
- A libertação do poder satânico e do mundanismo.
- A experiência com o poder de Deus que nos leva a aceitá-Lo como Senhor.
- A submissão à autoridade de Cristo, aceitando a missão que Ele nos deu.
2. A vitória dos irmãos sobre Satanás. (v.11)
& 11 Os nossos irmãos o derrotaram por meio do sangue do Cordeiro e da mensagem que anunciaram. Eles estavam prontos para dar a sua vida e morrer. (Ap.12:11 NTLH)
O texto diz que os irmãos derrotaram Satanás por meio do sangue do Cordeiro (Jesus) e da mensagem que anunciaram (Evangelho). O que isso significa?
- O sangue do Cordeiro. Jesus derramou Seu sangue inocente por aqueles que se comprometeram a morrer para si mesmos. Essas pessoas não se tornaram inocentes por esforço próprio, mas são inocentadas e aceitas por Deus porque creram e se comprometeram com o sacrifício de Jesus na cruz. (cf. Mt.16:24) Ainda que Satanás as acuse, devido ao compro
metimento sacrificial que têm com Cristo, Deus as perdoa. (cf. Rm.8:1)
- A mensagem que anunciaram. Somente aqueles que se comprometem com o sacrifício de Cristo, ou seja, aqueles que estão dispostos a morrerem para si mesmos são os que anunciam o Evangelho do Senhor com autoridade, pois creem no perdão de Deus e não vivem com um sentimento de culpa.
Repare o final do verso 11, quando João escreve que “Eles estavam prontos para dar a sua vida e morrer”. O evangelho de Cristo exige de nós a disposição de morrermos para nós mesmos. Eu imagino a dificuldade que uma pessoa tem para falar da morte e ressurreição de Jesus Cristo, quando ela não morre para si mesmo.
Há uma lição que devemos aprender neste verso 11, acerca de como podemos derrotar Satanás. Nós não podemos por meio de orações, mas apenas expulsamos. Todavia, ele volta e, se encontrar a casa vazia, o segundo estado será pior que o primeiro. (cf. Lc.11:24,25)
Satanás é vencido por aqueles que perseveram em negar a si mesmos, confiando no perdão Divino e anunciando o Evangelho às pessoas.
3. A fúria de Satanás. (v.12)
Quem estiver no Céu deve se alegrar, isto é, sentir-se feliz e satisfeito. Porém, os que estiverem sobre a Terra devem esperar toda fúria (raiva, ira) de Satanás, pois, a partir desse momento, ele sabe que não lhe resta muito tempo.
& Portanto, ó céu e todos vocês que vivem nele, alegrem-se! Mas ai da terra e do mar! Pois o Diabo desceu até vocês e ele está muito furioso porque sabe que tem somente um pouco mais de tempo para agir. (Ap.12:12 NTLH)