Skip to content Skip to footer

Apocalipse 13:11-18 – O monstro que subiu da terra

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Apocalipse 13:11-18

Texto Bíblico:

& 11 Então vi outro monstro, que subia da terra. Ele tinha dois chifres parecidos com os de um carneiro, mas falava como um dragão. 12 Usava toda a autoridade do primeiro monstro, na sua presença. Forçava a terra e todos os que moram nela a adorarem o primeiro monstro, aquele cuja ferida mortal havia sido curada. 13 Esse segundo monstro fez coisas espantosas. Fez com que caísse fogo do céu sobre a terra, na presença de todas as pessoas. 14 E enganou todos os povos da terra, por meio das coisas que lhe foi permitido fazer na presença do primeiro monstro. O segundo monstro disse a todos os povos do mundo que fizessem uma imagem em honra ao outro monstro, que havia sido ferido pela espada e não havia morrido. 15 O segundo monstro recebeu poder de soprar vida na imagem do primeiro, para que ela pudesse falar e matar todos os que não a adorassem. 16 Ele obrigou todas as pessoas, importantes e humildes, ricas e pobres, escravas e livres, a terem um sinal na mão direita ou na testa. 17 Ninguém podia comprar ou vender, a não ser que tivesse esse sinal, isto é, o nome do monstro ou o número do nome dele. 18 Isso exige sabedoria. Quem é inteligente pode descobrir o que o número do monstro quer dizer, pois o número representa o nome de um ser humano. O seu número é seiscentos e sessenta e seis. (Ap.13:11-18 NTLH)

1. O Monstro que se eleva da terra. (v.11)

& 11 Então vi outro monstro, que subia da terra. Ele tinha dois chifres parecidos com os de um carneiro, mas falava como um dragão.

O segundo monstro, da mesma forma que o primeiro, é um homem possuído pelo Diabo. O primeiro monstro veio do mar, o que significa que ele veio das nações gentias. O segundo vem da terra, ou seja, da Palestina. Possivelmente, ele será um judeu e, portanto, capaz de convencer os judeus que ele é o verdadeiro profeta. Uma vez que os judeus estão esperando Elias voltar, pode bem ser que eles serão convencidos que este falso profeta é Elias.

Satanás é um imitador das coisas de Deus e faz isso, a fim de convencer que ele é deus. Aqui nós vemos uma trindade diabólica: Satanás, o anticristo e o falso profeta, uma trindade diabólica. O verdadeiro Deus é Triúno; Pai, Filho e Espírito Santo. A trindade satânica é Satanás (o Dragão), o Anticristo (o Monstro que veio do mar) e o Falso Profeta (o Monstro que veio da terra). A trindade diabólica é capaz de mudar as mentes e os corações de todos sobre a terra, exceto, dos eleitos de Deus. Eles cegam os povos da Terra, levando-os a acreditarem que essa trindade é a liderança divina pela qual eles esperavam.

Ele tinha dois chifres parecidos com os de um carneiro”. Esse Monstro tem a aparência de um cordeiro e possui dois chifres, os quais são símbolos de poder. No entanto, não é sua tarefa conquistar pessoas por meio da força militar ou bruta, mas no sentido espiritual.

Ele é um profeta e o seu trabalho satânico é conduzir a humanidade a adorar o primeiro Monstro. Seus chifres podem significar os poderes civis e religiosos. Ele usa meios espirituais e sobrenaturais para seduzir e enganar a humanidade. Aqueles que não o seguem são submetidos às autoridades civis para serem levados à morte.

Mas falava como um dragão”. Apesar de ser parecido a um cordeiro, o seu propósito é de se opor em tudo a Deus.

2. A autoridade do segundo Monstro. (v.12)

& 12 Usava toda a autoridade do primeiro monstro, na sua presença. Forçava a terra e todos os que moram nela a adorarem o primeiro monstro, aquele cuja ferida mortal havia sido curada.

Tanto o Falso Profeta como o Anticristo são dotados de poder, o qual é dado pelo Dragão. Nós jamais devemos deixar de pensar sobre como Satanás é tirano e assassino e o quanto nós precisamos de Deus, pois somente Ele tem o poder vencê-lo. O Falso Profeta é muito eficiente no seu trabalho, ou seja, conduzir o mundo a adorar Satanás e o Anticristo.

3. O segundo Monstro faz cair fogo do céu. (v.13)

& 13 Esse segundo monstro fez coisas espantosas. Fez com que caísse fogo do céu sobre a terra, na presença de todas as pessoas.

Sendo um imitador de tudo o que Deus faz e já fez, fará sinais para enganar as nações.

Nós conhecemos a história de Elias, que no monte Carmelo orou a Deus e Ele respondeu com fogo dos céus, o qual consumiu o sacrifício saturado de água que o profeta havia mandado que fosse colocada sobre o altar e ao redor do mesmo.

Por causa desse milagre o povo se convenceu de que Deus era Deus que Elias era o Seu profeta. Portanto, o Diabo conhece as crenças e os anseios da humanidade e quão convincentemente o fogo vindo do céu poderia ser e o usa com grande sucesso. Não se esqueça de que este homem vem da terra de Israel e o milagre do fogo vindo do céu é o sinal mais convincente para os judeus, pois eles esperavam o retorno de Elias antes da implantação do Reino do Messias.

O falso profeta está procurando convencer o povo judeu de que o Anticristo é o Messias verdadeiro. Por que Deus permitirá essa situação? Lembre que Ele deixou que Satanás agisse livremente nesse período da Grande Tribulação, pois a humanidade tem mostrado a sua preferência por Satanás, em vez de Deus. Quem o mundo ama hoje em dia? Quem o mundo serve? O mundo está buscando Deus neste momento? Quando Deus deixar Satanás à vontade, todos irão entender que cometeram um grande engano!

4. A imagem do Anticristo. (vs.14,15)

& 14 E enganou todos os povos da terra, por meio das coisas que lhe foi permitido fazer na presença do primeiro monstro. O segundo monstro disse a todos os povos do mundo que fizessem uma imagem em honra ao outro monstro, que havia sido ferido pela espada e não havia morrido. 15 O segundo monstro recebeu poder de soprar vida na imagem do primeiro, para que ela pudesse falar e matar todos os que não a adorassem.

É necessário que se diga que o milagre é menos importante do que a mensagem Divina que ele nos passa. Muitas pessoas têm sido enganadas por milagres que não expressam a Verdade e os valores Divinos, mas, infelizmente, fundamentam mentiras no coração dos homens.

Jesus fez muitos milagres, porém, para chamar a atenção das pessoas às grandes verdades da Palavra de Deus como ao Seu caráter. Satanás pode realizar inúmeros milagres, mas para atrair aqueles que desconhecem e não meditam na Palavra de Deus. Ele faz isso porque sabe que o ser humano tem a tendência de colocar muita confiança tanto em milagres como nos fenômenos sobrenaturais.

O princípio que Satanás usa ao realizar seus milagres é promover a “idolatria”, cuja prática sempre foi condenada por Deus. O imperador Hiroito era considerado um deus sobre a Terra e, humilhado, teve que assinar um acordo de paz com os Estados Unidos. Hitler foi adorado pelos nazistas e praticou o suicídio (?), se bem que há muitas evidências de que ele fugiu para a América do Sul.

Satanás é hábil para fazer com que aquele que recebe um milagre deixe de olhar para Deus e passe a reverenciar aquele que foi o instrumento para o milagre. Deus sempre fez milagres e continuará a fazê-los, mas somente Ele deve ser adorado e temido!

O Falso Profeta leva o povo a crer que o correto é fazer uma imagem do primeiro Monstro e ele faz o que nunca foi feito antes, a imagem do Anticristo se torna viva! A Bíblia não diz que é um truque tecnológico ou uma fraude. A imagem não apenas se torna viva, mas ela também fala. Este realmente é um milagre grande e prodigioso. O Falso Profeta, ligado ao sistema político satânico, matará ou mandará matar todos que não adoram a imagem da besta.

Ainda que Deus proíba as pessoas de adorar ídolos ou imagens, o Anticristo e o Falso Profeta deste mundo não se importam com isso, mas encorajam as pessoas a praticarem esse comportamento. Para eles não haverá nenhum problema em matar aqueles que se recusarem a adorar a imagem.

Eu me lembro da história de Nabucodonosor, que obrigou a todos do seu império a adorar a sua imagem e apenas três judeus não se curvaram diante dela em adoração. Foram condenados à morte, porém, Deus interveio e os salvou dentro da fornalha. Entretanto, no período do Apocalipse, as pessoas que não adorarem a imagem do Anticristo morrerão!

5. A marca do Monstro ou da Besta – “666” (vs.16-18)

& 16 Ele obrigou todas as pessoas, importantes e humildes, ricas e pobres, escravas e livres, a terem um sinal na mão direita ou na testa. 17 Ninguém podia comprar ou vender, a não ser que tivesse esse sinal, isto é, o nome do monstro ou o número do nome dele. 18 Isso exige sabedoria. Quem é inteligente pode descobrir o que o número do monstro quer dizer, pois o número representa o nome de um ser humano. O seu número é seiscentos e sessenta e seis.

Quando eu ouço que povos ou nações estão cansados de sofrerem sob o poder de certos ditadores, eu imagino como será o governo do Anticristo! Tudo estará sob o seu controle absoluto!

O propósito da marca é assegurar que todas as pessoas estejam sob o poder e a autoridade do Anticristo, tanto de corpo como de alma! Sem essa marca, nenhum homem poderá comprar ou vender e, portanto, ele morrerá de fome. Recusar a marca do Anticristo significará morte física, mas recebê-la significará morte eterna!

É triste que os homens de hoje não reconheçam o seu orgulho, egoísmo e arrogância para com Deus e, além do mais, eles não admitem que sejam pecadores e sem a esperança eterna ao lado do Pai! Infelizmente, naqueles dias estarão sob o jugo das regras de um tirano e venderão suas almas por um pedaço de pão, da mesma forma que Esaú se vendeu por um guisado de lentilhas.

Quando tudo isso irá ter o seu início? Pode ser hoje, amanhã, o mês que vem ou em um futuro muito breve! O certo a
fazer é colocarmos a nossa confiança em Cristo, sermos fiéis a Ele e escaparmos da ira vindoura!

A comentar sobre o “número da Besta” (666), muitos criam tremendas confusões, pois dizem que esse número se refere a tal e tal pessoa. No entanto, não percamos tempo com isso, mas saibamos que esse número expressa uma trindade satânica.

Para aqueles que confiam em Cristo, o terror desse período não deve enchê-los de medo. O que nós devemos declarar é: “Ora vem, Senhor Jesus!” No entanto, aquele que não tem levado a sério o seu compromisso com Jesus Cristo, deve considerar isso rapidamente, antes que saiamos desse lugar!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação