Skip to content Skip to footer

Uma experiência de fé e coragem

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Marcos 5:22-34

Texto Bíblico:

& 22 Um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, foi e se jogou aos pés de Jesus, 23 pedindo com muita insistência: – A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva! 24 E Jesus foi com ele. Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados. 25 Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. 26 “Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais.” 27 “Ela havia escutado falar de Jesus; então entrou no meio da multidão e, chegando por trás dele, tocou na sua capa,” 28 pois pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada. ” 29 Logo o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada. 30 No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: – Quem foi que tocou na minha capa? 31 Os discípulos responderam: – O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso? 32 Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo. 33 Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo. 34 “E Jesus disse: – Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento.” (Mc.5:22-34 NTLH)

O capítulo 5 de Marcos fala de três grandes milagres realizados por Jesus:

  • Um homem endemoninhado que ficou liberto pelo poder de Jesus.
  • Uma mulher que há doze anos sofria de hemorragia e que foi curada por Jesus.
  • Uma menina morta, filha de um líder religioso, e que foi ressuscitada por Jesus.

Este capítulo nos mostra que Jesus é o Senhor tanto sobre o mundo espiritual, o corpo físico, como sobre a vida e a morte. Hoje nós meditaremos sobre a cura da mulher que há doze anos sofria de fluxo hemorrágico. O que nós podemos observar no texto?

A condição da mulher. (vs.25,26)

& 25 Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. “Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais.”

Ao que essa mulher se parecia? A um “morto vivo”! A sua doença afetava várias áreas da sua vida, como:

  • Emocional. Ele convivia com a falta de esperança e, portanto, a tristeza se apoderara da sua alma.
  • Social. Era considerada como uma escória, maldita e desprezada pela sociedade.
  • Econômica. Havia gastado tudo o que tinha com médicos e tratamentos cansativos.
  • Religiosa. Pela Lei Mosaica, ela era considerada uma pessoa impura e que não poderia andar livremente entre as pessoas. 

A coragem da mulher. (v.27-29)

& 27 “Ela havia escutado falar de Jesus; então entrou no meio da multidão e, chegando por trás dele, tocou na sua capa,” 28 pois pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.” Logo [imediatamente] o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada.

Como é importante falar de Jesus a outras pessoas, pois:

& Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. (Rm.10:17 NTLH)

Alguém pregou sobre a mensagem de Jesus a ela e a mulher creu! A sua crença em Cristo a encheu de coragem! A sua coragem a levou a superar os pontos negativos da sua vida, como:

  • O medo da sociedade ou multidão.
  • O sentimento de maldição.
  • O sentimento da falta de esperança.

A sua coragem e o seu toque de fé no manto de Jesus provocaram uma mudança radical no seu corpo e na sua vida.

A observação de Jesus. (vs.30,31)

& 30 No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: – Quem foi que tocou na minha capa? 31 Os discípulos responderam: – O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso? 32 Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo.

Jesus sabia quem O havia tocado, pois Ele é Deus e, portanto, Onisciente. Porém, Ele esperava que a mulher expressasse publicamente a sua fé e coragem.

A confissão pública da mulher e a declaração de Jesus. (vs.33,34)

& 33 Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo. 34 “E Jesus disse: – Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento.”

A mulher, “reverentemente”, cai aos pés de Jesus. Ela manifesta em seu ato a rendição, mesmo tremendo de medo do que poderia lhe acontecer, devido às leis sociais que a consideravam uma pessoa “imunda”, ela conta tudo o que aconteceu. O que ela contou? O texto não diz, mas ela deve ter falado de como ouviu falar Dele e de como o seu coração se encheu de esperança. Ela deve ter falado da coragem de suplantar seus medos, a multidão e suas crenças.

O que Jesus lhe disse? Primeiro, a chamou de “filha”, e apalavra que Jesus usou se refere a alguém que Deus aceitou e que se regozija no cuidado e proteção peculiar que o Eterno lhe dá.

Em segundo lugar, Jesus disse à mulher que ela teve “fé”. O sentido é que ela foi obediente ao que Deus lhe propôs no coração. Ela confiou na direção Divina e não teve medo e, portanto, ela foi fiel à Palavra de Deus que a conduziu a Jesus.

Em terceiro lugar, Jesus lhe disse para que ela fosse em “paz”. O sentido é que ela continuasse a viver em comunhão com Deus pelo resto da sua vida. Que ela vivesse para a glória do Pai.

Em quarto lugar, Jesus lhe disse que ela estava “livre do seu sofrimento”. O sentido é que por causa da sua fidelidade e obediência a Deus, ela estava livre “daquele” flagelo, infortúnio ou calamidade. Porém, ela não estaria livre das futuras dificuldades da vida.

Eu não posso precisar a condição da sua vida neste momento, mas a experiência daquela mulher pode nos conduzir a uma vida de comunhão com Deus e libertadora.

  1. Deus sempre lhe enviará um mensageiro para lhe falar acerca da Sua vontade
  2. A mensagem que lhe é enviada glorifica a Cristo e não homens.
  3. Creia no poder de Jesus e não deixe que as experiências frustrantes do passado o impeçam de ir até Ele.
  4. Confie na coragem que Deus dá, seja fiel à Sua direção e vença, primeiramente, a si mesmo.
  5. Tenha o desejo de tocar em Cristo, se render a Ele e confessá-Lo publicamente.
  6. Saiba que a libertação de uma calamidade não implica que você não terá que enfrentar outras dificuldades na vida.
  7. Por meio de Cristo, viva uma vida de comunhão e fidelidade a Deus.

A minha esperança é que nós busquemos a Deus de todo o nosso coração e andemos com Ele pelo resto de nossas vidas.

& 11 Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. 12 Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. 13 Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. (Je.29:11-13 NTLH)

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação