Skip to content Skip to footer

Apocalipse 14:6-13 – Os três anjos e suas mensagens

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Apocalipse 14:6-13

Texto Bíblico:

& 6 Então vi outro anjo voando muito alto, com uma mensagem eterna do evangelho para anunciar aos povos da terra, a todas as raças, tribos, línguas e nações. 7 Ele disse com voz forte: – Temam a Deus e louvem a sua glória, pois já chegou a hora de Deus julgar a humanidade. Adorem aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas! 8 Um segundo anjo seguiu o primeiro, dizendo: – Caiu! Caiu a grande Babilônia! Ela embriagou todos os povos, dando-lhes o seu vinho, o vinho forte da sua terrível imoralidade! 9 Um terceiro anjo seguiu o segundo, dizendo com voz forte: – Aqueles que adorarem o monstro e a sua imagem e receberem o sinal na testa ou na mão 10 beberão o vinho de Deus, o vinho da sua ira, que ele derramou puro na taça do seu furor. Eles serão atormentados no fogo e no enxofre diante dos santos anjos e do Cordeiro. 11 A fumaça do fogo que os atormenta sobe para todo o sempre. Ali não há alívio, nem de dia nem de noite, para os que adoram o monstro e a sua imagem, nem para qualquer um que tenha o sinal do nome dele. 12 Isso exige que o povo de Deus agüente o sofrimento com paciência. Esse povo são aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e são fiéis a Jesus. 13 Então ouvi uma voz do céu, que disse: – Escreva isto: felizes as pessoas que desde agora morrem no serviço do Senhor! – Sim, isso é verdade! – responde o Espírito de Deus. —Elas descansarão do seu duro trabalho porque levarão consigo o resultado dos seus serviços. (Ap.14:6-13 NTLH)

1. O Evangelho é o mesmo em todas as épocas. (v.6)

& 6 Então vi outro anjo voando muito alto, com uma mensagem eterna do evangelho para anunciar aos povos da terra, a todas as raças, tribos, línguas e nações.

Deus é misericordioso e como é grande a Sua bondade! Mesmo em meio a tanta rebeldia sobre a Terra, o Senhor ainda dá a chance para o arrependimento. No entanto, a graça Divina um dia chegará ao seu fim e aqueles que rejeitam o amor de Deus serão desprezados por Ele. O Evangelho se baseia numa Pessoa, Jesus Cristo. É por meio Dele que Deus salva a humanidade de seus pecados e do mundo.

No Velho Testamento, a salvação decorria de os homens olharem para o futuro, para Aquele que viria e morreria na cruz. Depois da morte e ressurreição de Jesus, nós olhamos para trás, para o que ocorreu na cruz. Os que estiverem na Grande Tribulação terão que crer na morte e ressurreição de Jesus como nós cremos, para serem salvos e conduzidos à eternidade ao lado de Deus.

Portanto, a mensagem do Evangelho não muda e é somente em Cristo que o homem pode se relacionar com Deus, para obter a Sua salvação. No livro dos Atos dos apóstolos está escrito o seguinte:

& 11 Jesus é aquele de quem as Escrituras Sagradas dizem: “A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.” 12 A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos. (At.4:11,12 NTLH)

2. Temam, louvem e adorem a glória de Deus! (v.7)

& Ele disse com voz forte: – Temam a Deus e louvem a sua glória, pois já chegou a hora de Deus julgar a humanidade. Adorem aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas!

Durante o período da Grande Tribulação, a humanidade adorará o Anticristo. Ela o adorará por conveniência e medo, porém, Deus não muda a Sua mensagem, pois somente Ele é digno de ser reverenciado e adorado. Ao longo dos anos, as Escrituras Sagradas advertem que o julgamento Divino chegará, todavia, é triste que muitos fechem seus ouvidos para as advertências do Senhor, para uma terrível realidade futura!

O anjo pede que os que creem no Senhor O respeitem e louvem a Sua glória, ou seja, tudo o que Ele criou e faz, apesar de todos os sofrimentos que estão enfrentando na Grande Tribulação. Deus criou o Universo, e nele, criou a Terra, porém, Ele fez o Céu e o Inferno para os desobedientes. O arrependimento está restrito ao período do homem na Terra, pois na eternidade ele não poderá voltar atrás.

3. A queda da grande Babilônia. (v.8)

& Um segundo anjo seguiu o primeiro, dizendo: – Caiu! Caiu a grande Babilônia! Ela embriagou todos os povos, dando-lhes o seu vinho, o vinho forte da sua terrível imoralidade!

Como já comentamos, o capítulo 14 dá uma visão geral da Grande Tribulação. Tudo o que é mencionado aqui será tratado com mais detalhes mais à frente.

Um segundo anjo é visto voando no meio do céu. O primeiro anjo proclam
ou o Evangelho e a necessidade de que todos temessem, louvassem e adorassem o Criador, o Eterno Deus. Infelizmente, a humanidade tem deixado Deus, para adorar deuses falsos e praticar a idolatria.

Na Grande Tribulação, o mundo adorará o Anticristo, enquanto Satanás tentará distorcer os propósitos Divinos. O segundo anjo anuncia a queda da grande Babilônia e descreve a razão da sua queda. Nós veremos mais detalhes sobre isso nos capítulos 17 e 18. A “Babilônia” mencionada aqui se refere à falsa religião, a qual estará sob a liderança do Falso Profeta, o monstro que subiu da terra.

O cristianismo idólatra estará à frente dessas religiões falsas. A razão da destruição dessa Babilônia religiosa é a sua imoralidade, e o termo exato é “fornicação”. Isso significa que ela nunca foi unida com Cristo, pois se assim fosse, o termo seria “adúltera”, ao se prostituir com os ídolos. Ela será justamente julgada por Deus, por influenciar o mundo a se posicionar contra os Seus propósitos e propriamente contra Ele.

4. A realidade do Inferno. (vs.9-11)

&  9 Um terceiro anjo seguiu o segundo, dizendo com voz forte: – Aqueles que adorarem o monstro e a sua imagem e receberem o sinal na testa ou na mão 10 beberão o vinho de Deus, o vinho da sua ira, que ele derramou puro na taça do seu furor. Eles serão atormentados no fogo e no enxofre diante dos santos anjos e do Cordeiro. 11 A fumaça do fogo que os atormenta sobe para todo o sempre. Ali não há alívio, nem de dia nem de noite, para os que adoram o monstro e a sua imagem, nem para qualquer um que tenha o sinal do nome dele.

O terceiro anjo traz uma mensagem de advertência. O Falso Profeta obterá sucesso ao unir o mundo todo, exceto, os eleitos de Deus, para adorar o Anticristo. O Falso Profeta influenciará toda a humanidade a participar da “fornicação espiritual” com o falso cristianismo, para depois, beber do vinho da ira de Deus.

A ira Divina será terrível e será derramada “pura” ou “sem nenhuma mistura”, e o sentido é que ela será extrema. A razão dessa expressão provém do costume hebreu de misturar água com vinho, a fim de enfraquecê-lo.

Aqueles que pensam que Deus se arrependerá e finalmente desistir porque Ele é o Deus de amor perceberão que estão extremamente enganados.

Nós cremos que Deus é amor, mas usar essa verdade para pensarmos que Ele desistirá de punir os rebeldes e incrédulos, esse pensamento é um grande engano! Deus é justo e exercerá a Sua justiça!

Há muitos em nosso meio que tentam anular a verdade da existência do Inferno, mas, infelizmente, viverão a eternidade em pleno sofrimento e desiludidos por não terem crido nas palavras de Jesus, a respeito dessa dimensão eterna.

Deus não é mentiroso e quando Ele diz que “eles serão atormentados no fogo e no enxofre”, ou seja, aqueles que rejeitam o Seu Evangelho e a Jesus, acreditemos Nele! Jesus estará presente quando os rebeldes forem lançados justamente no Inferno e não fará nada para amenizar a situação.

O verso 11 fala que o Inferno é eterno. É um tormento e asfixia eterna! É um fogo que queima sem descanso e, portanto, não vale a pena arriscar!

5. Aguente o sofrimento com paciência e obediência aos mandamentos de Deus. (v.12)

& Isso exige que o povo de Deus agüente o sofrimento com paciência. Esse povo são aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e são fiéis a Jesus.

Andar com Deus tem se tornado cada vez mais difícil, pois o espírito do engano e do Anticristo já atua tremendamente em nosso tempo. No entanto, devemos olhar para a glória dos Céus e para os terrores do Inferno, a fim de agradecermos a Deus por nos dar a coragem de nos mantermos em Cristo.

Que essa visão nos conduza a uma vida de perseverança na doutrina de Cristo e de Seus apóstolos. Que nós não nos cansemos de fazer a vontade de Deus neste mundo, em um espírito de fidelidade a Ele.

6. Felizes ou abençoados os que morrem no serviço do Senhor! (v.13)

& Então ouvi uma voz do céu, que disse: – Escreva isto: felizes as pessoas que desde agora morrem no serviço do Senhor! – Sim, isso é verdade! – responde o Espírito de Deus. – Elas descansarão do seu duro trabalho porque levarão consigo o resultado dos seus serviços.

Na Grande Tribulação, os cristãos sinceros sofrerão terrivelmente, e morrer será uma benção para eles. Estar com o Senhor na eternidade será muito melhor do que estar sobre a Terra, especialmente, naqueles dias!

Eles descansarão do trabalho pelo Evangelho e levarão consigo os seus frutos, o resultado da boa obra que realizaram e serão galardoados pelo Senhor.

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação