FAÇA DOWNLOAD:
Nota: a gravação de 07.05.2017 foi prejudicada por falhas técnicas, mas optamos por mantê-la online, pois entendemos que seu conteúdo é mais importante que o problema apresentado.
Marcos 9:14-29
É possível para o cristão enfrentar momentos de falta de fé ou de incredulidade? Nós sempre ouvimos que uma pessoa que crê em Cristo, nunca sofre de incredulidade, porém, isso não é uma verdade!
Texto Bíblico:
& 14 Quando eles chegaram perto dos outros discípulos, viram uma grande multidão em volta deles e alguns mestres da Lei discutindo com eles. 15 Quando o povo viu Jesus, todos ficaram admirados e correram logo para o cumprimentarem. 16 Jesus perguntou aos discípulos: – O que é que vocês estão discutindo com eles? 17 Um homem que estava na multidão respondeu: – Mestre, eu trouxe o meu filho para o senhor, porque ele está dominado por um espírito mau e não pode falar. 18 “Sempre que o espírito ataca o meu filho, joga-o no chão, e ele começa a espumar e a ranger os dentes; e ele está ficando cada vez mais fraco. Já pedi aos discípulos do senhor que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram.” 19 Jesus disse: – Gente sem fé! Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de agüentá-los? Tragam o menino aqui. 20 Quando o levaram, o espírito viu Jesus e sacudiu com força o menino. Ele caiu e começou a rolar no chão, espumando pela boca. 21 Aí Jesus perguntou ao pai: – Quanto tempo faz que o seu filho está assim? O pai respondeu: – Ele está assim desde pequeno. 22 Muitas vezes o espírito o joga no fogo e na água para matá-lo. Mas, se o senhor pode, então nos ajude. Tenha pena de nós! 23 Jesus respondeu: – Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé. 24 Então o pai gritou: – Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda! 25 Quando Jesus viu que muita gente estava se juntando ao redor dele, ordenou ao espírito mau: – Espírito surdo-mudo, saia desse menino e nunca mais entre nele! 26 O espírito gritou, sacudiu o menino e saiu dele, deixando-o como morto. Por isso todos diziam que ele havia morrido. 27 Mas Jesus pegou o menino pela mão e o ajudou a ficar de pé. 28 Quando Jesus entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular: – Por que foi que nós não pudemos expulsar aquele espírito? Mt 17:19; 29 Jesus respondeu: – Este tipo de espírito só pode ser expulso com oração. (Mc.9:14-29 NTLH)
Estes versos narram o desespero de um pai que procura ajuda para o seu filho, o qual está possuído por um espírito demoníaco e que o faz sofrer terrivelmente. Ele pediu aos discípulos do Senhor para que expulsassem aquele demônio, mas eles não conseguiram e, então, ele procura o próprio Jesus. (vs.16-18)
No verso 19, Jesus fala de uma geração sem fé, ou seja, que não manifesta nem revela através das suas vidas a glória e os atos de Deus. Jesus fala de uma geração que na qual não se vê a pessoa de Deus, e se pergunta até quando, Ele teria que mantê-la, suportá-la ou sustentá-la.
Diante desse fato, o homem demonstra alguma dúvida “se” Jesus poderia ajudá-lo com seu filho. O Senhor responde ao homem: “Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé.” (v.22) A resposta de Jesus sobre a fé significa que todo aquele que se deixa dirigir por Deus é capaz de realizar Seus atos, suportar tudo com coragem e influenciar a alma a fazer a vontade do Pai. (v.23)
No verso 24, nós lemos que o pai do rapaz diz ser possuidor de fé, ou seja, ele diz que se relaciona com Deus moralmente. Em outras palavras, o homem diz que procura manter um relacionamento digno com Deus e que confia na ajuda de Jesus, como Messias. Mas ao mesmo tempo ele declara que a sua fé está fraca, ou seja, ele crê, mas não crê!
1. É possível que eu creia, sem, de fato, crer?
A resposta para essa pergunta é que sim, ou seja, uma pessoa crê em Deus, mas não tem fé suficiente para ser dirigido por Ele e confiar Nele. Deixe-me dar alguns exemplos bíblicos:
- Sansão cria em Deus, mas por causa dos encantos de Dalila, se enfraqueceu na fé.
- O mesmo ocorreu com Davi.
- Saul cria em Deus, mas a sua fome pelo poder o levou a si e sua casa à ruína.
- Caim cria em Deus, mas o seu orgulho o levou ao desprezo Divino.
- Esaú cria em Deus, mas trocou a sua primogenitura por um prato de lentilhas.
- Israel cria em Deus, mas o desejo de se parecer aos outros povos fez com que seguisse deuses falsos.
- Ananias e Safira criam em Deus, mas o amor ao dinheiro os conduziu à morte.
É possível que um cristão se mantenha firme em seus compromissos religiosos, e ainda assim, não desfrutar da plenitude de Deus e do prazer servi-Lo com fidelidade. É possível valorizar as reuniões da igreja, seus rituais e fazer com que a forma faça mais sentido do que a essência da presença Divina.
2. O q
ue pode me levar a um espírito de descrença?
O primeiro fator é o próprio pecado. A pessoa sabe que não está agradando a Deus, mas ela cauteriza a sua mente e consciência, por conveniências próprias.
Outro fator é que você pode estar atravessando um momento terrível na sua vida e não está procurando controlar seus pensamentos e emoções. Essa falta de domínio próprio pode conduzi-lo a não reconhecer a sua fraqueza espiritual e a não se submeter aos princípios poderosos do Reino de Deus. Então, surge o desânimo, a apatia, a falta de alegria, a tristeza, a amargura e a ingratidão por tudo o que Deus já lhe fez.
3. A minha fé de ontem não serve para hoje!
Um exemplo dessa afirmação é o profeta Elias:
- Ele viveu dentro de um clima nacional de incredulidade, violência e idolatria.
- A adoração a Deus estava corrompida e distorcida, pois rituais pagãos estavam sendo inseridos no culto a Deus.
- Elias aparece em 1 Reis 17 e diz ao perverso rei Acabe: &“Em nome do SENHOR, o Deus vivo de Israel, de quem sou servo, digo ao senhor que não vai cair orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu diga para cair orvalho e chuva de novo.” (1 Re.17:1 NTLH)
- Elias viva diante da face de Deus e era corajoso e confiante.
- Elias cria na Palavra de Deus, desafiou o rei e suportou as adversidades com confiança e coragem.
- Deus honrou a sua fé e o sustentou com alimentos trazidos pelos corvos.
- No Monte Carmelo, Elias desafiou os profetas de Baal e Deus fez chover fogo dos céus.
- Ele destrói aqueles falsos profetas, ora para que chova e chove sobre Israel, pondo-se fim a uma seca de sete anos.
- Ele era odiado tanto pelo rei Acabe como pela rainha Jezabel, a qual prometeu que iria matá-lo.
- Elias ficou com medo, o que é justificável em qualquer ser humano.
- Em vez de orar a Deus, passou a andar como um errante, a fim de fugir da fúria de Jezabel.
- Desanimado, ansioso e cheio de temores, Elias se assenta sob à sombra de uma árvore e pede a Deus a sua morte.
O homem mais corajoso e destemido da nação cai em tristeza, desânimo e medo. Ele não se parece com o homem que Deus levantou. Ele não queria mais lutar nem viver, porém, o seu único desejo era fugir de toda aquela situação.
Elias se cansou de enfrentar o mal, o pecado da nação, e se deixou abater pela pressão. Como resultado do seu estado de alma, Elias deixou de confiar em Deus. A ansiedade, o desânimo, o abatimento, a tristeza e o medo dominaram o seu coração. O profeta não era mais capaz de expressar a mesma fé dos seus dias passados. A fé de outrora não lhe servia para os seus dias!
Veja a que ponto chegou esse grande homem de Deus! Ele que experimentou tantas vitórias e tantas manifestações do poder de Deus, agora está desanimado, triste, medroso e pedindo para morrer!
4. Mesmo crendo em Deus, eu estou sujeito a muitas adversidades; portanto, que eu não deixe de dar a Ele os meus caminhos.
Há certos momentos em que as coisas se fazem sem sentido. Nessas horas, podemos ser tomados pelo desespero. Nós nos alimentamos com certas expectativas e se elas não acontecem do jeito que queremos, então, nós nos sentimos abalados e parece que o chão saiu de sob os nossos pés!
Os nossos testemunhos de confiança e vitórias do passado, ainda que sejam poderosos, não nos sustentarão no tempo presente. O que nós precisamos é de uma renovação da nossa fé! Nós não devemos nos esquecer de tudo o que Deus nos fez no passado, mas temos que confiar que Ele está conosco no presente e que estará no futuro. O mesmo Deus que nos sustentou no passado é o mesmo que nos sustenta no presente.
Deus sustentou Elias, pois Ele sempre cuida do abatido de alma:
& 5 Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse: – Levante-se e coma. 6 Elias olhou em volta e viu perto da sua cabeça um pão assado nas pedras e uma jarra de água. Ele comeu, e bebeu, e dormiu de novo. 7 “O anjo do SENHOR Deus voltou e tocou nele pela segunda vez, dizendo: – Levante-se e coma; se não, você não agüentará a viagem.” 8 Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado. (2 Re.19:5-8 NTLH)
Esse sustento foi para Elias um grande encorajamento e que o fortaleceu para caminhar pelo deserto que ele ainda teria de atravessar. A sua confiança foi revigorada e restaurada. Ele ouviu a voz do anjo, um mensageiro de Deus, e confiou nela. Ele obedeceu a Deus, e por isso, foi confortado e fortalecido.
Jesus fez o bem a todos, mas foi injustiçado pelos seus! Mesmo assim, Ele nos deu o exemplo de que vale a pena fazer a vontade de Deus. Ele nos ensinou a morrermos para nós mesmos e a vivermos para o Criador. Ele confiou no poder do Eterno e ressuscitou ao terceiro dia!
Diferente de Elias, Jesus está conosco, a fim de nos fortalecer na fé e Ele está dizendo coma e beba de Mim, para que tenha força e energia. Nós precisamos do Seu sustento, pois a nossa caminhada por este deserto ainda é longa! Jesus ressuscitou
para que a nossa fé não esteja somente no passado, pelo que fez na cruz a nosso favor, mas no presente e por tudo o que Ele pode realizar em nossas vidas no presente e no futuro!
A minha esperança é que se você está enfraquecido na fé, devido ao pecado ou aos problemas que está enfrentando, alimente-se de Cristo Jesus e da Palavra de Deus. Ande com confiança e não abandone a sua fé no Deus Eterno, pois Ele que ajudou a tantos no passado é o mesmo que pode lhe ajudar no presente.
& 22 “Entregue os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece.” (Sl.55:22 NTLH)