Skip to content Skip to footer

Apocalipse 16:1-12 – As sete taças da ira de Deus – Parte 1

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Apocalipse 16:1-12

Neste capítulo, nós meditaremos sobre a última série de juízos Divinos, ou seja, as taças da ira de Deus. Nós meditamos sobre os “selos”, os quais representavam a abertura dos propósitos e conselhos secretos do Senhor. Depois, aprendemos sobre as “trombetas”, os atos do Seu juízo. As taças são os últimos juízos de Deus sobre a Terra e nelas a ira de Deus é consumada.

1. João ouve uma voz forte proveniente do Templo. (v.1)

&  1 Depois ouvi uma voz forte falando de dentro do templo, dizendo aos sete anjos: – Vão e derramem sobre a terra as sete taças da ira de Deus! (NTLH)

Essa voz veio de dentro do Templo, o lugar onde os mártires servem a Deus dia e noite. (cf. 7:15) É de lá que os sete anjos saem para destruir completamente o reino do Anticristo, o qual era reconhecido por toda humanidade como um reino próspero, moderno, mundial e fantástico.

O verso 1 pode nos conduzir ao período do Faraó, cujo coração era endurecido e que só deixou o povo de Deus sair do Egito, após sofrer uma série de pragas da parte do Senhor.

Da mesma maneira, o anticristo perderá o seu domínio diabólico sobre o mundo, após sofrer as mais terríveis pragas, uma após outra!

2. A primeira taça ou praga: as chagas malignas. (v.2)

&  2 O primeiro anjo foi e derramou a sua taça sobre a terra. Feridas abertas, terríveis e dolorosas, apareceram naqueles que tinham o sinal do monstro e que haviam adorado a sua imagem. (NTLH)

Essas feridas se referem à ulceração, ou seja, uma erupção sobre a pele com pus. Imaginemos os adoradores e seguidores do Anticristo cheios de sofrimento, dor e febre.

O mesmo se deu no Egito diante dos olhos de Faraó:

& 8 Então o SENHOR Deus disse a Moisés e a Arão: – Peguem punhados de cinza de um forno, e que Moisés jogue essa cinza para o ar diante do rei do Egito. 9 Ela se espalhará como um pó fino sobre toda a terra do Egito, e em todos os lugares a cinza produzirá tumores que se abrirão em úlceras nas pessoas e nos animais. (Êx.9:8,9 NTLH)

O que aconteceu nas terras do Egito, agora acontece de modo global, em toda a Terra. Os adoradores do Anticristo, próximos de serem lançados no Inferno, começam a experimentar os seus terríveis sofrimentos ainda sobre a Terra.

3. A segunda taça ou praga: o mar torna-se sangue. (v.3)

& 3 Aí o segundo anjo derramou a sua taça sobre o mar. A água ficou como o sangue de uma pessoa morta, e morreram todos os seres vivos do mar. (NTLH)

No Egito, as águas do Rio Nilo se tornaram em sangue, os peixes morreram e o rio cheirou mal naqueles dias. (cf. Êx.7:19-24)

No período da sétima praga, o mar se transformará em sangue como de um morto. Imagine milhões e milhões de criaturas marinhas mortas, boiando sobre o sangue, apodrecendo e cheirando mal!

4. A quarta taça ou praga: as águas dos rios se transformam em sangue. (vs.4-7)

& 4 Então o terceiro anjo derramou a sua taça sobre os rios e nas fontes de água, e eles viraram sangue. 5 Eu ouvi o anjo que tinha autoridade sobre as águas dizer: – Tu és justo nos teus julgamentos, ó Deus santo, que és e que eras! 6 Os maus derramaram o sangue do povo de Deus e dos profetas, e por isso tu lhes deste sangue para beber. Eles estão recebendo o que merecem. 7 Aí ouvi uma voz que vinha do altar. A voz dizia: – Ó Senhor Deus, Todo-Poderoso! Os teus julgamentos são, de fato, verdadeiros e justos! (NTLH)

Imagine a Terra sem água potável! Os homens beberão sangue! Tanto o Anticristo como seus seguidores e adoradores se deleitaram com o martírio dos filhos de Deus. Eles zombaram do Senhor, derramando o sangue de inocentes, e agora, tanto os homens como os animais recebem de Deus sangue para beber!

5. A quarta taça ou praga: o grande calor. (vs.8,9)

& 8 Depois o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e ele recebeu licença para queimar as pessoas com fogo. 9 Elas sofreram queimaduras dolorosas causadas por esse fogo e amaldiçoaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre essas pragas. Mas não se arrependeram dos seus pecados, nem louvaram a glória de Deus. (NTLH)

Da mesma maneira que Faraó continuou teimando ou endurecendo o coração contra os juízos de Deus (cf. Êx.8:18,19), os súditos do Anticristo, mesmo reconhecendo que as pragas vêm de Deus, não se arrependerão, somente para exaltarem a glória do Senhor.

As pessoas estão cobertas de úlceras, bebendo sangue numa terra mal cheirosa, podre, e agora, estão sendo queimadas pelo calor intenso do Sol! Essas pragas varrem toda a Terra, pois Deus não as limitou, em contraste às do período das “sete trombetas”.

6. A quinta taça ou praga: as trevas. (vs.10,11)

&  10 Então o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono do monstro, cujo reino ficou na escuridão, e as pessoas mordiam a língua de dor 11 e, por causa das suas dores e feridas, amaldiçoavam o Deus do céu. Porém não abandonaram as coisas más que faziam. (NTLH)

Mergulhados numa horrenda escuridão, os homens sofrerão os horrores que os egípcios enfrentaram nas trevas tão espessas que podiam ser tocadas. (cf. Êx.10:21-23) Imagine as pessoas mordendo suas línguas e sangrando pela boca, devido ao sofrimento que enfrentarão.

7. A sexta taça ou praga: a seca do Rio Eufrates. (v.12)

& 12 Em seguida o sexto anjo derramou a sua taça no grande rio Eufrates. O rio secou a fim de se abrir um caminho para os reis que vêm do Oriente. (NTLH)

Deus fez secar o Mar Vermelho e também o Rio Jordão em tempo de enchente! No período da Grande Tribulação, o Senhor secará o grande Rio Eufrates, o qual tem mais de 2000 km de comprimento e profundidade que varia de 2 a 3 metros de profundidade. A largura desse rio varia de 200 a 400 metros de largura.

Quando Deus abriu o Mar Vermelho foi para a libertação do Seu povo da opressão egípcia. Ao secar o Rio Jordão, foi para facilitar a entrada do Seu povo na Terra Prometida. Ao secar o grande Rio Eufrates, Ele prepara um caminho aos Seus inimigos, a fim de que eles se ajuntem para a última batalha, a do Armagedom. Nessa batalha, Jesus derrotará o poder do Anticristo definitivamente.

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação