FAÇA DOWNLOAD:
Apocalipse 18:4-8
Texto bíblico:
& 4 Então ouvi outra voz do céu, que disse: – Saia dessa cidade, meu povo! Saiam todos dela para não tomarem parte nos seus pecados e para não participarem dos seus castigos! 5 Pois os seus pecados estão amontoados até o céu, e Deus lembra das suas maldades. 6 “Dêem a ela o mesmo que ela deu a vocês; paguem em dobro o que ela fez. Encham a taça dela com bebida duas vezes mais forte do que a bebida que ela preparou para vocês.” 7 Dêem a ela tanto sofrimento e tristeza quanto luxo e glória ela deu a si mesma. Porque ela pensa assim: “Estou sentada aqui como rainha! Não sou viúva e nunca mais vou sofrer!” 8 Por isso num mesmo dia cairão sobre ela estas pragas: doenças, dor e fome, e ela será queimada no fogo. Pois o Senhor Deus, que a julga, é poderoso. (Ap.18:4-8 NTLH)
Deus sempre está pedindo ao Seu povo para que se separe de tudo o que é mundano e contrário à Sua vontade.
Lembremos do chamado de Abraão:
& Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão: – Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. (Gn.12:1 NTLH)
O plano de Deus na vida de Abraão era formar um povo, mas antes que isso acontecesse, ele precisaria sair dos maus hábitos e costumes da terra em que nasceu, cresceu e se desenvolveu. Abraão precisaria aprender a vontade de Deus, mas isso nunca aconteceria se ele permanecesse na cultura dos caldeus.
Vejamos o conselho que Deus dá à Sua Igreja, por meio do apóstolo Paulo:
& 17 Meus irmãos, peço que tomem cuidado com as pessoas que provocam divisões, que atrapalham os outros na fé e que vão contra o ensinamento que vocês receberam. Afastem-se dessas pessoas [evite-as com forte determinação] 18 porque os que fazem essas coisas não estão servindo a Cristo, o nosso Senhor, mas a si mesmos. Por meio de conversa macia e com bajulação, eles enganam o coração das pessoas simples. (Rm.16:17,18 NTLH)
A advertência que é apresentada no nosso texto base é um paralelo ao que disse o profeta Jeremias ao povo de Deus, antes da destruição da antiga Babilônia.
& Israelitas, fujam da Babilônia! Deixem o país! Sejam os primeiros a sair! (Jr.50:8 NTLH)
Ainda:
& 6 Fujam da Babilônia! Salve-se quem puder! Não sejam mortos por causa do pecado da Babilônia. Agora, eu me vingarei dela e lhe darei o castigo que merece. 45 Povo de Israel, fuja de lá. Que cada um salve a sua vida do fogo da minha ira! (Jr.51:6,45 NTLH)
Então, o texto que estamos meditando fala da advertência de Deus aos judeus cristãos, para que fujam da habitação onde está a “Famosa Prostituta”. O Senhor apresenta os Seus motivos para que o Seu povo se afaste de todo sistema diabólico.
1. Primeiro motivo. (v.8)
& Saia dessa cidade, meu povo! Saiam todos dela para não tomarem parte nos seus pecados.
O primeiro motivo visa não tomar parte ou contaminar-se com os pecados de todo sistema diabólico. O apóstolo Paulo aconselha a seu discípulo Timóteo para que não fosse precipitado ao orar por alguém, a fim de não tomar parte nos seus pecados.
& Não tenha pressa de colocar as mãos sobre alguém para dedicá-lo ao serviço do Senhor. Não tome parte nos pecados dos outros. Conserve-se puro. (1 Tm.5:22 NTLH)
A expressão “tomar parte
” significa “unir-se em comunhão” ou “ter parceria”. É importante que busquemos uma vida de comunhão com Deus e que não nos associemos aos que se opõem a Cristo Jesus.
2. Segundo motivo. (v.8)
& 4 (…) e para não participarem dos seus castigos!
A hora de Deus derramar a Sua ira havia chegado e Ele queria que o Seu povo fosse poupado de pragas terríveis, as quais seriam derramadas sobre a “Famosa Prostituta”. Ele tratará essa “Babilônia” como ela tratou o Seu povo.
& 6 “Dêem a ela o mesmo que ela deu a vocês; paguem em dobro o que ela fez. Encham a taça dela com bebida duas vezes mais forte do que a bebida que ela preparou para vocês.”
3. Os pecados da “Famosa Prostituta”. (v.7)
Sua autoglorificação.
& 7 Dêem a ela tanto sofrimento e tristeza quanto luxo e glória ela deu a si mesma. Porque ela pensa assim: “Estou sentada aqui como rainha! (…)”
O seu orgulho. Ela se glorificou como a “rainha” que não podia ser desentronizada, uma confiança falsa que Deus não podia aceitar.
Sua arrogância.
& Não sou viúva e nunca mais vou sofrer!
Ela sempre cultuou os prazeres e a luxúria. Ela nunca se importou com os pobres, realmente. Ela fez dos bens e dos prazeres as coisas mais importantes da vida e ignorou as necessidades dos outros.
O povo de Deus deve se separar de todo sistema perverso, pois o juízo Divino virá de repente! Por vezes, os juízos de Deus são como a traça e o câncer. (cf. Os.5:12) Noutras vezes, os juízos Divinos são como o leão. (cf. Os.5:14).
Porém, benditos são aqueles que conservarem os seus nomes no Livro da Vida, pois se alegrarão no grande Dia do juízo de Deus.