Skip to content Skip to footer

Apocalipse 18:9-19 – A destruição da famosa prostituta – Parte 3

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Apocalipse 18:9-19

Texto bíblico:

&   9 Os reis do mundo inteiro que tomaram parte na imoralidade e na corrupção dela vão gritar e chorar quando virem a fumaça do seu incêndio. 10 Eles ficam de longe porque têm medo de tomar parte no castigo que ela vai sofrer e dizem: – Ai de você! Ai de você, Babilônia, grande e poderosa cidade! Em apenas uma hora você já foi castigada! 11 Os comerciantes do mundo inteiro também gritam e se lamentam por causa dela porque ninguém mais compra os produtos deles. 12 “Ninguém compra o seu ouro, prata, pedras preciosas e pérolas; nem o seu linho finíssimo, a sua púrpura, a sua seda e a sua lã vermelha; nem qualquer espécie de madeira rara ou qualquer tipo de objetos feitos de marfim e de madeira cara, de bronze, ferro e mármore;” 13 “nem canela, cardamomo, incenso, mirra ou perfumes. Ninguém compra o seu vinho, azeite, farinha de trigo e trigo em grão; nem gado e ovelhas, cavalos e carruagens, nem escravos ou outros seres humanos.” 14 Os comerciantes dizem à cidade: – Acabaram todas aquelas coisas boas que você tanto desejava, e você perdeu para sempre toda a riqueza e toda a fama que possuía e não as encontrará mais. 15 E os comerciantes, que se tornaram ricos negociando naquela cidade, ficarão de longe, com medo de serem castigados junto com ela. Eles vão gritar e lamentar assim: 16 – Ai da grande cidade! Ai da cidade que estava vestida de linho finíssimo, de púrpura e de lã vermelha e que se enfeitava com jóias de ouro, com pedras preciosas e com pérolas! 17 Em somente uma hora ela perdeu toda a sua riqueza! Todos os capitães de navios e todos os passageiros, marinheiros e outros que ganham a vida no mar ficaram de longe. 18 Então, vendo a fumaça do incêndio da cidade, gritaram: – Nunca houve uma cidade igual a esta grande cidade! 19 Em sinal de tristeza eles jogaram pó sobre a cabeça, choraram e gritaram assim: – Ai da grande cidade! Ai da cidade onde, à custa da sua grande riqueza, se enriqueceram todos os que tinham navios no mar! E em apenas uma hora ela perdeu tudo! (Ap.18:4-8 NTLH)

O lamento se instala em todo o mundo pela queda da “Famosa Prostituta”.

O nosso texto descreve a lamentação dos grandes comerciantes ao verem à que chamamos “Babilônia” totalmente destruída, juntamente com toda a sua riqueza. O apóstolo João está fazendo uma analogia da grande cidade da antiguidade, aonde muitos navios chegavam. É natural que ele faça isso, pois os romanos poderiam pegar esse livro e destruí-lo por completo.

A famosa prostituta gerou muitos empregos e trouxe às nações muita esperança terrena, riquezas e, por isso, o texto fala tanto sobre o lamento dos comerciantes (18:11) e dos Reis da Terra (18:9). Não há dúvida, a cidade de Roma era o centro de todo o comércio internacional e do governo no período de João e, naturalmente, ela era conhecida pelo seu luxo e riqueza. Portanto, Roma era importante para os povos, tanto no aspecto político como no econômico.

Então, que eu dei graças a Deus por me livrar das más companhias. Que eu nunca me esqueça dos conselhos registrados no Salmo 1.

& 1 Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! 2 Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite. 3 “Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.” 4 “O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.” 5 No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus. 6 Pois o SENHOR dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte. (Sl.1 NTLH)

Os reis do mundo todo choram a destruição da “Famosa Prostituta”. (v.9)

&   9 Os reis do mundo inteiro que tomaram parte na imoralidade e na corrupção dela vão gritar e chorar quando virem a fumaça do seu incêndio. (NTLH)

Repare que o “choro” dos reis do mundo inteiro está associado a “gritos” e o sentido disso é um “lamento para o fundo em voz alta”. Eles choram pelo fim da imoralidade e da corrupção!

Os comerciantes choram a sua destruição, por causa da devastação da “Famosa Prostituta”. (v.11)

& 11 Os comerciantes do mundo inteiro também gritam e se lamentam por causa dela porque ninguém mais compra os produtos deles. (NTLH)< /p>

Os comerciantes também lamentam em voz alta, porém, eles não choram pela cidade, mas por si mesmos, porque perderam os seus clientes. O Deus Todo-Poderoso está acabando com o seu luxo, suas riquezas e os capitães, passageiros e os marinheiros também chorarão, ao assistirem a destruição da “Famosa Prostituta” religiosa.

A “Famosa Prostituta” e o seu poder na área comercial. (v.12,13)

& 12 “Ninguém compra o seu ouro, prata, pedras preciosas e pérolas; nem o seu linho finíssimo, a sua púrpura, a sua seda e a sua lã vermelha; nem qualquer espécie de madeira rara ou qualquer tipo de objetos feitos de marfim e de madeira cara, de bronze, ferro e mármore;” 13 “nem canela, cardamomo, incenso, mirra ou perfumes. Ninguém compra o seu vinho, azeite, farinha de trigo e trigo em grão; nem gado e ovelhas, cavalos e carruagens, nem escravos ou outros seres humanos.” (NTLH)

O item mais perturbador de toda essa lista está no final do verso 13, o qual declara o comércio de “escravos ou outros seres humanos”! Na época do apóstolo João é provável que o Império Romano possuísse cerca de 60 a 70 milhões de escravos, ou seja, pessoas que eram tratadas como objetos e, portanto, seres humanos que eram comprados, vendidos, usados e maltratados.

Nos dias atuais, existe um espírito de escravatura que está preparando as pessoas para aqueles dias. Cada vez mais, os sistemas políticos ou governamentais estão escravizando as pessoas.

Em algum momento de nossas meditações, nós aprendemos sobre a imagem do Anticristo e todos aqueles que não a adorasse seriam mortos. Nós também meditamos sobre a marca do Anticristo, ou seja, o número “666”. Quem não possuir esse número na sua testa e na mão direita não sobreviverá.

O Anticristo, pelo poder de Satanás, oferecerá aos povos da Terra riquezas, felicidade e liberdade. Entretanto, tudo o que a humanidade receberá será a pobreza, tristeza e escravidão.

Preste muita atenção na mensagem que muitos líderes religiosos em suas igrejas estão pregando. Veja se não é uma mensagem que visa a obtenção de riquezas, felicidade e a libertação de todos os males na Terra! Com muita tristeza eu digo: muitos cristãos estão sendo enganados com uma mensagem falsa.

Esse é o “espírito do mundo” atuando dentro da igreja, pois ele luta contra o Evangelho de Cristo e faz com que os cristãos não busquem o Senhor, mas apenas bênçãos e prazeres terrenos. Que nós saibamos discernir muito bem esse momento com a ajuda do Espírito de Deus e da Sua Palavra da Verdade.

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação