Skip to content Skip to footer

Apocalipse 20:1-4 – A prisão de Satanás e o Milênio – Parte 1

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Apocalipse 20:1-4

Jesus sai vitorioso da Batalha do Armagedom e Ele no lago de fogo ardente, tanto o Anticristo como o Falso profeta, ainda vivos! (cf. Ap.19:11-21) Todavia, Satanás precisa ser preso, pois foi ele que incitou os reis da Terra e toda a humanidade para lutar contra o Senhor. Além do mais, ele também é culpado de instigar a rebelião que aconteceu no Céu, quando ainda era um querubim.

1. A prisão de Satanás e os propósitos Divinos para ele. (20:1-3)

& 1 Então vi descendo do céu um anjo que tinha nas mãos a chave do abismo e uma corrente pesada. 2 Ele agarrou o dragão, aquela velha cobra que é o Diabo ou Satanás, e o amarrou por mil anos. 3 Então o anjo jogou o Diabo no abismo e trancou e selou a porta para que ele não enganasse mais as nações até terminarem os mil anos. Depois desses mil anos é preciso que ele seja solto por um pouco de tempo. (Ap.20:1-3 NTLH)

Nesse momento, Satanás está completamente humilhado, e um anjo desce do Céu, tendo em suas mãos a chave do abismo e uma corrente bem pesada. Ele agarrou Satanás e o prendeu no abismo por 1000 anos! Primeiramente, Satanás foi expulso do Céu, e agora, será expulso da Terra. Ele não é lançado imediatamente no inferno eterno, pois Deus tem mais uma tarefa para ele realizar após os mil anos de confinamento no abismo.

1.1. O local da prisão de Satanás. (v.1)

O livro de Judas nos diz o seguinte:

& E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia. (Jd.6 NTLH)

O apóstolo Pedro também nos fala sobre essa prisão:

& Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo. (2 Pe.2:4 NTLH)

Quando aquele que não é comprometido com Cristo morre hoje em dia, a sua alma vai para um lugar chamado “Hades”, que significa “o mundo invisível“, ou seja, “o reino dos mortos”. No entanto, quando os que são comprometidos com Cristo deixam esta vida, imediatamente, vão para a presença de Deus no Céu. (cf. 2 Co.5:6-8; Fp.1:19-23)

O “Hades” será um dia esvaziado de seus mortos, e então, todos serão lançados no inferno eterno, no “lago de fogo ardente”, para se juntarem com o Anticristo e o Falso Profeta.

1.2. Os nomes do Inimigo – Dragão, Velha Cobra, Diabo e Satanás. (v.2)

& 2 Ele agarrou o dragão, aquela velha cobra que é o Diabo ou Satanás, e o amarrou por mil anos.

Ao citar esses quatro nomes do nosso inimigo espiritual, as Escrituras procuram nos mostrar as suas obras e também o seu caráter. Vejamos:

  • Dragão: Esse é o termo que se refere à sua influência sobre a soberania da Terra, as quais, estão representadas nas escrituras como feras.
  • A Velha Cobra ou Antiga Serpente: Esse nome refere-se ao antigo enganador dos Anjos no Céu e dos homens desde o Éden.
  • O Diabo: Essa palavra significa “o caluniador” e, portanto, refere-se àquele que acusa os filhos de Deus por meio de mentiras. (cf. Jo.8:44)
  • Satanás: Esse nome quer dizer “o grande adversário” de Deus, de Seu Filho e de todo o Seu povo.

Notemos que Satanás não será apenas amarrado, mas aprisionado, e sua prisão será selada por 1000 anos, a fim de que ele não engane as nações durante esse período de tempo. Depois de se completarem esses 10 séculos, ele será solto para continuar a sua obra de engano e mentira.

1.3. Satanás será solto depois de 1000 anos. (v.3)

& 3 Então o anjo jogou o Diabo no abismo e trancou e selou a porta para que ele não enganasse mais as nações até terminarem os mil anos. Depois desses mil anos é preciso que ele seja solto por um pouco de tempo.

É interessante notar a frase “é preciso que ele seja solto por um pouco de tempo”. Por que é preciso?

Quando esse período de mil anos terminar, o Diabo estará livre por um tempo. A razão da sua soltura é que num período de paz e justiça, quando a oposição não existirá, seria fácil às pessoas se manterem em uma fé básica. Porém, é necessário que aquela população, a que existirá no Milênio, seja testada ou provada acerca da sua fidelidade a Jesus Cristo.

O mais incrível é que depois de dez séculos de paz, justiça e ordem, a incredulidade ainda existirá no íntimo do ser humano. Então, o problema do pecado ou da incredulidade não acontece por causa das ações de Satanás, mas ele está instalado no coração do homem.

Com a libertação de Satanás, Deus provará aos tanto aos Céus quanto à Terra, que o homem, mesmo vivendo sob a regência do “Rei dos reis e Senhor dos senhores”, ainda é orgulhoso, egoísta e cheio de interesses terrenos ou pessoais.

2. O Reino milenar de Cristo Jesus. (v.4)

& Em seguida vi alguns tronos, e os que estavam sentados neles receberam o poder de julgar. Vi também as almas das pessoas que tinham sido degoladas porque haviam anunciado a mensagem de Deus e a verdade que Jesus revelou. Elas não tinham adorado o monstro nem a sua imagem, nem tinham recebido o seu sinal na testa ou na mão. Essas pessoas tornaram a viver e reinaram com Cristo durante os mil anos. (Ap.20:4 NTLH)

O Reino de Cristo abrangerá todo o mundo e a paz de Deus (Seus termos) se estabelecerá em toda a Terra. Nós podemos ver as bases do Seu governo no livro do profeta Isaías.

& 6 Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz”. 7 Ele será descendente do rei Davi; o seu poder como rei crescerá, e haverá paz em todo o seu reino. As bases do seu governo serão a justiça e o direito, desde o começo e para sempre. No seu grande amor, o SENHOR Todo-Poderoso fará com que tudo isso aconteça. (Is.9:6,7 NTLH)

Ainda,

& Em Sião, o monte sagrado, não acontecerá nada de mau ou perigoso, pois a terra ficará cheia do conhecimento da glória do SENHOR assim como as águas enchem o mar. (Is.11:9 NTLH)

Não é à toa que Jesus ensinou os Seus discípulos a pedirem que o Reino de Deus viesse logo à Terra, para que a Sua vontade fosse feita aqui como é feita no Céu. (cf. Mt.6:10)

João vê tronos e os que receberam poder para julgar. Ele também vê os que foram fiéis a Deus e ao Evangelho, os quais reinarão com Cristo durante o Milênio. O texto diz que eles tornaram a viver, ou seja, receberam corpos glorificados, idênticos ao do Senhor Jesus.

A sede do Seu governo será Jerusalém, mas eu não sei precisar como os que foram ressuscitados em Cristo reinarão com Ele em Jerusalém. Assim como Satanás domina este mundo com os seus demônios, sem que ninguém os perceba, Cristo reinará com os Seus santos durante mil anos. Na próxima semana, falaremos mais sobre o arrebatamento, se Deus permitir. 

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação