Skip to content Skip to footer

Apocalipse 20:7-15 – Satanás é solto da prisão e o Trono Branco

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Apocalipse 20:7-15

1. Satanás é solto da prisão para enganar as nações. (20:7-10)

&   7 Depois que os mil anos terminarem, Satanás será solto da sua prisão 8 e sairá para enganar [seduzir, desviar do caminho reto] os povos de todas as nações do mundo, isto é, Gogue e Magogue. Satanás os juntará para a batalha, e eles serão tantos como os grãos de areia da praia do mar. 9 Eles se espalharam pelo mundo e cercaram o acampamento do povo de Deus [acampamento dos santos, lugar imaculado, sem faltas, puro] e a cidade que ele ama, mas um fogo desceu do céu e os destruiu. 10 Aí o Diabo, que os havia enganado, foi jogado no lago de fogo e enxofre [no inferno eterno], onde o monstro e o falso profeta já haviam sido lançados. E lá eles serão atormentados [torturados, afligidos] para todo o sempre [eternamente], de dia e de noite. (Ap.20:1-10 NTLH)

Como na semana passada nós não conseguimos avançar nestes versos, eu penso que vale a pena relembrarmos:

Aqui realmente está uma coisa estranha. Depois de mil anos de governo perfeito e de grande prosperidade mundial, quem pensaria ouvir falar de Satanás novamente? Porém, o “Pai da Mentira” (cf. Jo.8:44) os engana e todos passam a ser regidos por ele de novo!

O que isso prova? Demonstra que o homem é totalmente depravado, corrupto ou pervertido! Ele não se preocupa com a sua vida espiritual e moral diante do Criador. O ser humano não se inclina para as coisas do Espírito de Deus, pois está afastado do Todo-Poderoso, devido aos seus pecados, orgulho e escolhas egoístas.

A única razão pela qual o mundo segue o Senhor durante os mil anos é porque Satanás está preso e as pessoas percebem que o reino de Cristo é bom. Entretanto, quando Satanás for solto, enganará a humanidade e a levará a pensar que ele pode fazer muito mais do que Cristo tem feito, e então, todos passarão a segui-lo!

Acreditemos nessa verdade: um bom ambiente ou uma boa sociedade não consegue mudar os corações doentios e maus dos homens. O único meio pelo qual seus corações podem ser mudados é uma mudança feita por Deus, e Ele faz isso quando a pessoa crê no Evangelho de Cristo.

O número daqueles que vão à batalha é além da nossa imaginação. Durante o reino de mil anos de Cristo haverá uma grande expansão populacional sobre a Terra. Não haverá doentes ou doenças como nós conhecemos agora; então, aqueles que são nascidos viverão e crescerão para terem seus próprios filhos. Não haverá obstáculos econômicos, porque a terra produzirá frutos em abundância. Portanto, no final desse período, existirão bilhões de pessoas no Planeta.

Não é uma coisa estranha que Satanás possa fazer com que as pessoas desejem lutar contra o Senhor novamente? Eu gostaria de conhecer o argumento que o Diabo usará para que a humanidade se rebele contra o Rei dos Reis e Senhor dos senhores! Ele lançará um argumento muito forte, ou então, não lutariam!

Que visão terrível! A “Terra” inteira ao redor de Jerusalém, e esta, cercada com as tropas de Satanás, procurando destruir o Senhor Jesus e o Seu povo. Então, “um fogo desceu do céu e os destruiu”. Deus não permite que Satanás e seu grande exército atirem, sequer, o primeiro tiro nessa batalha. Antes que eles possam fazer guerra contra o Senhor, o fogo dos céus os destruirá.

Imaginemos a cena: um exército tão grande e incontável literalmente queimado vivo, na medida em que o fogo cai dos céus. Tudo sobre a Terra é destruído e não haverá qualquer obra humana que não será queimada!

Então a carreira de Satanás está terminada! Aquele que enganou multidões e as levou a segui-lo em vez de seguirem o Senhor, acabou! Ele será jogado no “lago de fogo ardente” e nunca mais será solto, mas irá sofrer os tormentos do inferno para todo o sempre.

Certamente, aqueles que têm o poder do Espírito Santo e a luz da Palavra de Deus em seus corações são capazes de ver a tolice de terem Satanás como um líder. Quem quer estar do lado do perdedor? Somente aqueles que se arriscam demais!

Saiba que não é uma vida mortal que está em perigo, mas a alma imortal. Ninguém sabe por quanto tempo estará vivo neste mundo, pois Deus pode chamar a vida de um homem a qualquer tempo que Ele escolha. Quão tolo é arriscar outro dia sem Cristo!

Que nós guardemos as palavras de Jesus em nossos corações:

& Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. (Mt.10:28 NTLH)

2. O julgamento do Trono Branco. (20:11-15)

& 11 Então vi um grande trono branco e aquele que está sentado nele. A terra e o céu fugiram da sua presença e não foram vistos mais. 12 Vi também os mortos, tanto os importantes como os humildes, que estavam de pé diante do trono. Foram abertos livros, e também foi aberto outro livro, o Livro da Vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que cada um havia feito, conforme estava escrito nos livros. 13 Aí o mar entregou os mortos que estavam nele. A morte e o mundo dos mortos também entregaram os que eles tinham em seu poder. E todos foram julgados de acordo com o que cada um tinha feito. 14 Então a morte e o mundo dos mortos foram jogados no lago de fogo. Esse lago de fogo é a segunda morte. 15 Quem não tinha o seu nome escrito no Livro da Vida foi jogado no lago de fogo. (Ap.20:11-15 NTLH)

Verso 11

O tempo deste julgamento é no final dos mil anos do Reino de Jesus Cristo e Ele mesmo será o Grande Juiz. Ele é O que estava assentado no grande Trono Branco. Jesus veio ao mundo para salvar pecadores do poder de Satanás, os apóstolos pregaram sobre Ele, a Sua Igreja foi comissionada a pregar o Seu evangelho, para salvar a todos os que Nele cressem.

Entretanto, como Jesus é visto agora? Ele não é mais Salvador, mas o Juiz de toda a Terra. Que cena terrível é essa! Todos os ímpios têm que encará-Lo! O inevitável e terrível dia chegou. Todos eles receberão a sua sentença. Frente ao Juiz, eles serão culpados, sem defesa, sem advogado, somente esperando o terrível veredicto. Que lugar horrível para se estar!

Verso 12

Todos aqueles que morrem sem Cristo têm que comparecer a este horrível julgamento, mesmo aqueles cujos corpos que acabaram de ser queimados quando a chuva de fogo de Deus caiu dos céus sobre eles. Ninguém pode escapar deste julgamento. Riqueza, poder político, alta posição social, nada pode resgatar o pecador do trono do julgamento.

Deus mantém os livros e não há engano neles. O registro está lá! Cada obra má que cada pecador perdido tem cometido está escrito nos livros. Eles não podem negar o registro, nem podem se desculpar por não saberem, porque a lei de Deus que está escrita nos seus corações, está para enfrentá-los.

A Bíblia, a Palavra inspirada e escrita de Deus, estará lá para condená-los. O Livro da Vida, com todos os nomes dos redimidos é aberto, e os rebeldes veem que seus nomes não estão lá! Os ímpios incrédulos não são julgados injustamente, mas a partir do verdadeiro e exato registro de suas obras, feitas enquanto estavam em seus corpos.

Não existirão acusações inventadas ou falsas, pois tudo o que está escrito nos livros são as coisas más que fizeram. Eles não podem negá-las, pois são julgados de acordo com suas obras. Nada pode ser mais justo do que isso. É melhor que o pecador perdido pare e pense, porque em cada minuto dos seus dias suas obras estão sendo escritas no seu próprio livro e todas aquelas coisas serão lidas contra ele um dia.

Verso 13

Os corpos dos ímpios serão ressurretos e reunidos com as almas perdidas. As palavras usadas aqui “o mar, a morte e o inferno” mostram a inteireza dessa ressurreição. Todos serão ressuscitados e levados a julgamento, isto é, os que foram sepultados nas profundezas do mar desde o tempo do dilúvio, ou sob as montanhas da Terra, comparecem no julgamento para receber a condenação final.

Verso 14

A segunda morte é a separação eterna de Deus nas profundezas do lago de fogo. Apesar de todos os perdidos estarem no lago de fogo.

Verso 15

Todos os que viveram em rebelião e desobediência à Verdade de Deus, os que rejeitaram Cristo quando foi pregado a eles, os que fizeram os seus próprios caminhos, os que se preocuparam com as coisas terrenas e não deram atenção às coisas da eternas, não terão seus nomes escritos no Livro da Vida. Eles preferiram a mentira, em vez da Verdade, e agora, serão lançados no inferno por suas próprias faltas, e só poderão culpar a si próprios.

Deus não tem obrigação de salvar ninguém. A salvação é uma ação da Sua graça. Ele não deve a ninguém a salvação. Qualquer pessoa que aceita e vive no caminho de Deus pode será salva eternamente. A diferença entre ir aos Céus ou ao inferno depende daquele que decide confiar ou não em Cristo como Seu Salvador!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação