Skip to content Skip to footer

O Evangelho de Deus pode causar sofrimentos – Parte 2: Uma vida unida com Cristo pode causar sofrimentos injustos

 FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Marcos 1:14,15

Texto Bíblico:

&  14 Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galiléia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. 15 Ele dizia: – Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.  (Mc.1:14,15 NTLH)

Na semana passada, eu iniciei a nossa meditação com uma pergunta: “Por que João foi preso?” Por anunciar o Reino do Messias e a imoralidade, tanto dos governantes como dos líderes religiosos judeus da sua época. A mensagem que Deus colocou em seu coração, trouxe a ele problemas e adversidades, as quais culminariam na sua execução por Herodes.

Era a vontade de Deus que esse homem fiel ao Senhor sofresse esse tipo de morte? Um homem que anunciou fielmente a mensagem do Eterno e preparou o caminho do Messias (Cristo), merecia ter uma morte tão trágica, após ter sofrido injustamente na prisão? Não há como negar que tudo o que lhe ocorreu estava dentro dos planos do Altíssimo.

Ao longo dos anos, eu tenho aprendido que nada acontece por acaso na vida daquele que anda em comunhão com Deus, por meio do Seu Evangelho. Se nós pudéssemos apagar todos os erros que cometemos no passado, estaríamos apagando toda a experiência e a sabedoria que alcançamos nos dias atuais, as quais podem fazer com que ajudemos várias pessoas a não cometerem as mesmas coisas que cometemos!

Outra coisa que aprendi na vida é que não podemos ir contra a soberania de Deus, pois Ele sempre sabe o que está fazendo, e o que faz é sempre o melhor. Por mais que eu pregue a verdade que Jesus cura os doentes, nem todos serão curados! Por mais que eu fale que o Eterno pode solucionar os nossos problemas, nem sempre escaparemos dos “vales escuros da sombra da morte”!

Várias pessoas em nossa reunião estão sofrendo vários tipos de problemas em diferentes áreas de suas vidas. Então, onde está Deus? Onde Ele está para acabar com todo o seu sofrimento? Eu gostaria que lêssemos um texto bíblico de Pedro, que está registrado na carta do apóstolo em 1 Pedro 2:19-25:

& 19 Se vocês suportarem [aguentar com paciência] sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, ele abençoará vocês por causa disso. 20 Pois, se vocês fazem o mal e são castigados, qual é o merecimento de suportarem com paciência o castigo? Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem [a vontade de Deus, o que é útil para Ele e ao próximo] e suportam esse sofrimento com paciência, Deus os abençoará por causa disso, 21 pois foi para isso que ele os chamou. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos. 22 Ele não cometeu nenhum pecado, e nunca disse uma só mentira. 23 Quando foi insultado, não respondeu com insultos. Quando sofreu, não ameaçou, mas pôs a sua esperança em Deus, o justo Juiz. 24 O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados. 25 Vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho, mas agora foram trazidos de volta para seguir o Pastor, que cuida da vida espiritual de vocês. (1 Pe.2:19-25 NTLH)

Em termos simples, o que nós podemos aprender após termos lido esse texto das Escrituras Sagradas?

1. Que nós creiamos na bênção Divina quando suportamos sofrimentos injustos com paciência. (v.19)

& 19 Se vocês suportarem [aguentar com paciência] sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, ele abençoará vocês por causa disso. (NTLH)

O que significa a expressão “sabendo que esta é a vontade de Deus”? Não é propriamente o sofrimento, mas a paciência com a qual o suportamos. Então, Ele nos abençoará por causa da nossa atitude em meio às injustiças. Todo sofrimento ocorre na vida do filho de Deus somente com a Sua permissão, de acordo com a Sua soberania.

Sobre a paciência, o apóstolo Paulo nos diz o seguinte:

&
3 E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, 4  a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. (Rm.5:3,4 NTLH)

Por que a paciência traz a aprovação Divina? O sentido é que nós podemos nos alegrar quando nos encontrarmos dentro de problemas e lutas, porque temos a convicção de que tudo isso é para o nosso próprio bem, pois nos ajuda a aprender a sermos mais e mais pacientes, uma qualidade na vida daqueles que não se desviam da sua lealdade aos propósitos de Deus e que continuam com fervor, mesmo diante das adversidades. Eles demonstram coragem, estabilidade e firmeza espiritual.

Além do mais, essa paciência tem por finalidade desenvolver em nós a força de caráter e que nos ajuda a confiarmos em Deus, a fim de que a nossa fidelidade e esperança na “eterna salvação” se tornem cada vez mais fortes e sólidas.

2. Nós somos abençoados em meio às injustiças quando as sofremos por termos feito o bem. (v.20)

& 20 Pois, se vocês fazem o mal e são castigados, qual é o merecimento de suportarem com paciência o castigo? Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem [a vontade de Deus, o que é útil para Ele e ao próximo] e suportam esse sofrimento com paciência, Deus os abençoará por causa disso. (NTLH)

O sentido da expressão “por terem feito o bem” é por termos feito a vontade de Deus e, dessa forma, “fomos espiritual e moralmente úteis” tanto para Deus como para o próximo. João Batista foi útil tanto a Deus como ao seu povo na sua época, denunciando a imoralidade e a corrupção dos líderes religiosos. O seu sofrimento abriu os olhos das pessoas honestas à Verdade Divina, a fim de tomarem uma posição responsável e firme em relação a ela. Portanto, por causa da sua atitude, ele “encontrou merecimento” de Deus para viver eternamente com Ele!

O mesmo não se pode dizer daquele que pratica o que é mal, ou seja, que não é espiritual e moralmente útil a Deus e aos homens. O castigo que essa pessoa sofre é uma punição, a vergonha, a perda da dignidade e não alcança o merecimento de ser abençoada por Deus.

3. Que nós tenhamos Jesus como o nosso exemplo. (v.21,22)

& 21 pois foi para isso que ele os chamou. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos. 22 Ele não cometeu nenhum pecado, e nunca disse uma só mentira. (NTLH)

Jesus suportou o sofrimento injusto com paciência e nos deixou o exemplo de que essa atitude é a vontade de Deus para todos nós. Jesus não fez “correntes, campanhas e novenas”, para escapar das Suas dores. Ele conhecia a vontade Deus e confiava Nele; então, quem não confia em Deus, não quer crescer tanto espiritual como moralmente falando, será impaciente e procurará todos os meios místicos para escapar de seus sofrimentos.

O verso 22 revela o caráter que Jesus demonstrou durante toda a Sua vida na Terra: Ele não pecou contra a vontade Deus e não mentiu aos homens. Pelo contrário, Ele fez o “bem” para Deus, para os homens, e sofreu intensamente por isso.

4. Que nós lutemos contra o nosso orgulho e egoísmo, a fim de vivermos uma vida correta. (v.24)

& 24 O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados.

Jesus levou até o Pai uma pesada carga, a dos nossos erros e pecados. O que não podíamos fazer, Ele fez! Jesus nos dá acesso ao perdão Divino, a fim de que, a partir da Sua morte e ressurreição, todos nós possamos experimentar uma nova vida de relacionamento alinhado e honesto com Deus, o Pai.

Por meio das Suas feridas e oferta a Deus, nós podemos experimentar o Seu poder restaurador, a fim de que tenhamos uma vida aceitável e agradável a Deus. No entanto, uma vida de comunhão com Cristo e de crescimento Nele é indispensável para que sigamos o Seu exemplo de vida e, então, merecermos as bênçãos Divinas neste mundo, e no futuro, a vida eterna ao lado do Pai.

Por que nós devemos morrer para o pecado e vivermos uma vida correta? Porque é dessa forma que agradamos o Pai e não prejudicamos o nosso próximo! Infelizmente, muitos não pensam em agradar a Deus e só querem tirar vantagens do seu semelhante. Portanto, que essas pessoas não pensem merecer toda a generosidade Divina, tanto para esta vida como para a eternidade.

5. Que nós sempre nos lembremos de quem éramos e do que somos agora, em Cristo. (v.25)

& 25 Vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho, mas agora foram trazidos de volta para seguir o
Pastor
, que cuida da vida espiritual de vocês. (NTLH)

Antes de sermos visitados por Deus e sermos conduzidos a Cristo, nós vivíamos desgarrados dos princípios e valores da Verdade Divina. Nós andávamos longe de Deus, e isso não quer dizer que não acreditávamos Nele, mas não tínhamos e não nos preocupávamos em conhecer sobre os Seus planos, para as nossas vidas neste mundo. Não tínhamos interesse por um relacionamento mais profundo com Deus e isso não nos impedia de sermos até religiosos.

Então, “fomos conduzidos” por Deus, a Cristo, a fim de segui-Lo. Nós não procuramos Jesus, mas foi Deus quem nos levou a conhecê-Lo, mas qual a razão desse propósito? Para segui-Lo como pessoas que, verdadeiramente, se voltaram e se alinharam por meio Dele com Deus.

Seguir não é andar junto, mas fazer as mesmas coisas que Ele fez e pede para fazer, pois Jesus se tornou o Senhor de nossas vidas. A maior preocupação de Jesus é cuidar de nossas vidas espirituais, do nosso relacionamento correto com Deus que reside em nossas almas.

Com certeza, Ele nos livrará de muitos infortúnios, mas de outros não e, portanto, teremos que enfrentá-los com uma atitude de paciência, fidelidade e obediência a Deus, a fim de que Ele vá aperfeiçoando o nosso caráter cristão, ou seja, para que nos pareçamos com Cristo em toda a nossa maneira de agir. Isso não é fácil, mas é isso o que Deus faz e nos ajudará sempre, caso estejamos dispostos a confiar Nele.

Então, Deus usará inúmeras situações, isto é, as favoráveis e as desfavoráveis, as alegres e as tristes, as que nos dão prazer e as adversidades, para que, em todas elas, manifestemos a Sua presença e o Seu trabalho em nós. Leia toda a Bíblia e verá se eu estou mentindo! Você verá que os homens abençoados por Deus souberam enfrentar todas as situações, confiando na providência e no cuidado de Deus, e nunca alimentaram suas mentes com ideias fantasiosas e positivistas, mas se preocuparam em permanecer na presença do Pai, confiando Nele, nos Seus propósitos e com um espírito de fidelidade e obediência. A minha esperança é que nós façamos o mesmo! Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação