FAÇA DOWNLOAD:
Gênesis 19:16,17,26
Depois da destruição de Sodoma e Gomorra, a mulher de Ló desobedeceu a Deus, olhou para trás e se transformou em uma estátua de sal.
Essa história ilustra a ação de Deus em nos tirar do mundo, o qual será destruído por causa do pecado. Além do mais, nos ensina que devemos ser perseverantes e obedientes a Deus, a fim de alcançarmos a eterna salvação.
Texto Bíblico:
& 16 E, como ele estava demorando, os anjos pegaram pela mão Ló, a sua mulher e as suas filhas e os levaram para fora da cidade, pois o SENHOR teve compaixão de Ló. 17 “Então um dos anjos disse a Ló: – Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrer.” 26 E aconteceu que a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal. (Gn.19:16,17,26 NTLH)
O exemplo da mulher de Ló ilustra a vida de muitos que estão na Igreja do Senhor, porém, cujos corações não estão em Deus. Seus lábios cantam canções de louvor, fazem orações, leem porções da Bíblia, mas essas pessoas vivem distantes da presença de Deus em seus corações, pois não têm prazer Nele!
Jesus, citando uma passagem do livro de Isaías, disse:
& Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. (Mt.15:8 NTLH)
O sentido é que muitas pessoas estão bem próximas de Deus apenas com as suas bocas ou palavras, mas a essência de seu ser está muito longe Dele. Elas não têm prazer em Deus nem nos Seus planos.
Esse era o caso da mulher de Ló. Ela tinha sua crença em Deus, mas depois de tantos anos vivendo entre os habitantes de Sodoma e Gomorra, permitiu que seu coração se afastasse da presença do Eterno. Ao sair da cidade, ela olhou para trás e se transformou em uma estátua de sal.
Segundo Jesus, a mulher de Ló deixou de ser um instrumento Divino para trazer sabor à humanidade e se tornou insípida, e por isso, foi rejeitada pelo Senhor. Jesus disse aos Seus discípulos:
& Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. (Mt.5:13 NTLH)
Repare que Jesus diz sobre o perigo de deixar de ser sal. Então, é possível que uma pessoa seja nominalmente cristã, quando deixa de lado o seu compromisso com Cristo e com o Reino de Deus.
1. Aprenda a ter prazer na nova vida que Deus lhe dá em Cristo. Não olhe para trás!
Paulo diz:
& Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. (2 Co.5:17 NTLH)
2. Lute contra o espírito de rebeldia e seja obediente a Deus, a fim de não ser dominado pelos desejos antigos.
& Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes. (2 Pe.1:14 NTLH)
3. Resista ao espírito de teimosia e se mantenha firme no caminho do Senhor.
O livro de Hebreus nos ensina o seguinte:
& É isso o que as Escrituras Sagradas dizem: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos (resistentes, endurecidos de coração) como foram os seus antepassados quando se revoltaram contra ele.” (Hb.3:15 NTLH)
Olhar para trás é uma maneira de demonstrarmos um espírito de revolta contra as ações de Deus e, portanto, é uma atitude pecaminosa, a qual é proveniente de um coração indiferente e endurecido.
Jesu
s disse:
& Jesus respondeu: – Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus. (Lc.9:62 NTLH)
Por meio de Cristo, Deus está nos tirando deste mundo e nos conduzindo para a eternidade. Entretanto, nós precisamos ser perseverantes e confiarmos que a Sua presença eterna é a maior promessa e a grande bênção que esperamos.
Portanto, lutemos para não desviarmos o nosso olhar de Cristo, pois é por meio Dele que a nossa fé tem o seu início e é em Cristo que ela é aperfeiçoada.
& Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus. (Hb.12:2 NTLH)
Conclusão:
- Que nós conservemos nossos olhos fixos em Cristo em toda situação.
- Que nós aceitemos todo o trabalho Divino, para aperfeiçoar a nossa fé em Cristo.
- Que nós não desistamos da fé em Cristo, diante dos sofrimentos e humilhações que enfrentamos.
- Que nós valorizemos a grande alegria de estarmos com Cristo na eternidade.
Que Deus nos abençoe!