FAÇA DOWNLOAD:
2 Coríntios 4.7-16
Texto Bíblico:
& 7 Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós. 8 Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. 9 Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos. 10 Levamos sempre no nosso corpo mortal a morte de Jesus para que também a vida dele seja vista no nosso corpo. 11 Durante a vida inteira estamos sempre em perigo de morte por causa de Jesus, para que a vida dele seja vista neste nosso corpo mortal. 12 De modo que a morte está agindo em nós, e a vida está agindo em vocês. 13 As Escrituras Sagradas dizem: “Eu cri e por isso falei.” Pois assim nós, que temos a mesma fé em Deus, também falamos porque cremos. 14 Pois sabemos que Deus, que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos ressuscitará com ele e nos levará, junto com vocês, até a presença dele. 15 Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus alcance um número cada vez maior de pessoas, e estas façam mais orações de agradecimento, para a glória de Deus. 16 Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. (2 Co.4:7-16 NTLH)
Nestes versos, o apóstolo Paulo descreve a vida cristã de uma forma muito realista, e como é diferente da que é apresentada por muitos pregadores em nossos dias! A vida cristã é uma batalha constante e cheia de sofrimentos, porém, essas experiências nos transformam para termos o caráter de Cristo Jesus. Paulo, o apóstolo, nos ensina o seguinte:
& 28 Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. 29 Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. (Rm.8:28,29 NTLH)
1. Considere a si mesmo como um vaso de barro e o Evangelho como um tesouro em sua mente. (v.7)
& 7 Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós. (NTLH)
Por que Paulo diz que somos como um vaso de barro? Simplesmente, para que nós não roubemos a glória ou o esplendor que pertence somente a Deus.
O verbo “ter”, usado pelo apóstolo Paulo, tem o sentido de alguém que mantém algo firmemente na mente, a fim de utilizá-lo em situações específicas. Então, “nós, ainda que frágeis, mantemos firmemente em nossas mentes o Evangelho de Cristo (Seus ensinamentos espirituais), porque nas situações adversas saberemos que somos ajudados por Deus e não pelas nossas próprias forças.” Teremos toda a ajuda espiritual ou sobrenatural da parte do Pai.
É muito importante entendermos que somos vasos de barro, pois, dessa maneira, as pessoas aprenderão conosco que o Senhor é a nossa força e, assim, o Eterno receberá toda a exaltação. As pessoas verão que somos fracos, mas Aquele que vive em nós é poderoso e nos ajuda em todas as situações.
2. Cuidado com a ilusão de que o Cristianismo é uma vida sem sofrimentos. (8-16)
& 8 Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. 9 Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos. 10 Levamos sempre no nosso corpo mortal a morte de Jesus para que também a vida dele seja vista no nosso corpo. 11 Durante a vida inteira estamos sempre em perigo de morte por causa de Jesus, para que a vida dele seja vista neste nosso corpo mortal. 12 De modo que a
morte está agindo em nós, e a vida está agindo em vocês. 13 As Escrituras Sagradas dizem: “Eu cri e por isso falei.” Pois assim nós, que temos a mesma fé em Deus, também falamos porque cremos. 14 Pois sabemos que Deus, que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos ressuscitará com ele e nos levará, junto com vocês, até a presença dele. 15 Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus alcance um número cada vez maior de pessoas, e estas façam mais orações de agradecimento, para a glória de Deus. 16 Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. (NTLH)
A partir do verso 8, o apóstolo Paulo descreve como vivem aqueles que têm como alvo obedecer, glorificar e exaltar a Deus, por meio do comprometimento ao serviço cristão. Então, ele fala de aflições, dúvidas (espanto, insegurança), inimizades ou perseguições, e feridas.
O falso evangelho pregado hoje em dia diz que aquele que está em Cristo vence a tudo e a todos, mas eles não falam sobre a necessidade de vencer a si mesmo. Sim, vencer o “eu”, o orgulho, o egoísmo e as paixões e interesses pessoais.
Paulo, aconselhando o seu discípulo Timóteo, disse:
& Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos. (2 Tm.3:12 NTLH)
De uma maneira ou outra, espiritual, psicológica ou fisicamente falando, todos os que se unem a Cristo sofrem! Talvez você me pergunte: “Walter, se ao seguir a Cristo, eu tenho que enfrentar aflições, dúvidas, perseguições e feridas, então, qual é a vantagem de me unir a Ele? Que diferença há entre viver com Cristo e sem Ele, se cada pessoa que eu conheço neste mundo passa por essas situações!”
Se há vantagens? De momento, eu compartilho duas vantagens:
- A vantagem das bênçãos eternas.
- A vantagem de ter toda a Sua ajuda sobrenatural ainda neste mundo.
Sobre as bênçãos eternas, Paulo escreve o seguinte:
& 17 Nós somos seus filhos, e por isso receberemos as bênçãos que ele guarda para o seu povo, e também receberemos com Cristo aquilo que Deus tem guardado para ele. Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória. 18 Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro. (Rm.8:17,18 NTLH)
Como será maravilhoso viver em um lugar onde não haverá mais choro, tristezas nem a morte! Essa é a grande esperança cristã: viver com Cristo na eternidade!
Sobre o propósito e a ajuda Divina nas nossas adversidades, Paulo nos diz:
& 3 Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda! 4 Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. (2 Co.1:3,4 NTLH)
Repare que o sofrimento cristão tem propósitos:
- Ele nos fortalece na fé, pois vemos o poder de Deus agindo a nosso favor.
- Através das nossas vidas, Ele nos capacita a ajudarmos outras pessoas que estão sofrendo também.
O verdadeiro Cristianismo se desenvolve pelo princípio de amar a Deus e ao próximo, segundo as palavras do apóstolo Paulo. Portanto, o cristão autêntico não vive sem um sentido de vida, mas ele é útil a Deus e uma bênção ao seu semelhante, pois ele o ajuda com o mesmo auxílio que tem recebido do Eterno.
A seguir, Paulo descreve o trabalho de Deus na vida daqueles que creem em Jesus Cristo.
3. Em Cristo, você nunca estará livre da aflição, mas nunca será derrotado. (v.8ª)
& 8ª Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. (NTLH)
O sentido das palavras de Paulo é que muitas vezes nos sentimos “prensados”, mas nunca seremos absorvidos pela angústia ou l
imitados no nosso espírito.
4. Em Cristo, você enfrentará dúvidas, mas nunca ficará desesperado. (v.8b)
& 8b Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. (NTLH)
O sentido das palavras de Paulo é que muitas vezes nós nos sentimos como uma pessoa “sem recursos, sem saber que caminho tomar”, mas Cristo, em nós, nos enche de esperança acerca dos recursos Divinos. Portanto, Deus nunca nos deixará sem a Sua orientação nas adversidades.
5. Em Cristo, você terá que enfrentar inimizades, mas nunca lhe faltará um amigo. (v.9ª)
& 9ª Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. (NTLH)
O sentido é que muitas vezes poderemos sofrer hostilidades, incômodos, maus tratos e perseguições por causa da nossa obediência ao Evangelho de Cristo, mas nunca ficaremos abandonados, pois Deus sempre levantará no nosso caminho alguém (um amigo) que nos ajudará.
6. Em Cristo, às vezes, você será intensamente humilhado, mas nunca destruído. (9b)
& 9b Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos. (NTLH)
O sentido é que, às vezes, seremos “lançados ao chão” como pessoas imprestáveis, destruídas e sem utilidade alguma, mas nunca estaremos arruinados, destruídos e sem utilidade para Deus e ao próximo.
Que mais vantagens nós poderíamos ter em nossa união com Cristo? Apesar de muitas lutas, em nossa união com Cristo, nós enfrentaremos as diferentes situações com a esperança de um dia sermos ressuscitados, assim como Ele foi, e viveremos juntamente com o nosso Senhor na presença de Deus.
7. Seja corajoso, pois o Senhor, em meio às lutas, o renova interiormente a cada dia para a Sua alegria! (v.16)
& 16 Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. (NTLH)
Eu prefiro lhe falar a verdade em vez de lhe dar um ânimo falso. O cristão sofre? Sim, ele sofre. Porém, que nós aceitemos a soberania de Deus e toda a Sua ajuda, pois Ele usa cada situação para nos fortalecer e servirmos de exemplos a muitas pessoas que estão desanimadas tanto na vida como na fé.
Muitos estão abandonando o caminho do Senhor porque acreditaram em ideias falsas, as quais prometiam a eles que o caminho com Cristo era de intensa tranquilidade. Aceite o fato de que o Cristianismo é odiado por este mundo, mas aquele que vence esse ódio respondendo com amor, sempre será amado por Deus!
Que nós amemos a Deus por meio de Cristo em qualquer situação, seja na alegria ou na tristeza, na riqueza ou na pobreza, na saúde ou na enfermidade, pois nada se compara ao que Dele iremos receber depois desta vida! Que Deus nos abençoe!