Skip to content Skip to footer

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Salmos 107:32-35

Texto Base:

32 “Anunciem a sua grandeza quando o povo se reunir; louvem a Deus na assembleia dos líderes.” 33 Deus fez com que os rios se tornassem deserto e as fontes de água secassem completamente. 34 Ele fez com que a terra boa virasse um deserto salgado por causa da maldade dos que moravam nela. 35 Ele fez com que o deserto se transformasse em lagos e a terra seca virasse fontes de água. (Sl.107:32-35 NTLH)

Estes versos bíblicos foram compostos por Davi, nos quais ele pede para que todos deem graças a Deus, tanto pela Sua grandeza quanto pelo Seu cuidado para com aqueles que estão em momentos de aflição e angústia. Davi descreve quatro situações em que Deus demonstra o Seu cuidado:

  • Pelos viajantes perdidos (vs.4-9)
  • Pelos cativos (vs.10-16)
  • Pelos doentes (vs.17-22)
  • E pelos navegantes (vs.23-32)

Aqueles que não estão em períodos de sofrimento podem não reconhecer e exaltar a grandeza de Deus, mas os que, através Dele, amadureceram em tempos difíceis, O reconhecem e demonstram grande gratidão a Ele. Aqueles que O experimentaram em momentos de angústia, têm uma visão muito mais profunda de Sua bondade e O exaltam de coração.

Eu não pretendo comentar todo este Salmo, mas vou usar os versos 32 ao 35 como base para desenvolvermos e crescermos no SENHOR.

1. Entenda o que significa “a grandeza de Deus”.

Deus deve ser engrandecido, tanto nas reuniões do Seu povo como nas de liderança:

32 “Anunciem a sua grandeza [como Ele é em toda a Sua glória, esplendor, soberania e poder] quando o povo se reunir; louvem a Deus na assembleia dos líderes.”

Muitos cristãos, em suas orações e nas composições de seus cânticos, tentam melhorar a imagem de Deus, tornando-O um “Ser bonzinho”, mais belo ou bonito, e até romantizado. Apresentando-O desse modo, o ser humano não fica impactado diante Dele, pois o homem O veja como que por um microscópio para que, através dele, O veja grande. Isso não é glorificar a Deus!

Deus é “Grande” e deve ser visto como “Grande”, “Gigantesco” e “Infinitamente Grande”! Suponhamos que estamos caminhando com amigos por uma trilha no campo e ao longe avistamos montanhas altas e belas. Dizemos uns aos outros: “Olhem! Vejam aquelas montanhas lá ao longe! Não são bonitas? Elas são tão chamativas e estamos a caminho delas!” Porém, quando se chega ao sopé (à base) das mesmas, o impacto pode ser negativo, devido ao colossal tamanho que elas têm. Então, dizemos: “Vamos encará-las ou não?

Deus deve sempre ser apresentado como Ele é e sem embelezamentos ou melhorias humanas. Nós não temos a liberdade de diminuí-Lo ou romantizá-Lo, a fim de que Se torne atraente aos anseios da felicidade humana. Logo de início da caminhada com Cristo, Deus deve ser apresentado pelo macro e não pelo micro – Ele é Grande e deve ser visto como Grande, desde o início de uma vida de comunhão com Ele!

Quando Moisés se apresentou a Faraó como o representante de Deus, ele não assumiu uma postura tímida ou amedrontada; ele apresentou o Deus Todo-Poderoso de Israel como o “SENHOR” (Eterno, Que Existe, Que É ou Que Está, o Dono de tudo o que pode ser visto). (Êx.5:1) Nós sabemos que o Faraó procurou resistir e passou a maltratar os israelitas, a ponto de Moisés demonstrar um certo desânimo. (Êx.5:2,22,23) Então, Deus lhe disse que Ele era o SENHOR e que iria “obrigar” o Faraó a libertar o povo de Israel. (Êx.6:1) Ele é Grande e tem o poder sobre qualquer pessoa em Suas mãos! (Pv.21:1)

Quando Elias foi falar com o rei Acabe, ele também transmitiu a mensagem de Deus com ousadia, coragem e honestidade. Elias se apresentou como “escravo” (servo) do SENHOR e anunciou a grande seca que se abateria sobre todo o reino do maldoso rei Acabe. (1 Re.18:1)

Quantos exemplos nós encontramos na Bíblia de homens e mulheres cheios de temor, que agiram à semelhança de Moisés e Elias? São muitos! Os homens de Deus sempre se apresentaram desse modo: como servos (ou escravos) do SENHOR, do Grande Deus, o Todo-Poderoso, e falaram toda a “Verdade divina”.

Contudo, como Faraó fez a Moisés, o mundo nos indagará do mesmo modo: “Quem é esse ‘tal’ SENHOR?”, ou seja, “Quem é esse Deus que acha que pode mudar os meus caminhos, minhas decisões e o modo como eu vivo?” O que fazemos? Começamos a contar “estórias” com o intuito de tentar provar que Deus existe e é Grande, tentando ser acadêmicos. Muitos usam métodos como os da PNL e positivismo, a fim de tentar convencer as pessoas acerca da veracidade divina. Essa prática só torna Deus muito pequeno!

2. Deus é Grande; portanto, que Ele sempre seja apresentado como é.

Diminuímos o tamanho de Deus para que Ele caiba dentro das mentes egoístas dos que nos indagam e esperamos um “golpe de sorte” para ver se o egoísmo dos nossos indagadores se esfacele aos poucos. Não é assim que devemos falar do nosso “Grande Deus”!

Devemos sempre apresentar o nosso Deus como Ele é e não no tamanho que caiba em um cérebro com “poucos neurônios”, o de um pecador ou amante de si mesmo inveterado. Caso ele não atente à mensagem divina, então, o SENHOR fará o que for necessário para provar Quem Ele é, pelos Seus meios poderosos! Procure lembrar como Deus agiu contra o Faraó, o rei Acabe e à sua esposa Jezabel!

Nós precisamos parar de ser tão medrosos e denunciarmos o pecado sem medo de defini-lo em todas as suas práticas. Nós devemos mostrar as suas consequências àqueles que se alegram na prática do mesmo. Precisamos dizer e, sem medo, o que o Todo-Poderoso é capaz de fazer, tanto na vida daquele que se arrepende dos seus pecados como na de quem não os reconhece e não os confessa a Deus honestamente, por meio de Jesus Cristo! (1 Jo.1:5-10)

Paremos de dizer que o Evangelho deve ser pregado para nos tornar “boas pessoas”, pois a mensagem de Deus nos leva além dessa ideia: ela nos “transforma” em seres “nascidos de novo”, em “novas criaturas” em Cristo Jesus, a fim de vivermos com Deus e para os propósitos Dele! (2 Co.5:17) Quem é nascido em Cristo não tem mais como seu foco a felicidade na Terra, mas a vontade de Deus e vida eterna!

Há outra coisa que é muito comum: ouvimos com certa frequência que uma determinada pessoa é muito boa e o que lhe falta é Cristo. Então, em um belo dia, ela decide frequentar a Igreja, porque gostou da mensagem que lhe foi passada, e pronto, agora tudo está bem! Mas não, não é assim. O novo nascimento é uma transformação completa do ser, a fim de que ele viva para Deus e para os Seus propósitos. Isso é conversão verdadeira!

Infelizmente, o Evangelho pregado hoje em dia não tem ensinado as evidências de quem, de fato, está em Cristo. Muitas pessoas frequentam igrejas, mas suas ideias são totalmente contraditórias às de Jesus. Entretanto, quem é nascido de novo é um novo ser, com ideais de vida diferentes, a sua atenção está voltada para coisas diferentes, para valores diferentes e tudo o mais se tornou diferente na sua vida.

Portanto, há também o tipo de pessoa que creu em um Deus “minúsculo”, e alguns acreditam que essas pessoas precisam começar a sua caminhada com Cristo desse modo (sobre um conceito ‘quase’ verdadeiro), pois há a necessidade de sermos “prudentes e cuidadosos” e não magoá-las, pois, aos poucos, e frequentando as reuniões da igreja, elas obterão resultados gloriosos. Eu sei que Deus é capaz de tudo, mas quem constrói a sua vida sobre um alicerce fraco, logo verá a edificação da sua vida sofrer o colapso – ela se transformará em ruínas. (Mt.7:21,24-27)

3. Deus é Grande e, por isso, construa a sua vida sobre a grandeza.

Você não constrói um prédio de cinco andares diretamente sobre a terra ou sobre um alicerce fraco e inadequado. Você pode até acreditar que Deus é o SENHOR, isto é, o Dono de tudo, o Soberano, mas de que adianta essa crença se você não edifica a sua vida sobre os Seus ensinamentos grandiosos e gloriosos? Será rejeitado por Ele e não desfrutará das Suas bênçãos! Quem o chama de SENHOR, edifica a sua vida sobre Ele e não sobre suas imaginações!

4. Deus é Grande e ninguém é capaz de impedi-Lo em todos os Seus juízos.

Deus é tão poderoso que possui o poder de transformar o que era belo e cheio de vida em uma terra totalmente seca. Deus pode mudar totalmente o ambiente em que vivemos para pior, devido ao nosso orgulho, egoísmo e pecados! Por isso, Ele tanto pode levantar uma pessoa como também derrubá-la; torná-la cheia de vida ou totalmente estéril. (1 Sm.2:7)

Eu vou retirar os versos do nosso Salmo do seu contexto, a fim de salientar a soberania e o poder de Deus sobre a Sua criação, e dizer que o homem não está isento do Seu juízo. O salmista disse:

33 Deus fez com que os rios se tornassem deserto e as fontes de água secassem completamente. 34 Ele fez com que a terra boa virasse um deserto salgado por causa da maldade dos que moravam nela. (NTLH)

Esteja certo de que Deus tem o poder para realizar essas coisas, pois Ele é Grande, Poderoso e deve ser temido! (Jó 25:2) O que lemos nestes versos, em uma linguagem figurada, é o que pode acontecer dentro do homem e por que não, no ambiente em que vive (sobre a Terra), devido às suas maldades?

Você olha ao redor e vê pessoas esbanjando alegria e lamenta por não tê-la em seu interior! Quando olha para dentro de sua alma, percebe que ela não existe e que não há nada que o satisfaça ou que o deixe completo. Seus prazeres precisam ser avolumados, a fim de que encontre motivos para se alegrar, porém, logo percebe que essa falsa felicidade é efêmera (de curta duração), pois ela não sacia todo o seu ser!

No interior de uma pessoa afastada de Deus só há entulhos, que precisam ser retirados e lançados fora! A vida perde o sentido, a grandeza e, às vezes, até a dignidade. Só existe um grande vazio e uma terrível aridez.

O problema dessa pessoa é a falta do Evangelho de Cristo e ela precisa parar de lutar contra Aquele que é o SENHOR! Portanto, que nós não sejamos como Faraó ou o rei Acabe. Sejamos humildes e reconheçamos que precisamos estar mais próximos aos padrões espirituais e morais exigidos por Deus. (1 Pe.5:6)

Tiago diz:

8 Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! 9 Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza. 10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra. (Tg.4:8-10 NTLH)

Perceba como Deus está transformando o nosso mundo e as pessoas afastadas Dele em terras secas, áridas e sem valores espirituais e morais. Somente um cego não é capaz de ver tudo isso!

Além do mais, há pessoas que tomaram decisões em prol da sua tão desejada felicidade e, após as suas escolhas, passaram a andar em caminhos errados e, em um futuro não tão distante, verão suas vidas transformadas em desertos áridos; então, enfraquecidas na mente, elas se encontrarão novamente com a infelicidade ou com a tragédia. Tudo isso por causa de decisões baseadas no egoísmo, nos prazeres pessoais e pecados!

Caso se encontre nessa condição, Deus pode retirá-lo dessa situação arruinada; portanto, seja humilde e se sujeite a Ele! Coloque-se sob a Sua potente mão e se arrependa por ter andado tão distante Dele e aguarde a transformação! (Is.1:18,19; Sl.51:7)

5. Deus é Grande e o Seu poder transforma a vida de todo aquele que se sujeita a Ele.

O salmista diz:

35 Ele fez com que o deserto se transformasse em lagos e a terra seca virasse fontes de água. (NTLH)

Transformar um deserto em fontes de águas deixaria qualquer geólogo sem explicações, porque se trata de um milagre. E é o milagre que o transforma completamente. Não é um mero adicional, um “algo a mais e de bom” que a natureza recebe, mas um milagre!

Do mesmo modo, aquele que recebeu a “nova vida em Cristo”, por meio de um arrependimento sincero, deixa de “cabelo em pé” a família, os amigos e qualquer observador, seja ele pertencente à área da ciência ou não. Deus não fez somente algo de bom na sua vida, mas um milagre! É uma ação do Espírito de Cristo nessa vida!

A minha esperança é que neste tempo que Deus pré-determinou, reflitamos sobre o nosso comportamento e compromisso com Cristo. Que nós recuperemos a coragem dos nossos irmãos mais antigos na fé. Que não tenhamos vergonha e medo de anunciarmos a verdade de que Deus é Grande. Que seja o SENHOR anunciado como o Único e Grande Deus e que nossas vidas estejam arraigadas na Sua grandeza!

Que nós nunca nos esqueçamos do que disse Davi:

1 Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. 2 Todos os dias te darei graças e sempre te louvarei. 3 O SENHOR Deus é grande e merece receber altos louvores. Quem pode compreender a sua grandeza? (Sl.145:1-3 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação